Oi pessoal! Gostaria de tirar algumas duvidas, se puderem me avisar eu fico agradecido...
Transcrever a palavra "Ana", por exemplo, seria:
Base curta com a tehtar "A" nasalizada, certo? Mas nesse caso, como se pronuncia "Ãna", preciso colocar o tengwa de "N" ( númen ) ainda, né? No caso, ele não "comeria" o som do "n" na fonética. Ficando um númen com a tehtar de A sobre, é isso?
Mas a duvida mesmo é usando o exemplo da palavra "suponho", como que seria a transcrição? O "o" é nasalizado? Se for, ainda precisarei usar a tengwa nh na palavra? Obrigado a quem responder! Pois a minha duvida é quando eu nasalizo alguma palavra mas ainda não perde o som da consoante em questão.
@Kyoma, precisa nasalizar sim. O som /a/ é diferente de /ã/. A palavra "Ana" é /ã.na/ então transcreve-se:
`pC5#.
Para a palavra "suponho", seria /su.põ.
nhu/, então ficaria assim:
iJqpHgU. Caso fosse transcrito sem a nasalização ficaria como /su.pô.
nhu/, que tem som diferente e estaria errada.
Como o Tengwar é um
alfabeto fonético, você precisa ter cuidado de retratar todos os sons existentes, para que não haja erro algum na compreensão. Lembre-se de ler todo o MTP3-RC5 antes de começar a transcrever, sempre fazendo todas as atividades propostas e os exemplos que são dados durante o estudo.
Kyoma, suponho eu (rs) que em "suponho" o "O" não seja nasalizado, pelo menos não da forma com que eu falo. Eu uso então silme nuq.-u, parma-o, noldo-u...
Joaopbfmus, eu tava estudando aqui e cheguei a mesma conclusão, pois usei algumas palavras como exemplo, mas obrigado!
E aproveitando a deixa, a palavra "amo" é nasalizada? Pois eu realmente tenho uma dúvida quanto a nasalização...
Quando nasalizamos, o "m" ou "n" na hora da transcrição automaticamente some ou tem alguma exceção que ela fica e repetimos ela? Obrigado mais uma vez!
@Kyoma, alguns exemplos no MTP estão com falhas. No próprio tópico dele há alguns que foram sinalizados pelos membros com o passar do tempo.
Para a palavra "amo", que o som seria representado por /ã.mu/ (
`pCt& )você precisa nasalizar também, evitando que se leia /á.mu/.
Você precisa fazer uma espécie de divisão silábica da parte fonética para não errar quando "m" e "n" continuam ou não quando há nasalização. Por exemplo, na palavra "transporte", lida como /trãs.pór.
ti/, já não precisa do /n/, ficando:
16pE8qÙ63G.
Kyoma, então, apesar de o som nasal realmente confundir, não podemos esquecer que além do som nasal, o "m" ainda tem o som labial e o "n" o som na ponta da língua, no céu da boca. Caso contrário a gente falaria "ão" pra "amo"/"ano". Então sim, além de usar o "~" você deve sempre usar númen ou malta pra "m" e "n" nasalizados. "Ana", por exemplo, ficaria suporte curto-~-a, númen-a. Experimente escrever sem númen ou malta e ler em voz alta, você deve ouvir "ã-a". Hehe
Espero ter ajudado...
Era exatamente o que eu gostaria de saber, muito obrigado Joaopbfmus!
Espero ter ajudado.
Quaisquer outras dúvidas, podem postar aqui mesmo ou falar comigo por bate-papo, que tentarei ajudar no que eu puder.