• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

É o arco e flecha uma arma nobre???

Porém, acabou sendo bem útil essa colocação, pois a prática do kyudo está envolta na questão da honra, sendo ele o caminho do arco, assim como o bushido é o caminho do guerreiro, e ambos são valorizados pelos japoneses. =]

Matta ne!

obs: matta ne significa até mais.

Última edição:
Só pra lembrar da passagem sobre os pártios.
Eles foram o povo que derrotaram e mataram o general Crasso do primeiro triunvirato, o que fechou a luta entre Pompeu e Júlio césar.
Crasso cometeu o erro de levar apenas infantaria para combater cavaleiros-arqueiros, os pártios acabaram com os romanos invasores antes que eles pudessem dispor toda a coorte em formação "tartaruga".

Injusto? Quer dizer que no meio de uma batalha onde os Orcs estão exterminando os seus companheiros, cortando-lhes a cabeça e encravando com gosto suas espadas, você não iria usar o seu arco porque é injusto? :eh:

Acho que não, hein?

Exato, concordo. "Nobreza" não é o mesmo que "Justiça", ou "Honra". Uma arma nobre, é uma arma considerada nobre por uma ou mais determinadas raças/culturas ou estamentos sociais, conforme já foi exaustivamente argumentado nos posts anteriores. No entanto, se o arco é nobre para um, pode não ser para o outro, por isto a resposta para tal pergunta é variável conforme a mentalidade de cada qual...

Boa colocação Lobo Nobre, também creio que a resposta dependa do contexto, assim como mencionou, exaustivamente colocado neste tópico.

Espero enfim que todos tenham entendido a questão da contextualização, pois sem ela não poderíamos tratar nenhum fato, ou mesmo no caso, culturas materiais.

eu acho que o arco nas velhas eras era uma árma poderosa, pois através de uma flecha se ateavam fogo e se envenenavam outros.... os elfos na floresta as usavam como arma... na minha opinião era uma árma potente....naquela época. no segundo filme ( as duas torres) derrubaram vários orcs através das flechas.

É um consideração interessante, respeito sua opinião, e por mais singelo que tenha sido o embasamento é coerente, de fato o arco sempre foi efetivo quando bem manuseado. Fugindo a questão nobreza, mas explicitado. =]

Abraços.

Apenas vi esse topico agora, e dando a minha opiniao apenas á pergunta do primeiro post:

-sim acho que o arco e flecha é uma arma nobre e bastante bacana sim... Nao só por ser usada por personagens ilustres nas aventuras de tolkien, mas também pelo facto de ser uma arma usada para guerra antigamente(assim como espadas, lanças...) vindo apenas a ser substituídas pelas armas de fogo, que apesar de serem mais eficazes nas mortes, nao creio que sejam mais nobres...

-seguindo as aventuras de tolkien: se lhe perguntassem a quem os arcos estavam ligados, eu pelo menos recordava apenas de elfos, porque sempre os vi com arco na mao...
Os elfos sao uma familia nobre? sim sao...
Logo as armas que eles usam sao tambem nobres...

-o facto de os orcs tambem usarem arcos...
Bem sim é verdade, mas nao acho que isso torne menos nobre do que...

Isto apenas na minha opiniao claro...
*yams*

De fato, concordando ou não (tendo em vista os posts anteriores), parece que o pessoal está colocando embasamento nas suas "opiniões", e isso torna tudo mais interessante. =]

Abraços.

Bem, creio que este tópico já esteja ficando "batido", não diria que esgotado, mas não vejo mais nada que venha a questionar ou formular algo sobre o tópico em si.

Pois é pelos posts entende-se que em geral todos optaram em falar que Qualquer arma é nobre contanto que sejam usadas por gente nobre essa é a conclusão.

Antes disso, atenhamo-nos ao sentido da palavra nobreza no contexto em questão.
Nobreza como valor conferido nos confere a idéia de que dependendo do momento, e do povo em questão, temos o arco como nobre, ou não.

Sendo nobreza puramente um título, creio que nossa área de análise se tornaria mais restrita, porém teríamos casos onde o arco seria nobre, usado por nobres medievais, ou então o valor inverso, atendo-se a Grécia, por exemplo. No caso do Japão teríamos a figura do Primeiro Imperador representado com um arco em mãos.

Portanto, não seria o fato de "ser usado" por uma mão "nobre", mas sim, o que um povo, em determinado momento, considerou nobre.

Abraços.

Concordando com Lyvia
A exemplo de Legolas, o elfo é um arqueiro de classe, forte, elegante, além de ser muito bom na luta corpo a corpo.
Enfim, A arma expressa a natureza do dono

Arma nobre? desde qndo uma arma é nobre? armas são feitas para matar e num tem nada de nobre nisso o.o
Mas concerteza o arco e flecha é o mais elegante XD

Só pra lembrar da passagem sobre os pártios.
Eles foram o povo que derrotaram e mataram o general Crasso do primeiro triunvirato, o que fechou a luta entre Pompeu e Júlio césar.
Crasso cometeu o erro de levar apenas infantaria para combater cavaleiros-arqueiros, os pártios acabaram com os romanos invasores antes que eles pudessem dispor toda a coorte em formação "tartaruga".

Posteriormente derrotaram Marco Antônio e seus 70.000 legionários, dos quais só a metade e o própio Marco conseguiram escapar pela Armênia, e regressar a Roma. Trajanus e Septímius Severus fizeram conquistas temporárias na Pártia, mas tais foram perdidas por seus sucessores. Os partos só foram destruídos por Ardashir I, que criou o Império Sassânida... :think:

Eu acho q o arco e flecha é uma arma q não se pode ser deichada de lado más não é uma arma só para os nobres qualquer um pode usala.
más só os elfos e outros poucos individuos sabem usala com precisão,principalmente os arcos de antigamente.
Hoje os arcos tem nivelador etc...
antigamente para usalo ao 100% vc teria q dominalo completamente pq se não vc atiraria a flecha de modo incorreto ou a flecha não iria muito longe ou vc erraria o alvo.Eu sou leigo no asunto más eu acho q vc tem q ser muito bom para atirar uma flecha corretamente!

Acho que o arco e flecha é apenas utilizado muitas vezes porque é muito útil

E já agora n foi um orc que matou Baromir mas sim Uruk-Hais mais propriamente Lurtz

Lobo Nobre disse:
Posteriormente derrotaram Marco Antônio e seus 70.000 legionários, dos quais só a metade e o própio Marco conseguiram escapar pela Armênia, e regressar a Roma. Trajanus e Septímius Severus fizeram conquistas temporárias na Pártia, mas tais foram perdidas por seus sucessores. Os partos só foram destruídos por Ardashir I, que criou o Império Sassânida... :think:
Exato.:yep:

Ardashir derrotou seu rival Ardewan e tornou-se o Xainxá, o Xá dos Xás.

Exato.:yep:

Ardashir derrotou seu rival Ardewan e tornou-se o Xainxá, o Xá dos Xás.

Sim. Interessante também constatar que a estrutura dos exércitos sassânidas éra radicalmente diferentes dos exércitos partas, mesmo sendo povos tão semelhantes e habitantes da praticamente mesma região geográfica. Ardashir, quando éra vassalo dos Arsácidas, tinha tropas quase idênticas a dos partas...

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back