Os elfos me parecem tão ou mais egoístas que os humanos. Com sua reclusão na Terceira Era. O deixar de lado tudo que não os afetasse diretamente. Sem se preocupar com o mundo que fosse além de seus territórios.
Também tenho essa impressão a respeito de alguns elfos, mas eles tiveram a mesma atitude com os Homens que os Valar tiveram com eles. Ou seja, ensinaram e tentaram encontrar o melhor na raça que estavam tutorando. Mas ao se decepcionarem, passaram a cuidar mais de seus interesses e deixaram seus tutorados por sua conta própria... O quê aconteceria, só tomariam uma ação mais enérgica caso tivessem algum prejuízo ou problema com eles.
....Acho até saudável manter um egoísmo consciente. Se me percebo como indivíduo egoísta e desejo preservar essa característica, não há a necessidade de prejudicar outro indivíduo. Seja por querer manter meu egoísmo pela não-interferência de outro, seja para eu mesmo viver melhor em meu egoísmo.
Concordo em parte com isso. Contanto que "seu" egoísmo não me prejudique ou a quem tenho em estima, sem problema. Só não podemos deixar "nosso" egoísmo prejudicar ou mesmo ofender outras pessoas.
Ou seja, "não posso querer todo o bolo para mim enquanto outro está faminto e com seu prato vazio!". Concorda?
Os elfos não queriam mais, em quantidade porque eram imortais. Tinham uma outra percepção de tempo. Porque a pressa quando se tem todo o tempo do mundo?
Mas os humanos foram agraciados com a morte. Tudo para nós é veloz. Não há tempo suficiente de fazer de novo, fazer melhor. É preciso simplesmente fazer. Penso que uma "cura para este mal" não está numa educação élfica de imortalidade, mas numa educação de tranqüilidade, de não super valorizar o que é produzido, mas o que é vivido em sensações e conhecimento individual.
Uma coisa que não entendo é a dádiva de Eru, mas enfim... Nisso eu teria um grande problema para aceitar, saber que outros viverão para sempre, enquanto que eu e muitos que amo irão alimentar a terra!
Certamente, eu faria coro para conseguir a dádiva dos elfos, mas não seria tolo como os númenórianos.
Uma coisa que ninguém citou nessa "suposição" é a inevitável presença dos orcs e seus "Mestres". Coisa que na nossa realidade, teriam seguidores às enxurradas!
Luis_Rohirrim:
Nolyon, com tópicos assim e postando desse jeito, seu saitor acaba estourando de tanto "orguio"!
Êita, Minino!!