Nem acredito que acertei, o inicio pelo menos, o seu enigma estava muito difícil. Só caiu a ficha quando a Almië falou do Gwaihir. Mas mesmo assim não tenho completa certeza se vou saber responder o resto correto, então ai vai:
Qm sou?? Landroval
Qm é o Rei?? Gwaihir
Quem foram os "fracos"?? Apesar de no Hobbit não ser dito explicitamente o nome nem de Landroval e nem de Gwaihir. É fácil supor que Gwaihir era o Senhor das Águias do norte que posteriormente se tornou o Senhor dos Ventos e sendo assim, muito certamente seu irmão estava ao seu lado no resgate de Bilbo, dos anões e do “fraco” Gandalf. No ataque que sofreram dos Wargs e dos Orcs.
Quais 2 ocasiões?? Aqui voltamos ao Hobbit, na p.277 fala que o Exercito reunido pelo Senhor das Águias (Gwaihir) possivelmente reunia todos os ninhos do norte, sendo assim o seu irmão Landroval deveria estar nessa batalha que ficou conhecida como “A Batalha dos Cinco Exércitos” e a outra ocasião foi a batalha diante dos portões de Mordor.
Quais povos foram salvos?? Batalha dos Cinco Exércitos: O Elfos da floresta das Trevas, Os Anões das Colinas de Ferro e os da comitiva de Bilbo, além é claro do próprio Bilbo, Gandalf e dos Homens da Cidade do Lago.
Batalha diante dos Portões de Mordor: Os cavalheiros de Rohan, os Homens de Gondor, Sam, Frodo, Pippin, Gandalf, Legolas, e Gimli.
Qual é meu povo?? As Águias
Acho que é isso, mas como eu sou campeão de esquecer algo fico no aguardo para a confirmação.