• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Enquete: Filme ou livro, qual é o melhor?

Qual o melhor?

• Filme

Votos: 30 8,6%
  • Livro

Votos: 320 91,4%

• Total de votantes
    350
Meu voto vai pra "O Livro" mas, eu realmente não gosto desse tipo de comparação. Muita gente gosta de falar da relação livro vs. filme mas, isso não tem muita lógica. São duas artes diferentes com tratamento, foco e recursos de apresentação totalmente distintos. Produzir um filme sem as devidas adaptações em relação ao livro seria um erro tremendo e, embora eu concorde que o filme seja dependente do livro, não concordo que a qualidade do filme esteja 100% ligada com a fidelidade e inclusão de detalhes apresentados no livro.

Pense, alguns trechos escritos são desnecessários do ponto de vista cinematográfico para a composição de uma cena. O filme ["O Senhor dos Anéis"], na minha opinião, ficou bom de uma maneira que eu não o colocaria tão atrás do livro (em termos de qualidade).

Indiscutivelmente, o livro.
Embora eu ame cinema, o livro ganha meu voto antes mesmo da analise do conteúdo, pela simbologia que ele (me) representa e tudo mais.
A literatura é transformadora, mágica, expansora...

É como se o livro fosse a alma, o filme, a visão.

Votei em livro. Mas gosto igualmente do filme, pois me faz sentir como se houvesse um lugar na Terra onde as coisas do livro são reais, além da trilha sonora que me envolve completamente. Porém filmes limitam um pouco a nossa imaginação, por isso prefiro os livros.

O livro é sempre uma emoção maior pois colocamos a nossa imaginação em ação, é necessario construir os lugares e reinterpretar o texto em imagens,
já o filme, é bem mais facil já esta tudo pronto, é só pipoca...
além do mais o livro vc pode ler a qualquer momento e qualquer hora, eu sou um amante dos livros, tanto que não larogo mais minha nova aquisição, um leitor digital que peguei num desconto de eletronicos. Essa é a invenção que faltava pra minha vida!!!

Última edição:
Bom, votei nos livros é claro, mas acredito que ambos tem os seus pontos positivos e negativos.

O livro, como é muito descritivo, fica cansativo e a maioria das pessoas não tem saco pra ler, da mesma forma que a maioria das pessoas não tem saco pra assistir os filmes longos, mas é muito mais fácil você fazer alguém assistir e gostar de O Senhor dos Anéis do que ler e gostar dos livros, ou ao menos terminar de lê-los. Sei disso porque de tanto eu falar dois amigos me pediram O Hobbit para ler e os dois devolveram sem ter terminado, e olha que indiquei esse pra começar justo por ser uma leitura mais leve. Já os amigos que fiz assistirem comigo gostaram dos filmes apesar de terem achado cansativos.
Estou falando de faixas etárias de 15 -17 anos, poucos se interessam por esse tipo de leitura.

No quesito ação eu fico com os filmes, são bonitos, mais rápidos e emocionantes. Mas no quesito história os livros vencem com louvor.

Livros!
Os filmes do PJ são sensacionais, porém, os livros são muito mais detalhados, são os originais que o Nosso Mestre escreveu. Além de algumas coisas nos filmes terem diso reinventadas.
Os filmes são ótimos mas os livros destoam, pra mim, de qualquer comparação.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back