Eu achei que ficou no nível do Ep IV e V.
Pra mim o V ainda é o melhor e depois vem o IV pelo soco no estomago que tomei no auges dos meus doze anos de idade.Um amigo elegeu esse o melhor de todos.E olha que é um cara que começou a gostar antes de sair o Ep I.
Mesmo assim ele tem uma desvantagem pra comparar com os filmes da saga do Luke, pois não assistiu aos primeiros filmes no cinema já que ele nem era nascido ainda.E isso influencia.
Eu sai alucinado do cinema quando o Ep IV estreou e mesmo que um pouco frustrado pela falta de um final feliz, sai empolgadão depois do Ep II.
Bom agora vamos aos comentarios e SPOILERS...
Como já disse o Knolex e o Ash o inico do filme é devastador E prova que o Lucas errou feio em usar o Jar Jar como alivio comico...Pra que isso? Já bastava o R2 e o C3PO.
Esporrante o R2 tentando ficar na moita e se esconder dos super battledroids quando Wobi Wan chamou ele pelo intercomunicador.
Falando em Jar Jar as melhores partes do filme são as que ele não aparece, ou seja...quase todo o filme já que ele só aparece no final, bem rapidinho...
O Lucas fez a coisa simples, sem invencionices ou reviravoltas no roteiro.
Muito se especulou sobre o quão obvio seria Palpatine ser o Lord Sith.Rolou até teoria de que ele seria um clone do Darh Sidius.
Também imaginaram trocentas formas pra justificar o fato de C3PO
não lembrar de Obi Wan ou Vader nos Ep IV, V e VI.
E até ouvi gente falar que derrepente Amidala estaria viva...
Mas no final ficou o feijão com arroz mesmo.
Papatine é o Lord Sith e o Imperador, C3PO teve sua memoria apagada e Amidala morre mesmo.
E que me lembre as pontas foram bem amarradas.Num lembro de nada que não tenha sido explicado.
O filme é certamente o mais inovador dos três primeiro episodio, exatamente pelos riscos tomados...riscos esse que o Lucas só assumiu depois de outros cineastas trilharem esse caminho.
E olha que tem muito rastro do PJ no caminho do Lucas.
O final desacelerado, priorizando a força dramatica da estória e não cenas de ação vertiginosas.Isso tambem não é tipico em Star Wars.Tamanha força dramatica na resolução dos episodios da saga só está presente no final do Ep II.
O (inevitavel) final que carece de uma compensação moral.Não é exatamente um estória com final feliz (assim como SDA e diria até RdR).Ficou um gostinho amargo e angustiante que rolou no ep V, e que extamente é o charme do filme.Afinal assim como no ep V em aqui, os mocinhos tomam uma bela surra.
Uma cena em especial me chamou a atenção pois se resolve em, e pelo silencio.Anakin e Padme em seu apartamento sem sequer conversarem e Anakin tomando a decisão de ir proteger Palpatine.Isso num é muito tipico do Lucas. Trouxe uma certa sofisticação para o filme, e é uma evolução para filmes desse genero inundados com dialogos reduntes, criados para deixar tudo bem esclarecido para uma platéia que se imagina incapaz de deduzir as coisas por si propria.
Knolex disse:
Ah, e eu passei um tempão me mordendo achando que o GL ia esquecer de fazer algo e acabar criando um furo pra saga, mas bateu mó alívio quando o Bail Organa ordena que sejam apagadas as memórias dos dróids.
Como em RdR, mais um descaso na tradução tirou o sentido da risada de R2 quando esse fica sabendo que vão deletar memoria de C3PO.
Pois é, vcs lembram do Nazgul e da infeliz legenda "Sua tola, nenhum homem pode me matar?".
A legenda do senador Organa é algo do tipo apage a memória desses andróides e frase original em inglês é "Give the protocol droid a memory wipe". Ou seja, quem tem a memória apagada é apenas o androide de protocolo...C3PO.Por isso R2 da uma risada sacana.
Bom, só tenho a reclamar do filme o fato do Jar Jar ter sobrevivido...ele é uma mistura de Yoko Ono e Courtney Love do Star Wars...ou seja, todo verdadeiro fã odeia.
Ps.: Kolex, lembra daqueles nossos debates sobre assistir ADT na sala digital e eu dizia que nem valia a pena pois PJ num filmou nada em digital?
Mas no caso de SW o bicho pega.Faz toda a diferença, inclusive por que foi ventilado que as copias digitais teriam detalhes e até mesmo durações diferentes, já que estas poderiam ficar prontas cerca de um mês depois das copias convecionais e o Lucas iria trabalhar nelas até o ultimo segundo.
Vc assistiu em sala digital dessa vez?