Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Agora examinem o nome, Eragon se fala como ingles, fica parecendo Aragorn,
Você é bem mau, Mr 10°!
Oras, porquê?
Enfim, vi ontem o filme. Péssimo.
Existem uma série de defeitos que podem afectar a qualidade de um filme. Alguns têm um mau director que não tem jeito nenhum; outros têm maus actores nos papéis principais, ou até actores competentes mas desenquadrados do seu papel; outros têm roteiristas que não percebem como funciona um filme; outros têm empresas que não se importam de destruir o filme desde que este esteja dentro dos padrões que eles acham ser os aceitáveis; outros são adaptados a partir de obras cujo autor não tem a maturidade e competência para controlar aquilo que é feito a partir do material que elaborou. Eragon tem todos esses e mais ainda.
Evitem a todo o custo, a não ser que gostem de ir para a sala e ficar rindo com os amigos do que estão vendo, é o que eu faço. Mas aviso desde já que algumas sequências dão até dor de cabeça de tão mal dirigidas, escritas e actuadas que são.
Como diria Brom: Uma parte cliché, três partes mau filme.
Alagaësia Brasil disse:"Eragon" é massacrado por críticos
E aconteceu o pior. Pode parecer um pouco dramático, mas é realmente o pior que pode acontecer com qualquer filme: "Eragon" está sendo massacrado pelos críticos. O filme não pára de ser comparado a franquias como "O Senhor dos Anéis", "Star Wars" e "Harry Potter". Aí vão dois dos piores comentários:
- "Eu gostava muito mais da história de 'Eragon' quando se chamava 'Star Wars'", por Willie Waffle, do Waffle Movies;
- "'Eragon' é baseado em um livro de uma garoto de 19 anos com um roteiro que parece ter sido escrito por um de 12", por Phil Vilarreal, do Arizona Daily Star.
Felizmente, há uma minoria que gostou do filme. É claro que, muitas vezes, a opinião do público diverge da dos críticos, mas parece que esse não é o caso. Especialmente os que leram o livro estão desapontados. Vários "erros" foram apontados, entre os quais estão:
- Como sempre, muita coisa foi cortada. Personagens importantes, como Murtagh, parecem até figurantes;
- Apenas uma hora e quarenta minutos de filme para 460 páginas de livro;
- Tudo passa muito rapidamente, como se em certas partes o filme fosse do ponto "A" direto para o "F";
- Os anões "se foram";
- Os Urgals se parecem com soldados comuns, só que com roupas diferentes.
Bem, se o filme é tão ruim quanto dizem (de um total de 279, 182 pessoas disseram que odiaram o filme no site IMDb), só saberemos a partir do dia 25. Por enquanto, podemos apenas torcer para que todos estejam errados.
Alagaësia Brasil disse:Bem, se o filme é tão ruim quanto dizem (de um total de 279, 182 pessoas disseram que odiaram o filme no site IMDb), só saberemos a partir do dia 25. Por enquanto, podemos apenas torcer para que todos estejam errados.
Felizmente, há uma minoria que gostou do filme.
Bom, mas como as críticas estão sendo pesadas, resta torcer para que eles melhorem alguma coisa em Eldest, já que pelo menos este segundo livro é melhor que o primeiro.
Resta é torcer para que não façam o Eldest. A sério, Eragon era até fácil de adaptar, e se mesmo assim fazem aquela desgraça, imagine com o Eldest, que tem um argumento muito mais complexo e desenvolvido. Ainda eram obrigados a fazer um filme com quase duas horas, imagine só!
Anigel disse:Acho que quem está comparando a SdA não leu o livro. Não achei semelhante a SdA em nada a não ser tlvez na presença de elfos (ainda não encontrei os anões).
Claro, há sempre uma minoria que diz que gosta, constituída pelos elementos envolvidos na produção, pelo autor do livro, e pelos atrasados mentais a quem o filme é exibido no hospício.
Nossa, então você não achou que os nomes/personagens/funções semelhantes?
Tipo, por acaso há dois lugares (por sinal estão muito perto) que se chamam: "Isentar" e "Utgard". Juntando a primeira parte de um com a última do outro, temos Isengard. É um nome familiar para mim.
Bom, e isso eu só fui reparar recentemente. Tem vários outros, como "Furnost", que por uma letra não é "Fornost".
A função dos personagens é muito parecida com SDA também. Não sei dizer se é mais que Star Wars porque não conheço e nem me interesso pela história.
Mas quanto ao seu resumo, vária muito dos fatos que a pessoa informa e da maneira que o faz.
"Numa terra habitada por homens, anões, eflos e estranhas criaturas; um rei tirano cobiça dominar todas as formas de vida da Alagaësia.
Por um, quando o jovem Eragon encontra muito importante que foi perdido, surge uma esperança de vitória.
Um velho misterioso e capaz de fazer magias chamado Brom o ajuda em sua missão, dando-lhe conselhos e instruções.
Em determinada hora da grande jornada, acontece uma emboscada em Yazuac. Para salvar Eragon do perigo, Brom fica para trás lutando e grita: "Fuja, seu tolo!".
Ao escapar, eles prosseguem sua jornada às escondias, pois não podem atrair a atenção do império."
Bom, eu poderia continuar até a parte de Eldest que estou, mas como você disse que ainda não terminou o livro, melhor que tire suas próprias conclusões quando acabar. E também porque este tópico é para discutir o filme. Existe um no "Influências" que discute isso.
Eu acho que posso adivinhar o que vem por aí no Eldest.
Eragon vai procurar um velho e sábio antigo cavalheiro do Dragão que completará seu treinamento. Em determinado momento do treinamento ele terá uma visão do futuro que mostrará seus amigos Murtagh e Arya em perigo e largará seu trinamento para tentar salvá-los...
Poxa, aí já acho que tem um certo preconceito com essas pessoas. Sou fã de vários filmes que as pessoas geralmente julgam ruins (O Fantasma da Ópera, Alexandre, Spartacus remake, entre outros), e mesmo assim não sou envolvido com a produção ou autor desses filmes e nem me julgo candidato a uma vaga no hospício. Simplesmente o filme mexe com uma ou outra coisa da pessoa em questão que não mexeu com os demais.
E bom, acho que Eragon ficará ao lado de Nárnia e dos novos filmes "épicos", independente de sua qualidade. Simplesmente porque filmes com dragões, espadas e batalhas cativam o público em geral...
Você leu o Eldest? Se não, a sua predistinação é excepcional - é exactamente isso que acontece. O velho mestre, aliás, é o último sobrevivente da ordem. Mas tá velho e à beira da morte, coitado. E no final Eragon descobre que é filho do braço direito do imperador, esse mesmo que morreu num duelo mortal com Brum (também conhecido como Obi-Wan), e que alguém da sua família é muito mau. Ops, desculpe se estraguei a "surpresa".
Como eu sempre disse, Eragon é Star Wars no mundo criado por Tolkien. Isso resume a obra.
Não. Achei os nomes semelhantes, mas os personagens e funções não.
Eu tenho a mania de achar que não preciso falar o óbvio.
Sim, os nomes são parecidos. O nome Eragon é bem parecido com Aragorn, mas isso não torna suas histórias semelhantes.
Como já disse antes, não achei as funções dos personagens parecidas com os personagens de SdA, ao contrário do que achei dos personagens de SW.
Já que você achou isso poderia me esclarecer onde estão os personagens da Sociedad do Anel?
Pode variar se você só informa alguns fatos, mas eu fiz um resumo preciso dos principais acontecimentos do livro até agora.
O seu resumo está cheio de falhas. Vejamos:
Em Eragon o rei já domina a terra (como o imperador domina toda a galáxia em SW).
Em SdA ele precisa do anel para recuperar o seu poder.
Como eu disse igual a SW, quando Luke acha as plantas da Estrela da Morte.
Ajude-nos ó O Bi Wan Kenobi, você é a nossa única esperança!
A cena em questão me lembrou mais o duelo de Obi-wan com Darth Vader do que Gandalf falando para a Sociedade do Anel ir embora.
Por sinal, cadê o resto da sociedade no seu resumo?
Blá, blá, blá.
Eu acho que posso adivinhar o que vem por aí no Eldest.
Eragon vai procurar um velho e sábio antigo cavalheiro do Dragão que completará seu treinamento. Em determinado momento do treinamento ele terá uma visão do futuro que mostrará seus amigos Murtagh e Arya em perigo e largará seu trinamento para tentar salvá-los...
Bem na parte que eu estou ele descobre que Arya foi torturada para que fale a localização do esconderijo da Aliança Rebelde, ops, dos Varden.
Não estragou. Eu já esperava por isso mesmo. Imagino que o pai do Eragon era o dono do sabre de luz que o Brom deu para ele.
O filme começa com letras contando o prolog passando pela tela em um fundo espacial?
Eu falei que as funções em gerais são iguais, não tudo. Não adianta ficar procurando a sociedade do anel. Também não é tudo idêntico, mas as funções de personagens são muito parecidas.
No momento, não tenho tempo nem paciência para explicar o resumo. Mas leia-o novamente imaginando que:
Eragon = Frodo / Brom = Gandalf / Galbatorix = Sauron / Ovo de Saphira = Um Anel
Ah, e tem uma cena com Eragon reflectindo sobre a sua vida nojenta de rapaz do campo, enquanto vê o pôr do Sol.
Isso que você tenta explicar com o resumo tem a mesma (ou até mesmo menos, na minha opinião) relação com Eragon do que o resumo feito de SDA.
Vou te contar o resumo de uma história chamada "Cinderela":
Uma bela rainha estava bordando um dia quando teve seu dedo furado e manchou o bordado de sangue. Então ela desejou ter uma filha com a pele branca como a neve, o cabelo negro como ébano e os lábios vermelhos como sangue...
Quando a menina nasceu ela deu a ela o nome de ´Cinderela´. Pouco depois a rainha morreu e o rei casou-se de novo. A nova rainha era muito bela, mas era má e sempre se consultava com seu espelho mágico para saber se existia alguma mulher mais bela do que ela.
Após a morte do rei a nova rainha demitiu os empregados e fez com que a jovem princesa ´Cinderela` passasse a realizar todas as tarefas domésticas do castelo.
O tempo passou e ´Cinderela` foi se tornando cada vez mais bela e a rainha enciumada mandou que o caçador a matasse...
...Após muito correr ´Cinderela` encontrou abrigo em uma casa muito bagunçada, onde havia 7 pequenas camas...
... E assim estabeleceu-se uma rotina e todo dia os anões saiam para trabalhar em sua mina de diamantes enquanto ´Cinderela` arrumava a casa e cozinhava, mas a rainha descobriu o estratagema do caçador e resolveu ela mesma matar ´Cinderela`.
A rainha se disfarçou de velha vendedora de maças um dia enquanto passava pela porta da casa de ´Cinderela` lhe deu uma maça envenenada...
...Como os anões não tiveram coragem de enterrar ´Cinderela` eles a colocaram em um caixão de cristal no meio da floresta. Um dia o príncipe encantado estava passando por lá e viu o caixão de ´Cinderela`. Achando-a irresistível ele levantou a tampa do caixão e deu nela um beijo de amor. Isso quebrou o encanto e ´Cinderela` acordou. Ela e o príncipe se casaram e foram felizes para sempre."
O fato de eu ter chamado a protagonista dessa história de ´Cinderela`, não torna essa a história de Cinderela que nós todos conhecemos. Essa estrutura é da história da Branca de Neve.
Dá para você encontrar várias semelhanças com qualquer história se estiver realmente disposta a fazê-lo.
É claro que você pode alegar que é da Cinderela porque a menina é órfã de mãe e o pai se casa com uma mulher má que a faz realizar trabalhos domésticos para economizar no salário dos empregados após a morte do pai e no final ela se casa com o príncipe encantado. Pode também dizer que nesse caso a função dos anões é semelhante a função dos ratinhos e passarinhos para quem Cinderela fazia roupas na história original e o caixão é de cristal assm como o sapatinho, mas estaria falando besteira porque todo mundo sabe que a história sendo contada é a história da Branca de Neve mesmo que em alguns pontos ela seja semelhante a história da Cinderela. Entendeu agora?
E valeu pela dica... Nunca fui muito com a cara de Star Wars, mas pode ser que eu leia. Ou pela menos que eu veja o filme.