-Venham a mim meus amigos de pena negra, venham para seu mestre, este os comanda agora e necessita de sua ajuda corvos do sul, eu tenho controle sobre vocês e sou seu mestre, mestre dos animais!
Está aí. Não sei se estará completamente certo, tenho bastantes dúvidas na formação «Héraseldë», «Sam», entre outras, por isso espere que alguém reveja:
Á tulë nínna málorinya quesseva morna, á tulë heruldanna. Héraseldë sí ar cánase samelda quácor hyarmenello. Haryanya túrë or lé ar nányë herulda, heru celvaron!
á: Imperativo
tulë: Infinitivo de tul-, «vir»
ní: Forma indepentente do pronome «eu»
-nna: Alativo, «na direcção de»
málor: Género neutro de «amigos»
-(i)nya: possessivo 1ª pessoa singular «meu(s)»
quessë: pena
-va: possessivo (quesseva - que possuem pena)
morna: negra (adj)
heru: (como nome) mestre
-lda: possessivo 2ª pessoa plural «vosso»
heru-: (como verbo) dar instruções, «comandar»
Alongamento da vogal raíz e +a: Presente continuativo de um verbo que não termine em -a; logo heru>héra «estar comandando (neste momento)»
-se: «ele», logo heru>héra>hérase «ele está comandando»
-lde: «vocês»
sí: «agora»
ar: «e»
can-: «buscar» (no sentido do inglês
demand, mais próximo de «mandar, pedir» do que de «necessitar». Contudo, o único
need que eu tenho na minha lista de palavras é um nome «necessidade», por isso, tenho de usar can-).
Alongamento da vogal raíz e +a: Presente continuativo de um verbo que não termine em -a; logo can>cána «estar buscando (neste momento)»
*sam-: «*ajuda»; formado a partir de ?sámo, «ajudador». Provavelmente esta palavra está incorrecta ou assim... :S
-lda: possessivo 2ª pessoa plural «vosso»
quáco: corvo
-r: plural
hyarmen: Sul
-ello: Ablativo, «vindos do»
harya-: possuir
túrë: poder, maestria
or: sobre
lé: «vocês»
ar: e
nányë: «eu sou»
celvar: «animais»