leoff disse:
Já foram feitas
várias homenagens aos fans do livros. A maior delas foi dada pela New Line, que permitiu a filmagem de 3 filmes de 3 horas. A Miramax, antiga detentora dos direitos, queria
um único filme de 2h30. Entao, já está na hora de parar de reclamar, né?
Tipo, eu acho que
todos deveriam assistir a versão estendida, principalmente por causa dos documentários.
Ali você pode ver todo o trabalho, cuidado e dedicação das pessoas que fizeram esses filmes. Tipo, todo mundo ali colocou o
sangue na produção dos filmes.
É só pensar no PJ, passando
dezenas de noites em claro, olhando pra cinco telas diferentes, tendo que dirigir várias unidades ao mesmo tempo. Ou então o Sean Astin, o Viggo Mortensen e tantos outros, que passaram
meses longe de suas famílias.
O que dizer dos departamentos de direção de arte e cenários, que construíram miniaturas enormes, nunca antes sequer imaginadas para nenhum filme. Isso sem falar de Edoras, que foi construída em tamanho real, depois deles terem achado o lugar perfeito para construí-la, exatamente como Tolkien descreve no livro.
Eu acho que qualquer um ficaria envergonhado de reclamar de qualquer coisa ao ver o Alan Lee dando retoques na pintura do cenário de Valfenda, algo que
com certeza não estava no contrato dele, e ele fez porque
se importa.
Ou então ao ver o PJ,
sempre consultando o livro quando em dúvida sobre a maneira correta de filmar uma cena. Ou então ao ver o Ian McKellen falando pro Sean Astin "Sam pegou a mão de Frodo nessa cena. Os fãs gostariam de ver isso, Sean".
Tipo,
detalhes.
Que tal considerar o fato de que
todas as locações foram exaustivamente procuradas em viagens de helicóptero por toda a Nova Zelândia? O que me lembra do fato de que eles plantaram todos aqueles vegetais que você vê no Condado anos antes das filmagens começarem.
O que falar centenas de cotas de malha, que foram todas feitas
à mão, e são as mais perfeitas já fabricadas na história do cinema? Ou então de todas as espadas que foram forjadas artesanalmente?
Eu quero ver alguém reclamar de "desrespeito" depois de ver o Richard Taylor falando sobre a preocupação que eles tiveram em definir um senso cultural para cada raça que é mostrada nos filmes, algo que ficou
visível, bastando lembrar o quanto Valfenda e Lothlórien são diferentes do Condado ou de Moria.
Etc, etc, etc, etc, etc, etc, etc.
Tipo, centenas de pessoas perdem anos de suas vidas pra fazer esses filmes da melhor maneira possível e como vocês agradecem?
"Blablabla, não vai ter Expurgo do Condado"
"Nhenhenhe, aumentaram a participação da Arwen"
"Bububu, não tinha elfos em Helm"
Mas talvez eu não tenha motivo pra ficar enojado. Se o povo reclama tanto, é porque provavelmente faria melhor, né?