Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Ele é meu personagem preferido e eu não consigo entender quando alguém me fala que acha ele desprezível...
Leia o tópico desde o início que tu vai entender.
Como personagem literário ele é ótimo, bem construído, etc. Como "pessoa", é desprezível, sim, pois cometeu atos desprezíveis que causaram mais mal que bem para todos os envolvidos direta ou indiretamente, além de ter causado a destruição em massa dos Noldor.
"Só" isso, né?
Eu li o tópico!
E mesmo assim, não o acho desprezível... se coloque no lugar dele, tiraram dele o que ele mais amava (o pai e as silmarils)...Se entrassem na sua casa e matassem seu pai e ainda roubasse o objeto que vc mais dá valor, vc também ficaria furioso...e na hora da raiva você não conseguiria tomar atitudes corretas.
Quanto a causar a destruição dos Noldor, devemos lembrar que eles não foram obrigados á seguir Fëanor, foram atrás dele quem quis...então é injusto dizer que ele causou a destruição dos Noldor, porque, se tem alguém culpado da destruição de cada Noldor os culpados são eles mesmos...eles podiam muito bem ficar assim como os Teleri e os Vanyar.
Tudo isso só aconteceu porque ele sempre foi uma mula orgulhosa desde o início.
Se soubesse ser flexível e menos cabeça-dura, ninguém teria morrido, nenhuma jóia teria sido roubada, etc.
Mas a perda do pai e das silmarils não justifica nem de longe os atos dele. Então se matarem meu pai é motivo pra eu sair por aí matando meio mundo?
E Fëanor teve uma grande parcela de culpa na maldição dos Noldor. Ele como um dos Filhos de Ilúvatar mais influentes de todos, primogênito de Finwë e sabidamente dotado de uma poderosa lábia convenceu aos príncipes noldorin a compartilhar de sua loucura. Não que estes também não sejam culpados, mas não deixa de ser algo que Fëanor poderia ter evitado.
Ressurreição de tópicos.
Desde o seu nascimento, Tolkien já avisou que ele seria o maior de todos os Filhos de Ilúvatar que já ou irão nascer até o fim dos tempos. E em momento algum foi dito que Fëanor seria um exemplo de eldar a ser seguido. Ele tornou-se o que é por ser um elfo livre de pensamento e nunca ser aconselhado ou detido por ninguém. Foi genial ao criar objetos que escapavam do alcance de outros elfos, maiar e até de alguns Valar e arrogante por deixar-se levar pela vaidade excessiva por sua criações.
E somente Manwë lamentou amargamente a perda do príncipe noldo, apesar de todas a atrocidades que ele cometeu.
Não adianta ficar revirando os olhos se tu não tem nenhum argumento decente e se baseia basicamente em "fanboyzice" com relação ao personagem. Achar que os atos de Fëanor são justificáveis por aquilo que aconteceu com ele ("olho por olho, dente por dente", etc.) é pura ingenuidade - principalmente porque tudo de ruim que aconteceu com Fëanor teve em origem ações cometidas pelo próprio Fëanor. E, no mais, um mal não é justificativa para outro. Só esqueceram de dizer isso para o próprio Fëanor. Não, espera: disseram pra ele, mas claro que ele não ouviu, né?
Quem tem que revirar os olhos somos só quando tu diz que não concorda nem com o que o próprio Tolkien deixou escrito sobre o personagem.
Elenedhel Voronwien disse:Argumentos eu tenho mas não vou disperdiçá-los com alguém que não os entende...não sabe interpretar.
E o que vc quis dizer com "fanboyzice"? Por um acaso está insinuando que ele é meu personagem preferido só pq eu o acho "uma gracinha"?Fala sério, se fosse isso eu nem teria lido os livros...tem o Legolas pra isso!
E quem disse que precisamos concordar com tudo que Tolkien escreveu?
Argumentos eu tenho mas não vou disperdiçá-los com alguém que não os entende...não sabe interpretar.
Não, "fanboyzice" não é exatamente gostar do personagem por achar ele lindo, mas sim gostar incondicionalmente pelo simples fato de gostar, porque acha o personagem "SOFUCKINGCOOLOMFG!!!!!!!!!!1111111111". Ou algo do tipo. E "não concordar com o que Tolkien escreveu" nesse ponto é justamente uma atitude típica desse tipo de fã. Ou tu realmente acha que sabe mais sobre o personagem que o próprio autor que o criou?
Claro que, em essência, a origem do "mal" das ações do Fëanor se encontra em Melkor e nas coisas que ele disse às quais os Noldor (diretamente) e Fëanor (indiretamente) deram ouvidos, nas mentiras, etc., mas Melkor não obrigou Fëanor a fazer nada do que fez. Muito antes de Melkor matar Finwë e roubar as Silmarils Fëanor já atolava o pé legal por ser orgulhoso além da conta. Foi esse orgulho que colocou tudo a perder e o fato de não ter tido discernimento para perceber as mentiras de Melkor naquilo que os outros Noldor falavam. E não adianta dizer "Ah, mas era o Melkor... como resistir a ele?". Basta perguntar para os Vanyar e os Teleri, que não foram estúpidos como Fëanor e cia para cair na ladainha do Vala.
E isso de
= não tem argumento algum e quer tentar sair por cima.
Try harder, boy. Eu já discutia sobre o Fëanor nesse fórum antes de tu aprender a ler.
E mais uma vez, ele não foi a ruína dos Noldor! Você mesmo disse que era só ele não ter caído nas mentiras de Melkor assim como os Vanyar e os Teleri...então não foi Fëanor que acabou com os Noldor foram eles próprios...
Não disse que sou melhor que tu, apenas que sou mais experiente no assunto. E isso é fato, nada mais. Veja a data do meu registro e a tua, além da idade.
Não desprezo Fëanor como personagem, já disse que ele é ótimo nesse aspecto. Eu estava falando das ações dele.
E me chamar de "desprezível" e "arrogante" não vai te levar a nada, tampouco me incomodar. Já tive que lidar com gente um zilhão de vezes mais malas por aqui que me odiavam com todas as forças (e ainda odeiam, LOL) e continuo aqui, enquanto que elas... who cares?
Opinou, discutiu mas ainda não contra-argumentou nada do que eu disse, bem pelo contrário. Se é só para dizer "discordo", então não é preciso postar, certo?
Se não concorda com o meu argumento da influência de Fëanor sobre os Noldor e conseqüente ruína deles por causa disso (como expliquei no último post), então apresente outro mostrando que a coisa não é assim. Se não apresentar, só vou poder considerar que 1) Tu concorda comigo ou 2) Não concorda mas não tem argumentos pra embasar isso. Como tópicos são para discussões e não apenas para floods de "concordo" ou "discordo", se não quer discutir, não há por que postar.