Sei não! Poderiamos culpar o criador da polvora pelas mortes que aconteceram com sua descoberta?? Ou a Santos Dumont pelos acidentes aéreos??
As obras de Fëanor foram criadas por ele ser um visionário, um sinhador podemos dizer. Se elas geraram cobiça ou foram mau usadas, não posso culpá-lo. É como culpar o criador da TV por espalhar tantas informações e imagens, ou como culpar o criador da internet...
Alguém culpou as Silmarills ou as obras artísticas de Feanör?
Em geral, estamos culpando o PRÓPRIO Feanor.
Sendo artista, é no mínimo um paradoxo, no máximo um enorme ego falar "vamos queimar os barcos".
Eram obras de arte insubstituíveis tal qual suas próprias Silmarils. Ao queimá-las, ele não é mais um artista: qualquer artista quando vê outra obra de arte não consegue destruí-las, mesmo sendo de um inimigo.
Se ele consegue destruir os barcos, é por um motivo: ele não vê arte senão em si mesmo e no que fez. Ou seja, não é materialismo, é puro narcismo!
Mas isso em termos de perda de obras de arte.
Em termos de fratricídio é pior ainda. Ele matou pessoas que simplesmente deram a "resposta errada".
Cadê o Feanor para lutar mano a mano contra Manwe?
Porque no final das contas, o que ele fez no Alqualonde foi descontar a raiva que sentia do mundo em um monte de gente que só deu a "resposta errada".
Então a resposta errada justificaria que o monte de gente que mata crianças não ganhe a perpétua ou pena de morte. Afinal, a criança é o ser humano que mais dá "respostas erradas".
O francês que não entende que está sendo assaltado também. É culpa dele, e não do indivíduo à margem da sociedade e totalmente discriminado ter sido baleado e morto, já que deu a resposta errada "Que c´est que ce?"
Mas se parasse aí... então as pessoas que seguiram seu comando começaram a questionar algumas das ordens. Afinal não era uma tropa de combate: eram famílias. Se queriam ter sucesso era melhor pensar em plano B.
Nova resposta errada: não era isso que Feanor queria ouvir.
Então o que ele faz? Tudo em seu poder para que os "traidores" não sobrevivessem à Travessia. Claro que se os traidores fossem apenas os Fingolfin, e outros líderes elfos é até compreensível. Mas não falei sobre mulheres e crianças?
Notem que quando Feanor procurou os barqueiros, sim ele queria seguir Morgoth por conta do juramento, mas principalmente ele queria recuperar as pedrinhas dele. A dor de perder o pai? Sim havia, mas não era o que o movia. Era raiva de perder as pedrinhas!
Se uma pessoa chegasse neles dizendo "quero pegar Morgoth para que meu pai descanse" é uma coisa. Mas não, ele evocou um monte de coisas, entre elas a morte do pai. Então claro que os barqueiros não iam emprestar suas preciosas naus para que um Líder em busca do suícidio com várias famílias sob sua responsabilidade.
Na minha opinião, quem diz que odeia está desdenhando, e morrendo de saudades de Fëanor!!
Você tem saudades de Slobodan Milosevic? De Adolf Hitler?
E nestes dois casos, esses loucos lutaram pelo país em que acreditavam, um mundo deturpado e perfeito deles, erradicando a "escória".
Se estamos com saudades deles, então não é estranho que hoje apareça um monte de sem-noção dizendo que os milhares de corpos dos campos de concentração eram na verdade dezenas... sabe exagero das testemunhas, tão impressionáveis com um ou dois corpos imagina algumas dezenas: já pensaram que tinha centenas e virou milhares.
E ao invés de ir lá contar as ossadas, não ele questiona o holocausto na base do achismo.
Então sim, se estamos com saudades de Adolf, isso justifica porque estamos agora dizendo que o Holocausto foi uma propaganda anti-Hitler.
Vocês confundem a importância do personagem Feanor para a obra, com simpatia por Feanor. Sem ele fazendo tanta idiotice, a obra seria diferente, concordo.
Seria menos épica, diminuiria o papel de todos os Grandes Elfos e Grandes Reis.
Mas isso não significa que temos de gostar dele.
Posso estudar a fundo todos os genocidas da humanidade. Acha-los interessantes até. Mas gostar deles? O que tem de errado nas suas cabeças para concluir que bananas = picanha?
Dustram disse:
Nossa... eu não imaginava que as pessoas realmente brigassem por causa do Fëanor...
Brigar é uma coisa: significa que vou socar você, te xingar, etc..
Discutir é outra completamente diferente. Significa que a gente vai até o fim para defender nosso ponto de vista, usando de argumentos exemplos e contra-exemplos. O que não significa que odeio as pessoas com quem estou discutindo. Aliás é o contrário: gosto muito de pessoas que conseguem pensar diferente de mim, e que não sejam infantis para levar para o lado pessoal.