Porque odiar?
Aqui está um trecho que descreve suas emoções:
[...]Pois Fëanor era movido pelo fogo de seu próprio coração, apenas; trabalhando sempre com rapidez e em solidão; e não pedia ajuda nem procurava a opinião de ninguém que habitasse Aman, fosse grande, fosse pequeno, à única e breve exceção de Nerdanel, a Sábia, sua esposa.
Silmarillion, pg.71, MF.
Aí está a resposta para a pergunta.Porque não gostar dele?
Porque ele não ligava para os o seu povo, para a opinião dele.Pensava em constante solidão, em palidez; embora fosse um Noldor.
Mesmop não ligando para seu povo, ainda o arrastou para Beleriand, o que causou a morte da maioria deles, incluindo seus próprios filhos. Além do mais, Fëanor apenas escutava a esposa Nerdanel no início. Quando ele se tornou mau (sim, ele era mau. Quem mata aqueles que chamariam de amigos não é flor que se cheire) Fëanor e a esposa se desentenderam, tanto que ela não o seguiu no Exílio, nem tampouco teria dado razão ao marido no Fratricídio, sendo Nerdanel a mais sábia dos Noldor.
Fëanor foi o maior de todos os Filhos de Iluvatar, arrogante ou não, estourado ou não, mal ou não, suas ações foram tema de um Era inteira da TM e influenciou de certa maneira todas as outras, seus atos poderiam ser invejados até mesmo por um Valar. Independente do que ele foi ou fez, uma coisa é certa...ele é um dos maiores personagens criado pelo Professor.
Causar inveja aos Valar? Acho que não. A bravura dos Noldor os comovia, contudo, ainda mais porque os Valar sabiam que a empreitada deles era impossível de se atingir. Não, os Valar não invejavam os Noldor por sua coragem. Mas se condoíam, pois viam que, em sua maioria, os Noldor estavam desesperados, especialmente após a primeira derrotas nas batalhas por Beleriand: a Dagor Bragollach e a morte de Fingolfin.
Mas foi essa influência que Fëanor causou aos elfos positiva ou negativa? Fëanor e seus filhos só fizeram causar miséria aos elfos na Terra-média. O ataque a Doriath, aos Portos do Sirion e o assassinato dos guardiães das Silmarils são só três destes feitos, mas são suficientes para condenar qualquer um, visto que Fëanor teria tentado as mesmas coisas, e, sendo o Elda mais poderoso, teria obtido resultados muito piores para os elfos; e que os filhos trilharam a mesma senda de orgulho que o pai, uns mais cedo, como Celegorm e Curufin, outros mais tarde, como Maedhros e até mesmo o próprio Maglor, dos filhos de Fëanor, ao meu ver, o mais sábio. Todos os feitos da Casa de Fëanor só aumentavam a dor dos elfos que permaneceram em Endor, não retornando a Valinor. Tanto dos Sindar e Nandor, pelo assassinato covarde de Dior, quanto dos Noldor, pelo ataque aos Portos do Sirion, que trouxe a morte a muitos dos exilados de Gondolin.
EDIT:
*****************
Por isso xinguei Fëanor de careca no meu post passado! Ele tinha tudo para ser "O Cara", "The Big Cheese" em vários aspectos.... Cagou e sentou na merda quando pôs o dedo na cara dos Valar, consentiu o fraticídio, e abandonou a comitiva de Fingolfin literalmente à própria sorte.
Um espírito ardente, como descreveu Tolkien, que poderia ser lembrado por seus irmãos de outra forma.
Amava mais duas pedras e a si mesmo do que a esposa e os próprios irmãos, e isso a meu ver é imperdoável!
Você falou tudo, Seiko-chan. Só que nem o abandono da esposa e a condenação dos irmãos e parentes é tão grave quanto a condenação de seus próprios filhos.
Seus filhos então levantaram o pai e o carregaram de volta, na direção de Mithrim. Mas quando se aproximavam de Eithel Sirion e já estavam na trilha de subida para passar para o outro lado das montanhas, Fëanor pediu-lhes que parassem. Pois seus ferimentos eram mortais, e ele sabia que sua hora havia chegado. E, das encostas das Ered Wethrin, com sua última visão, ele contemplou ao longe os cumes das Thangorodrim, as mais imponentes torres da Terra-média, e soube, com a antevisão da morte, que nenhum poder dos Noldor jamais as derrubaria;(...)
Fëanor era o maior dos Noldor em todos os quesitos, menos sabedoria. Mas mesmo um tolo que tem uma previsão destas não é tolo o suficiente para continuar a tentar derrubar o poder de Morgoth. Mas o trecho continua:
(...) mas amaldiçoou o nome de Morgoth três vezes e incumbiu os filhos de cumprir seu Juramento e vingar seu pai. (...)
(O Silmarillion, Da volta dos noldor)
Para ele, era melhor ter os filhos mortos na tentativa de cumprir seu Juramento insano do que os filhos trilhando caminhos mais sábios e modestos, que poderiam de outra forma ser muito mais proveitosos para todos os Eldar.