Não o vejo como um herói não, já que a vida dele também dependia da destruição do Anel, ele só lutou pela sua própria sobrevivência.
Só lutou por sua sobrevivência? Se só tivesse feito isso, nem a Valfenda teria ido, não?
Acho que a questão tá ficando gramatical quase... sabem, "o anel foi destruído" não é a mesma coisa que "frodo destruiu o anel"... "meu inimigo foi vencido" não é a mesma coisa que "eu venci meu inimigo"...
Frodo tinha a missão de destruir o Um. ELE era o portador. E o Um foi destruído.
Como se destruiria o Um? O jogando nas lavas da Montanha da Perdição. Quem o levou até lá? Frodo (por mais que tenha sido auxiliado pela Comitiva, ele, Frodo, era o portador. Não Aragorn, não Gandalf. Frodo).
Sim, o Anel foi destruído, mas Frodo não destruiu o Anel e a missão de Frodo era DESTRUIR O ANEL. IR ATÉ A MONTANHA E JOGAR O ANEL NO FOGO DO INFERNO, AMÉM.
Em lugar nenhum é dito que Frodo deve seguir esse "manual de como destruir o Um". Ele assume (ninguém o ordena, ele decide por vontade própria) a missão de Destruir o Um Anel. Ele diz "Eu levarei o Anel a Mordor". Vejamos trechos do Conselho de Elrond:
Conselho de Elrond~ disse:
Ninguém respondeu. O sino do meio-dia tocou. Mesmo assim, ninguém falava nada. Frodo olhou para todos os rostos, mas eles não estavam voltados para ele. Todo o Conselho se sentava com os olhos para baixo, pensando profundamente. Um grande pavor o dominou, como se estivesse aguardando o pronunciamento de alguma sentença que ele tinha previsto havia muito tempo, e esperado em vão que afinal de contas nunca fosse pronunciada. Um desejo incontrolável de descansar e permanecer em paz ao lado de Bilbo em Valfenda encheu-lhe o coração. Finalmente, com um esforço, falou, e ficou surpreso ao ouvir as próprias palavras, como se alguma outra vontade estivesse usando sua pequena voz.
— Levarei o Anel — disse ele. — Embora não conheça o caminho.
Elrond levantou os olhos e olhou para ele, e Frodo sentiu o coração devassado pela agudeza daquele olhar. — Se entendo bem tudo o que foi dito — disse ele —, penso que essa tarefa é destinada a você, Frodo; e que, se você não achar o caminho, ninguém saberá. É chegada a hora do povo do Condado, quando deve se levantar de seus campos pacíficos para abalar as torres e as deliberações dos Grandes. Quem, entre todos os Sábios, poderia prever isto? Ou, se são mesmo sábios, por que deveriam esperar sabê-lo, até que a hora chegasse?
— Mas o fardo é pesado. Tão pesado que ninguém poderia impô-lo a outra pessoa. Não o imponho a você. Mas se o toma livremente, direi que sua escolha foi acertada; e se todos os poderosos amigos-dos-elfos de antigamente, Hador, e Húrin, e Túrin, e o próprio Beren, estivessem reunidos juntos, haveria um lugar para você entre eles.
Depois, Elrond diz:
O Anel vai para o Sul disse:
-O Portador do Anel está partindo na Demanda da Montanha da Perdição. Apenas sobre ele recaem exigências: de não se desfazer do Anel, nem entregá-lo a qualquer servidor do Inimigo, nem sequer deixar que qualquer pessoa o toque, com a exceção de membros da Comitiva e do Conselho, e mesmo assim apenas em caso de extrema necessidade.
Ele seguiu todas as "recomendações".
A missão dele não era ir até a montanha fazendo escolhas misericordiosas pelo caminho que por fim poderiam ou não, direta ou indiretamente, ocasionar a destruição do Anel. A missão ele era DESTRUIR O ANEL. Diretamente!
Diretamente, você diz. Mas onde isso está escrito? Tolkien diz que Frodo não falhou, o Um Anel foi destruído, não tem porquê dizer que ele falhou simplesmente porque "fraquejou", num momento onde (de acordo com, novamente digo, o autor das Obras) TODO E QUALQUER ser fraquejaria.
Logo, ele falhou! O Anel foi destruído, ok... mas ELE, FRODO... falhou!
Ele tinha de destruir o Anel. Foi destruído.
Vixi!! Enfim! Como alguém pode tentar dizer o contrário se mesmo o Professor concorda com isso em Cartas?
Desculpem-me o atropelamento, mas esta é uma pergunta com segundas intenções. Naquelas, Frodo falhou em sua missão e se não fosse Sam, e até mesmo Gollum, a TM teria caído no colo de Sauron e sem proteção nenhuma da cintura para os tornozelos
sacou
Entendo que Frodo é o "queridinho" de muitos( eu o detesto! ) mas nem com isso, ou por isso, podemos fechar os olhos para a verdade.
Não fosse sua "escolta", hora pela Sociedade, hora pelo remanescente dela, ou de Sméagol, Frodo não teria chegado sozinho aos Pântanos Mortos. Sem Sam, não teria sequer conseguido despencar da cachoeira de Rauros
sacou
. Sem Sam, coitado de Frodo! tsc,tsc,tsc
Cara, receber ajuda de outros não faz de Frodo um fraco. Se for usar tal argumento: Gandalf, sem a ajuda das Águias, teria morrido 60 anos o início do SdA, em cima de árvores, com 13 anões e um Hobbit.
Se não fosse Fingon, Beren morreria em Minas Tirith;
Se não fosse Elwing, Earëndil não chegaria em Valinor;
Se não fosse Voronwë (e Ulmo), Tuor não entraria em Gondolin;
Se não fosse por Beleg, Túrin morreria em Angband.
Essas ajudas fazem destes heróis menos merecedores de honra ou glória?
Vocês estão entrando no campo do E Se... "ah, e se Gollum não tivesse arrancado o dedo?" ou "E se Sam não tivesse ajudado?" Alguém aqui é Istari de ofício e possui a vidência de Mandos para decretar se Frodo falhou? O resulto é inegável, a Terra-média foi salva. E, se o custo para tal demanda foi a caráter de Frodo, por ter fraquejado no final, paciência. Na História há heróis com bem menos virtudes do que o hobbit. E nem por isso deixam de ser louvados e lembrados. Heroísmo anda de mãos dadas com sacrifício.
Disse tudo.