NÃO, BALROG NÃO TEM ASAS!!....ops.... tópico diferente, mas....uai a ideia geral é a mesma....questão de interpretação né?
Bom, desculpem a piadinha, mas não resisti à tentação. Bom, mas mesmo assim acho valida a afirmação de que Frodo NÃO falhou. Acho que o simples fato de aceitar tal demanda e leva-la adiante já torna qualquer individuo um vencedor (mas isso não significa êxito!!), como não? Ou alguém aqui concorda que o fim da tarefa anula todo o esforço da demanda? Acho que o professor sempre tentou transmitir, na medida do possível, o comportamento real de um "herói", um individuo que esta destinado a fazer algo, não importando sua vontade pessoal e que decide seguir em frente, sem questionar o desfecho do caminho, faz o melhor possível. (Tá, mas ele não conseguiu jogar o anel!!!) Bom, eu sempre considerei que a demanda da comitiva era a de levar o anel ate a montanha para ser jogado no fogo, o que foi cumprido (mas foi o golum!!), que também estava destinado a cumprir um papel tanto para o mal (atazanar a comitiva) quanto para o bem (concluir a destruição do anél). O que, no entanto não aponta uma falha por parte de Frodo, pois nem Manwë conhece todos os designos de Erú. E a meu ver todos os fatos que ocorrem na Terra Média, são desígnios de Eru. A um trecho que menciona (Sou péssimo em citações, universitários, por favor, me ajudem), que mesmo nos atos dos indivíduos que tentam corromper a obra de Erú estará embutida sua vontade e tais atos serão apenas ferramentas para o cumprimento de seus designíos, ou seja, golum não estava la por que Frodo foi piedoso, mas por que estava “destinado” a estar lá, da mesma forma que Frodo não desistiu da demanda mesmo sabendo que as chances de sucesso, sobrevivência e uma existência posterior eram mínimas, pois era seu “destino” estar la, mesmo fracassando NO ATO de jogar o anel, mas obtendo sucesso no cumprimento dos desígnios de Erú. Obviamente existem pontos de vista diferentes, mas como já disse, questão de interpretação né! Todos validos, pois a “fé” é algo individual, uma questão tão profunda, jamais terá uma resposta única.
Abraços a todos.