• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Gays

Não tenho amigos gays, mas acho esse tipo de preconceito extremamente acéfalo. O "gay" é uma pessoa como qualquer outra, ora essa, nem mais, nem menos, e ponto.

Desafio qualquer pessoa declaradamente preconceituosa em relação à gays a me apresentar um argumento confiável para tal coisa.

O problema está na educação, o preconceito é passado dos pais aos filhos a partir do momento em que a criança percebe o preconceito no olhar de seus pais ou qdo não ouvem um "ai credo, que aberração!".

A criança intui que o que aquelas pessoas fazem é errado e carregará esse preconceito enquanto viver, claro que se ela estiver disposta a vencê-lo, entender e respeitar as diferenças de um modo geral já é louvável. Ainda não é assim em muitos casos, mas é menos que antes onde poucas pessoas mostravam-se esclarecidas sobre a questão da homossexualidade.

Se vcs héteros repassarem para seus filhos que é importante respeitar as diferenças, estarão dando um passo muito grande. A luta é nossa mas o sucesso dela tb depende de vcs.

Desafio qualquer pessoa declaradamente preconceituosa em relação à gays a me apresentar um argumento confiável para tal coisa.

boa! E aposto que se alguém aparecer, será baseado em argumentos morais que podem ser genealogicamente analisados.

Assumir publicamente as sexualidades não-heterossexuais é um problema muito complexo, que depende muito do contexto das pessoas. Para quem conseguiu lidar com isso, geralmente descreve-se uma sensação de alívio, de finalmente romper com uma vida de segredos. Chega de sofrer calado (a). Chega de ser ridicularizado pela mídia (principalmente nos programas humorísticos), chega de sofrer repressão da escola, dos familiares. No fundo este 'segredo pessoal' vira um segredo coletivo que acaba colocando as pessoas em situações de altíssima vulnerabilidade.

Última edição por um moderador:
Olá

Essa associação automática de que gays estão associados ao universo feminino é verdadeira apenas de desconsiderarmos mais da metade da população gay. Atualmente, numa balada G, você vai ver de tudo menos gente 'afeminada'. O mundo gay, principalmente metropolitano está cada vez mais 'masculinizado'.

Essa associação pode ser entendida também como uma forma de preconceito. Mas acredito que de fato - levando em consideração o resto do teu post - essa não era a sua intenção. Existe um abismo entre gays e mulheres, entre feminino e masculino.
Um homem gay pode estar diretamente ligado ao universo feminino, sem ser "afeminado"...
Na maioria das mulheres que eu me relaciono, eu percebo uma certa carencia de discutir certos assuntos com uma figura masculina, e tbm de pergutar coisas sobre os homens para homens que elas saibam que não vão de maneira alguma interpretar algo errado no assunto discutido..
Não me sinto nem um pouco feminino nos meus atos, mas mesmo assim estou muito mais apar do universo feminino do que muita "bicha pintosa"...

Eu sou gay, e meus amigos (homens e mulheres) costumam pedir-me conselhos.

Aliás o fato de meus amigos héteros me respeitarem por eu respeitá-los foi argumento fundamental quando resolvi contar para a minha mãe no final do ano passado. Ela sorriu, meio que orgulhosa, sabe?!

Não que ela precise da opinião dos outros para isso, mas mostro que sou uma pessoa correta com os outros, especialmente com os meus amigos.

Mas geralmente são mais as mulheres q nos procuram, mas os homens chegam pra conversar quando se sentem seguros de nesse diálogo não vai rolar nenhuma cantada. Pelo menos isso é o que a maioria deles me contam.
No caso das mulheres eu já dei a minha opnião... mas acho que o que leva o homem hetero a buscar conselhos com amigo gay, é alem do fato já citado pelo Furian dos tabus que levam as incompreenções do homemXmulher é a busca de uma opnião imparcial, e tbm a opnião de uma pessoa que entende mais o universo feminino que não é mulher...

O problema está na educação, o preconceito é passado dos pais aos filhos a partir do momento em que a criança percebe o preconceito no olhar de seus pais ou qdo não ouvem um "ai credo, que aberração!".

A criança intui que o que aquelas pessoas fazem é errado e carregará esse preconceito enquanto viver, claro que se ela estiver disposta a vencê-lo, entender e respeitar as diferenças de um modo geral já é louvável. Ainda não é assim em muitos casos, mas é menos que antes onde poucas pessoas mostravam-se esclarecidas sobre a questão da homossexualidade.

Se vcs héteros repassarem para seus filhos que é importante respeitar as diferenças, estarão dando um passo muito grande. A luta é nossa mas o sucesso dela tb depende de vcs.
Acho que a questão da educação e exemplo dos pais tem seu fundamento, mas não é o principal...
Sempre vi meus pais (principalmente meu pai) com seus preconceitos, e não são os mesmos preconceitos que eu tenho hj...
Ah e repito o que eu postei varias paginas atras... Preconceito todos tem... Dizer que não tem é hipocrisia... O que é erra do e faz mal e ser discriminativo...

... Para quem conseguiu lidar com isso, geralmente descreve-se uma sensação de alívio, de finalmente romper com uma vida de segredos. Chega de sofrer calado (a). Chega de ser ridicularizado pela mídia (principalmente nos programas humorísticos)...
Discordo de vc nesse parte... nunca me senti ofendindo ou ridicularizado por programas humoristicos... Alias não acho que ninguem deva se sentir... esses programas são feito justamente pra isso, pra fazer uma "critica" irreverente sobre comportamento das pessoas... Não vejo nada de errado nisso...

Agora falando sobre a questão da Igreja Universal:

Assisti a entrevista do Marcelo Crivela no Jô Soares... Achei bastante plausivel a explicação dele... Pelo oque ele explicou a lei proibe inclusive a igreja pregar que homosexualidade é errado. Isso é a mesma coisa que prender o papa a cada meia duzuia de palavras que ele fala :roll:
Eu acho isso errado tbm...

Agora falando sobre a questão da Igreja Universal:

Assisti a entrevista do Marcelo Crivela no Jô Soares... Achei bastante plausivel a explicação dele... Pelo oque ele explicou a lei proibe inclusive a igreja pregar que homosexualidade é errado. Isso é a mesma coisa que prender o papa a cada meia duzuia de palavras que ele fala :roll:
Eu acho isso errado tbm...
Se a lei somente poderá proibir que os religiosos nã possam tecer comentários ofensivos, mas não que sejam contra o homossexualismo, se isso fizer parte dos fundamentos da religião, pois a Constituição Federal prevê tanto a liberdade religiosa, quanto a liberdade de expressão.

Mas, repito, desde que não seja ofensiva.

Pois é. Pelo que eu entendi, a lei estipula que não se pode fazer declaração que incite ao ódio, leve à discriminação. Porque a discriminação e o ódio levam a problemas de ordem social que são da alçada do Estado.

A lei não impede que uma igreja diga que, segundo seus preceitos, a homossexualidade não é aceita, indicada, corroborada.

(OBS: para mim, aceitação é completamente diferente de respeito; respeito é ser capaz de viver em sociedade mesmo com aqueles de quem você discorda; aceitação é compreender a situação dos outros, apoiá-los etc)

Acho que a questão da educação e exemplo dos pais tem seu fundamento, mas não é o principal...
Sempre vi meus pais (principalmente meu pai) com seus preconceitos, e não são os mesmos preconceitos que eu tenho hj...
Ah e repito o que eu postei varias paginas atras... Preconceito todos tem... Dizer que não tem é hipocrisia... O que é erra do e faz mal e ser discriminativo...

Isso me lembrou um fato: a mãe de uma amiga minha era racista e ela, a amiga, é uma das melhores que eu tenho. Eu disse bem ERA, pois acredito que ela reviu os seus conceitos e me trata muitíssimo bem.

Concordo com vc: todos tem preconceito, mas além de não ser discriminativo é importante saber a origem dele e tentar superá-lo, pois como vc mesmo disse faz mal.

Anna Cwen disse:
A lei não impede que uma igreja diga que, segundo seus preceitos, a homossexualidade não é aceita, indicada, corroborada.

Sinceramente tentar entender a igreja me cansa muito. Acho que a pessoas deveria ser livres pra fazer o que quiser da vida. Uma vez vi uma entrevista de um padre no "Altas Horas" em que ele diz que a igreja recomenda que as pessoas pratiquem a heterossexualidade pois é um dos preceitos do catolicismo "crescei-vos e multiplicai-vos". Quanto a isso ela não precisa se preocupar pois no mundo existem e sempre existirão mais héteros que homos. É um dos mistérios da natureza humana para a manutenção da espécie.

E não é que, após meses sem aparecer, levam o assunto pra um rumo interessante?

Mesmo que se proiba a Igreja de dizer que homossexualidade é errado, isso não vai fazer tanta diferença. Se o Papa disser "matem os gays", quantos CATÓLICOS levantarão a mão? O catolicismo, IMO, virou uma religião fantoche. As pessoas se dizem católicas, mas a maioria deixou de prestar atenção no que diz o vaticano há muuuuuito tempo. Ainda mais aqui no Brasil.

Eu, particularmente, não me incomodo em ver o Papa me condenando ao inferno. Primeiro: eu não sou católico. Segundo: A igreja já não tem mais poder sobre a sociedade civil.

Do que eu tenho medo e das Igrejas evangélicas. Elas sim ameaçam. Primeiro colocando políticos que vetam qualquer projeto que equipare gays e héteros. E depois pq muitos deles são fanáticos. Inclua as igrejas petencostais e tudo relacionado a isso.

O "catolicismo" é mais racional que as demais religiões. Isso é fato. Mas não esqueçam que ao catolicismo é uma religião dogmática. Por mais que vc queira, vc não é livre pra fazer o que quiser. Em tese vc tem que seguir as orientações do Papa, que dizem, é o representanta de Deus na terra.

Como eu já sou um senhor de idade nesse tpc. tem alguém do meu tempo, aqui? xD

Mesmo que se proiba a Igreja de dizer que homossexualidade é errado, isso não vai fazer tanta diferença. Se o Papa disser "matem os gays", quantos CATÓLICOS levantarão a mão? O catolicismo, IMO, virou uma religião fantoche. As pessoas se dizem católicas, mas a maioria deixou de prestar atenção no que diz o vaticano há muuuuuito tempo. Ainda mais aqui no Brasil.
Concordo com vc da igreja catolica ser meio fantoche... Muita gente que não tem fala que é catolico sé pq não sabe que existe "agnóstico" no dicionario :mrgreen:
Mas as declarações de icones, ainda mais religiósos podem servir como um "apoio" para pessoas que não compartilham do mesmo credo...

Eu, particularmente, não me incomodo em ver o Papa me condenando ao inferno. Primeiro: eu não sou católico. Segundo: A igreja já não tem mais poder sobre a sociedade civil.
Poder direto realmente não tem... mas influenciar, ainda influenciam...

Do que eu tenho medo e das Igrejas evangélicas. Elas sim ameaçam. Primeiro colocando políticos que vetam qualquer projeto que equipare gays e héteros. E depois pq muitos deles são fanáticos. Inclua as igrejas petencostais e tudo relacionado a isso.
As igrejas evangelicas no Brasil estão tentando fazer o que a igreja catolica conseguil na idade media... Utilizar o poder indireto (influencia) que elas tem sobre uma parte da população, para conseguir de alguma forma o poder direto sobre a população como um todo... Ex. Fazer os fieis votarem,e elegerem eles para cargos politicos...

O "catolicismo" é mais racional que as demais religiões. Isso é fato. Mas não esqueçam que ao catolicismo é uma religião dogmática. Por mais que vc queira, vc não é livre pra fazer o que quiser. Em tese vc tem que seguir as orientações do Papa, que dizem, é o representanta de Deus na terra.
Não concordo com vc... e uma igreja como todas as outras... falha como todas as outras... A unica direferença é que as pessoas que se dizem evangelicas seguem a risca a religião... E isso não acontece tanto com os catolicos...
Como eu já sou um senhor de idade nesse tpc. tem alguém do meu tempo, aqui? xD
Bom se vc é um senhor de idade eu sou um ansião, já que tem post meu nesse topico ja na segunda pagina... Não que isso valha de alguma coisa realmente....

Concordo com vc da igreja catolica ser meio fantoche... Muita gente que não tem fala que é catolico sé pq não sabe que existe "agnóstico" no dicionario :mrgreen:
Mas as declarações de icones, ainda mais religiósos podem servir como um "apoio" para pessoas que não compartilham do mesmo credo...
(...)
Não concordo com vc... e uma igreja como todas as outras... falha como todas as outras... A unica direferença é que as pessoas que se dizem evangelicas seguem a risca a religião... E isso não acontece tanto com os catolicos...
Existe, realmente, muitos que se dizem católicos, por ser a Igreja que mais se aproxima daquilo que os interessa. No entanto, cada vez mais aumenta o número de pessoas, em especial jovens, que buscam viver o catolicismo como pregado.

As igrejas evangelicas no Brasil estão tentando fazer o que a igreja catolica conseguil na idade media... Utilizar o poder indireto (influencia) que elas tem sobre uma parte da população, para conseguir de alguma forma o poder direto sobre a população como um todo... Ex. Fazer os fieis votarem,e elegerem eles para cargos politicos...
Levando-se em consideração que algumas igrejas evangélicas buscam fazer as pessoas engolir goela a baixo o que pregam, entendo o receio de muitos.

*ignorando sumariamente o post anterior*

Gwiddion disse:
Eu tb não sou norte-americana, mas o que o Bush fala me interessa. Pq? pq ele tem poder sobre o pais mais poderoso do mundo. É o mesmo com o Papa, ele tem mais influência sobre as pessoas do que a maioria de nós; ainda que o poder da Igreja Católica já tenha sido maior no passado, ignorar sua presença e força é um grande erro.

Mas falar de declarações da Igreja depois das pérolas da semana passada é praticamente chutar cachorro morto. Alguém precisa arranjar um novo assessor para o Papa urgentemente...

Edrahil, só uma coisa: eu tenho dificildade com essa frase, "viver o catolicismo como pregado". Porque nós sabemos que a pregação da Igreja de hoje não é igual à de alguns séculos atrás; então a minha dúvida é se as pessoas que viveram naquele tempo hoje estão no inferno ou se a Igreja usou sua prerrogativa de que o que ela falar é uma promessa de Deus e aí as regras do jogo mudaram mesmo...

Última edição:
*ignorando sumariamente o post anterior*
Ignore a pessoa também. Pelo jeito, não tem nada que preste para apresentar.

Edrahil, só uma coisa: eu tenho dificildade com essa frase, "viver o catolicismo como pregado". Porque nós sabemos que a pregação da Igreja de hoje não é igual à de alguns séculos atrás; então a minha dúvida é se as pessoas que viveram naquele tempo hoje estão no inferno ou se a Igreja usou sua prerrogativa de que o que ela falar é uma promessa de Deus e aí as regras do jogo mudaram mesmo...
Oi Anna.

Antes de eu tentar responder isso, precisaria de uma explicação mais clara (dando exemplos) acerca de diferença de pregação.

Ignore a pessoa também. Pelo jeito, não tem nada que preste para apresentar.

Oi Anna.

Antes de eu tentar responder isso, precisaria de uma explicação mais clara (dando exemplos) acerca de diferença de pregação.

Posso começar dando como exemplo as Cruzadas. A História conta que a Igreja incentivou a luta dos cristãos contra os muçulmanos, prometendo aos que lutassem na guerra santa que teriam perdão por todos os seus pecados. Hoje, se algum católico resolvesse invadir jerusalém e expulsar muçulmanos e judeus, matando inclusive mulheres e crianças, isso seria um crime.

Só para não ficar mto off-topic, já que o assunto é Gays: como nesse caso que eu citei aí em cima, em que houve mudança de postura da Igreja, o que impediria de um dia a homossexualidade ser aceita como parte de alguns seres humanos, e portanto deixando de ser um pecado??

Posso começar dando como exemplo as Cruzadas. A História conta que a Igreja incentivou a luta dos cristãos contra os muçulmanos, prometendo aos que lutassem na guerra santa que teriam perdão por todos os seus pecados. Hoje, se algum católico resolvesse invadir jerusalém e expulsar muçulmanos e judeus, matando inclusive mulheres e crianças, isso seria um crime.
Acerca das cruzadas, cito aqui um texto de Dom Estevão Bittencourt, um dos maiores (senão o maior) teólogos no Brasil: http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=IGREJA&id=deb0617

Não coloco ele todo aqui pois é grande e seria off-topic.

Só para não ficar mto off-topic, já que o assunto é Gays: como nesse caso que eu citei aí em cima, em que houve mudança de postura da Igreja, o que impediria de um dia a homossexualidade ser aceita como parte de alguns seres humanos, e portanto deixando de ser um pecado??
A Igreja forma seu posicionamento com base na Bíblia, doutrina e tradição.

De forma bem específica, e colocando o tema no Novo testamento (existem outras citações que poderiam ser feitas do Antigo e Novo Testamento), cito esta passagem:

"Não vos iludais! Nem os impudicos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os depravados, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os injuriosos herdarão o Reino de Deus"
(1Cor 6,9-10).

Como poderia a Igreja ir contra aquilo que a Bílbia diz? Não há menor posssibilidade de isso acontecer. Seria como dizer que a Igreja recopnhece que a Bíblia estaria errada, e por isso, toda a fé cristã cairia.

Este é o principal fundamento.

Mas deixo bem claro que a Igreja, na condição de mãe (que acolhe a todos) e mestra (que tem o dever de ensinar o caminho correto, segundo suas convicções) não irá deixar de acolher o homossexual, mas não não quer dizer que apoia (ou aceita) o homossexualismo.

Infelizmente, ser gay, É PECADO.
acredito que Deus fez o homen para conviver, procriar e apreciar a MULHER.
nao se esgueirar para o indivíduo do mesmo sexo.
isto chega a ser, doentio em certos casos...vestir de mulher?" trocar de sexo?
QUE ISSO MINHA GENTE

QUE ISSO MINHA GENTE

Se você não está brincando, deve ter tido uma educação militar, uma pena. Mas ainda é tempo! :cool:

eu ....odeio.....gays...
sem ofença pra quem é.
Vc odeia a pessoa simplesmente pq ela é gay... mas não quer ofender quem é. Acho que vc acabou de se contradizer.

QUE ISSO MINHA GENTE
Em certos casos, pode vir de problemas psicológicos, que pode de fato ser classificado como doença na minha opinião.

mas é claro que nao estou brincando, eu me orgulho das minhas convicçoes e bases sólidas.
Vc se julga melhor que um gay?

hmm..deixa eu explicar melhor entao.
eu nao gosto, portanto nao me misturo. concordo plenamente em que alguns casos é doença psicologica ou falta de hormonio.
e eu já dei minha opniao, Homen com mulher, sim, mesmo sexo, nao. pra min é errado.
esistem vários tipos de gay, os doentes, nos quais eu respeito, os gays comuns, no qual procuro nao me envolver, e os gays "safados" estes sim, me considero melhor do que eles.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back