Arre, que confusão.
Vamos falar de custo x benefício.
É fato que é muito difícil viver em um mundo preconceituoso. Pode até acontecer de não arranjar um emprego por causa da cor, do credo, da orientação/opção/seilá-que-palavra-vão-inventar sexual.
No entanto, há de cada indivíduo pesar a todo momento os custos e benefícios de suas escolhas. E isso para qualquer coisa na vida, inclusive sobre sair do armário.
Viver isolado é ruim e desgasta emocionalmente uma pessoa. Mas contar para todo mundo não paga as contas.
Acontece o tempo todo com diversos "dilemas" na nossa vida. Tem de se pesar o que dói mais, e o que vai te afetar mais, ficar quieto/quieta ou contar.
Tem pessoas que aguentam melhor viver isoladas no seu segredo, mas sendo bem tratadas por apenas uma faceta. E por que todo mundo teria de saber de todas as suas facetas, hm? O fato de ser gay/lésbica não vai fazer com que de repente a pessoa por contar vá dar em cima.
(se isso acontece em seu círculo, Rinamarthiel, é melhor tomar cuidado... não são facetas, mas máscaras que seus "amigos" usam)
Existem galinhas hetero e homo... e eles fazem a má fama do resto, que preferiria ficar na deles, no casamento e no amor com seu companheiro e cara metade.
Por outro lado, não contar para ninguém essa faceta é soda... nem todos precisam saber, mas como você vai encontrar aquele para amar se ninguém sabe?
Muitos vão realmente se chocar, blablabla... mas também muitos vão dar de ombros e falar "e daí? se não é uma cantada, onde que isso vai afetar nossa amizade?"
Vocês pensam em termos de perder amizades. Eu penso em termos de seleção de amizades. Tipo, esse aqui passou no teste de qualidade.
Ah, Primula... mas você é hetero e é feliz com seu amado.
Eu também tenho uma certa maneira de testar amizades. Eu praticamente forço a barra em momentos críticos para ver se realmente é amizade ou apenas um conhecido/colega que tá tentando tirar vantagem de mim.
Já fui intolerante, provoquei em situações críticas... quando a pessoa não passa no meu teste de qualidade, eu nunca explico meus motivos. Mas o fato é que amizade só se mantém nos momentos fodas, e eu ciente disso sou meio kamikaze e muitas vezes provoco os momentos foda.
Eu machuco fundo a psique da pessoa, para experimentar a têmpera da pessoa. Cada amigo meu é como uma espada e uma obra de arte, e não uma faquinha comum e pintura barata. Não faço nada pelas costas, o ferimento que provoco é de frente.
Só que tem um detalhe: eu faço isso porque tenho escolha, porque decidi ser assim (escolha de mostrar meu lado feio pois quem gosta de mim vai ter de aturar essa parte também). Eu aguento as retaliações depois, então resolvi que em determinados momentos eu vou ser brucutu e por a prova as amizades.
No caso de vocês, não posso dizer que é escolha, mas sim dilema, e por isso vocês enxergam isso como um problema de perder amigos. Na minha visão é um filtro natural, onde eu sempre tenho de fazer filtros diferentes para avaliar a índole de cada pessoa que deixo aproximar-se de mim.
Então voltamos ao custo x benefício: vale a pena contar? Sim, sejamos frios e calculistas. Pois quem vai sofrer as consequencias vamos ser cada um de nós.
Se acha que é pior mentir do que aguentar as consequencias, vá em frente.
Se acha que não aguenta as consequencias, mas não aguenta ser falso, também vá em frente.
Ninguém pode dizer que está certo ou errado, pois ninguém está em sua pele para levar as pedradas. Tudo em seu próprio tempo e quando e como você decidir.