• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Status
Fechado para novas mensagens.
Leia Boltzmann.

EDIT: Boltzmann pode ser difícil de ler porque, apesar de estar em domínio público, está em alemão.
Bons livros que são usados em cursos conceituados de graduação para termodinâmica são o Physical-Chemistry, do Levine, e o A Molecular Approach, do McQuarrie. São ótimos livros pro nível de graduação, o problema é que são caros. Talvez você tenha acesso a uma biblioteca e possa emprestá-los.
Nenhum físico entendeu Botzmann para escrevê-lo em português? Um autor tão importante não foi traduzido, nem para o inglês? Não entendi. A velha falácia do "vai estudar", só que com outras palavras. Em minha defesa eu posso afirmar que li vários materiais de física e penso que o meu raciocínio está correto. É a primeira vez que vejo alguém negar essa interpretação da termodinâmica.

A medicina é boa enquanto fornece a possibilidade da manutenção da vida, por mais tempo, mas não serve como retórica para o cerceamento das liberdades individuais, prova disto é que qualquer tratamento é feito mediante a concordância do paciente.

Nenhum evento natural serve como retórica ou justificativa para o cerceamento de liberdades individuais ou medidas de natureza meramente utilitária. As leis naturais não estão em conformidade com mero utilitarismo, elas existem a priori e não a posteriori, elas não existem para a nossa maior conveniência. Os direitos naturais são anteriores aos positivos.

Última edição:
Bom, pelo menos nas universidades e institutos de pesquisa que eu já tive algum vínculo, quase não se usa (ou não se usa em absoluto) livro em português. Ciência é escrita na língua universal. Hoje em dia é inglês. Na época do Boltzmann era o alemão e o francês. Mesmo no exterior, centros de pesquisa de países de língua não inglesa dão preferência para as publicações em inglês.
O Levine existe traduzido, mas já me disseram que tem alguns problemas. O McQuarrie acho que não existe, nunca vi pelo menos. Existe o Atkins traduzido, mas ele é bastante simplista, geralmente é só usado em disciplinas experimentais como suporte. Pra se aprofundar na teoria, mesmo que só no nível de graduação, ele é bem fraquinho.
A Química Nova tem publicação aberta em português. Mas não sei o quanto tem de conceitos mais antigos como os da termodinâmica. Geralmente é sobre pesquisa mais recente, pode ser que ache algo na Química Nova na Escola. Mas as grandes revistas de referência na área são em inglês. Tenho várias críticas de como o mercado editorial científico funciona, mas as coisas são assim, independentemente do que eu ache sobre.

Bom, acho que se formos nos estender sobre termodinâmica, cabe a criação de um tópico novo, não é o intuito desse aqui discutir isso.
Só puxei a discussão pra entropia pra falar que não tem cabimento alguns tentar dar um ar científico pra tirar a responsabilidade do governo sobre as mortes na pandemia, usando uma teoria que não aborda nada sobre morte (seja de indivíduo ou do universo). A própria homeostase é um processo fora do equilíbrio e, portanto, fora dos limites da termodinâmica.

E cara, ao invés de ficar reeditando todos os seus posts, responde em um novo, é mais fácil pra acompanhar a discussão. Não vou me dar ao trabalho de reler pra ver o que foi mudado. Só reitero o convite, se quiser podemos discutir em um tópico específico sobre isso. Gosto muito do assunto e o faria com prazer.

Calma, deve haver uma justificativa plausível e holística para isso. :hxhx:

Em outras notícias:
Sensacionalismo puro, a sociedade do espetáculo. Um profissional indo dar espetáculo na TV, não teve contato com o "paciente", dando diagnóstico categórico à respeito de terceiro, completamente antiético. Falar sobre as características de uma enfermidade, profilaxia etc. na TV é aceitável, dar diagnóstico especializado à respeito de terceiro com o qual nunca teve contato pessoal é controverso. Na foto parece que nem penteia o cabelo. :p Esse gosta de espetáculo, se tiver também algum transtorno de personalidade não seria admirável, algum delírio de grandeza, deve pensar que é o Freud.

1616340505785.png

Última edição:
Eu me diverti com essa necessidade de se apelar a ENTROPIA e não sei o que mais de discussão filosófica pra defender a postura do governo Bolsonaro na pandemia.
Eu defendi a minha visão de mundo, a liberdade é o meu axioma fundamental. Eu acredito nisto e sou guiado por isto. Posso dizer que sou também o ambientalista máximo pois devastações, extinções em massa, colisões de meteoros, explosões de raios gama ocorreram e ocorrerão novamente. Os ambientalistas clássicos não precisam preocupar-se, a natureza permanecerá, ela apenas será diferente, conosco ou não. A natureza é o universo, e é indiferente à nossa presença. A vida encontrará outros meios. A realidade é que se força sobre nós e não o contrário. Poderia começar aqui uma vasta discussão acerca do caos, o caos não é a ausência de ordem, mas a ausência de um planejamento central. A ordem evolui a partir do caos, não acredito na necessidade de instituições sólidas. Se o homem é o lobo do homem porque acreditaríamos que ele passaria por transformação fundamental, imbuindo-se de virtude, ao ingressar nas instituições? Tudo isto, para mim, é apenas outra forma de dominação, uma que justifique a própria e incentive a obediência. Ademais, eu não sou necessariamente à favor do Bolsonaro, e inclusive acho ele ineficiente para colocar em prática os pensamentos de quem ajudou a colocar ele lá, possui uma pecha desenvolvimentista típica do "milicos", mas sou contra as atitudes e as visões de mundo dos governadores, dos sociais-democratas e dos esquerdistas. Os outros liberais se afundaram no apoio às restrições da liberdade. Sou obrigado a remar à favor do Bolsonaro até que as condições se revelem propícias a outra coisa. Vamos ver para onde o vento irá soprar, permanece aquele que melhor se adapta.

Última edição:
A minha referência fundamental não é Olavo de Carvalho, mas os pensadores austríacos, principalmente Hans Hermann-Hoppe. Também estou estudando o criptoanarquismo e tenho gostado.

Sugiro deste autor os seguintes livros: Uma Breve História do Homem, Democracia o deus que Falhou, Anatomia do Estado.

Ah... o anarcocapitalismo, a doença infantil do liberalismo.
#amo

Enquanto isso, no mundo real, o genocida segue seu projeto:

Precisa de diagnóstico psiquiátrico pra saber que ele não bate bem da cabeça?

"Só Deus me tira daqui". :rofl: :poop:

E como hoje é o aniversário do Micto, o Meteoro fez um videozinho especial para os bolsonaristas:

Última edição:

Taí uma proposta pra criar algo parecido com a 25ª emenda dos EUA. Interessante, mas acho difícil que passe.

O problema de uma proposta dessas, entre outras coisas, é abrir caminho pra tornar inimputável o sujeito.
Mas também acho difícil que isso prospere.

Pra mim, o cenário ideal, seria o afastamento em razão de aceitação de denúncia por crime comum. Se a PGR se mexesse e se houvesse disposição de pelo menos 2/3 da Câmara, se obteria esse efeito de afastá-lo do cargo - ainda que o afastamento pudesse ser temporário (180 dias). Nesse trâmite, a coisa não teria nem que passar pelo Senado e o PR seria levado a responder na esfera penal.

Foda é o lambe-botas do Aras tomar alguma providência.
E aí é que está uma fragilidade do sistema: quem indica o PGR é o próprio presidente.
É claro que ele sempre vai botar um amiguinho lá pra não avançar nada contra si. >___>

Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back