• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinema Harry Potter e as Relíquias da Morte (HP and the Deathly Hallows I/II, 2010/2011)

  • Criador do tópico Criador do tópico mrcuca
  • Data de Criação Data de Criação

Sua nota para o filme


  • Total de votantes
    28
Sabe o que me deixou frustrada?

não comentarem quase nada da morte do Mad-eye

Eu também, mas só um pouco. Meio que enquadraram isso em uma figura temática da morte e como encará-la. A gente também tem que parar com essa frescura de querer ver os filmes iguaizinhos aos livros. Precisa de fidelidade, não de cópia...

Cinema e literatura são artes tão diferentes, meio irracional essa obsessão.
 
Vi, hoje. Para minha (feliz) surpresa, embora na sexta (quando eu tive a decepção de não conseguir ingresso), estivesse anunciado que o filme seria exibido dublado, hoje constatei que é legendado. A sala não estava lotada (o que, confesso, me deixou aliviada). Tinha, no máximo, umas trinta pessoas (e o comentário bobo que ouvi, nem me incomodou, estou com um excelente humor e acabei rindo quando um menino disse 'Moça, com essa roupa preta, se seu cabelo não fosse loiro, eu diria que você está com cosplay da Belatrix'.) Consegui aproveitar bem a sessão. Pude sentar na fileira que eu adoro (a última, da tela para o fim da sala), na cadeira que eu gosto, a quinta, em uma fileira de nove cadeiras (sim, manias de cinéfila LOL), o quê me permite uma visão privilegiada da tela. Tudo dando certo. Tudo tranquilo.

Primeiramente, acho que o 'tom' do filme foi bem expressado pela fotografia. Mesmo nos momentos em que o ambiente era mais claro, prevaleceu um tom cinzento,

como na hora em que aparece o lugar do chalé do Gui e da Fleur, quando o povinho, com a ajuda de Dobby, desaparata lá.

Dito isso, não achei o filme essa coca-cola toda, não. (devo ser a única do meu círculo de amigos que pensa assim, btw). Mas, como atenuante, eu procuro pensar no fato de que eu vi só uma parte do filme, e que depois de ver o filme completo, minha opinião mudará.

O filme não é ruim, é ok, e, metade das minhas reclamações, é coisa de fã (convenhamos, fãs = vergonha alheia!), ou seja, nada sério; ou melhor, EXCESSO DE SERIEDADE.


Eu entendo, perfeitamente, que não se trata, simplesmente, de encenar o livro. Estamos falando de uma adaptação, de uma transposição da mídia literária para a cinematográfica. Muitas escolhas/mudanças são feitas para garantir um bom andamento narrativo do filme, etc. Sou bem tranquila quanto a isso. E acho que muitas coisas de que eu não gostei NÃO prejudicaram o filme:

Primeiro, expectativa é UMA MERDA. Todo mundo sabe que eu estava esperando, ansiosamente, pela cena dos Sete Potter. Achei que ela deixou a desejar, não empolgou. Tinha tudo para ser O MOMENTO DO FILME, e, na minha opinião, não foi.

Outra coisa: Harry toma Poção Polissuco no Casamento, no livro. No filme, ele aparece como ele mesmo. Aí eu acho meio estranho, tipo, Harry passa 'despercebido'. Luna e o pai conversam com ele, mas, tipo, ele é o ELEITO, um dos bruxos mais famosos, e é óbvio que ele chamaria a atenção das pessoas. Elas iriam lá cumprimentá-lo. Por isso, acho que ficaria legal ele aparecer como o garoto trouxa, como aparece no livro.

Mas, como eu disse, isso não foi prejudicial, até achei válido colocar a tia Muriel expressando o pensamento que atinge Harry, no livro, sobre ele 'não conhecer o Dumbledore'. Essa alteração, ao meu ver, foi benéfica, condensou bem toda aquele dilema que, no livro, é focado na pessoa do Harry apenas.

Acho que foi legal, também, não explorarem esse assunto: "os segredos de Dumbledore". Acho que darem apenas umas pinceladas, mostrando o título do livo da Rita na capa do Profeta Diário, o livro propriamente dito, que a Hermione pegou em Godric's Hollow, foi uma estratégia para manter o 'suspense' para o último filme. Acho que isso justificaria a escassez de cenas falando sobre o passado de Dumbledore.

Mas não gostei do Grindewald falando que era óbvio que a varinha estava com Dumbledore. Não há, nesta primeira parte do filme, pelo menos, a explicação para como os bruxos conseguem a varinha. E isso será importante para o desfecho.

Mais uma coisinha, eu me senti mal por não ter AMADO a morte do Dobby. E por não ter chorado (porra! A super-hiper-sensibilidade, proveniente da TPM, deveria servir para alguma coisa!) Sei lá, amigos no msn, TT's no Twitter: tudo e todos só comentam sobre 'o quão foda foi a morte dele'. Eu achei a morte ok. Pronto. Prefiro a do livro. E um dos méritos do filme é manter, na íntegra, a fala magnífica do Dobby: "Dobby não tem senhores. Dobby é um elfo livre. E Dobby veio salvar Harry Potter e seus amigos".

Tudo bem que o discurso do Dobby, no filme, sobre a amizade e tal foi legal. Emociona a galerinha. Mas, sei lá, eu gosto do "e, então, com um tremor, o elfo ficou muito quieto e seus olhos eram apenas grandes globos vítreos salpicados com a luz das estrelas que eles já não podiam ver". Não, não estou sugerindo o uso de voice over. Eu só quis dizer que gosto de o fato de a morte, no livro, ser ao anoitecer. Mas, como eu disse, isso não prejudica, em nada, o andamento do filme. é só implicância (boba) de fã, mesmo.

Agora, Rabicho... oi? Como assim? Ficou em aberto. Ele foi atingido por um feitiço e ficou lá, no chão. Nada mais. Não gostei.

Sei lá, eu acho legal, no livro, o lance da mão/do braço de prata, o fato de ele ter hesitado diante de Harry (que salvou sua vida), e, por isso, o feitiço antitraição que Voldemort fez, ter feito com que ele moresse sufocado pela própria mão. Isso eu acho que deveria ter sido colocado no filme e tal.

Mas, porém, contudo, entretando, todavia, a minha ida ao cinema foi compensada por um fator. Uma coisinha, que me faz dizer que os três reais que gastei, comprando o ingresso (sim, hoje, no cinema da minha cidade, seis reais, mas com a carteirinha de estudante, três), foram MUITO bem empregados. Uma coisa pela qual o filme valeu MUITO a pena:

O conto dos três irmãos. Foi belíssimo. Fiquei enfeitiçada. E senti vontade de rever o filme, só para poder apreciar melhor esse momento. Uma animação, que me fez, imediatamente, me lembrar do maravilhoso teatro de sombras chinês, e, por consequência, da aplicação dessa técnica em animações, por Lotte Reiniger e Michel Ocelot.

Fiquei tão impressionada com a forma por meio da qual O conto foi representado, no filme, que cheguei em casa e fui direto procurar meu exemplar de "Os contos de Beedle, O Bardo", para resenhá-lo. :mrgreen: Gosto do livro, e nem será difícil falar sobre ele.

Outra coisa de que eu gostei, (não tanto quanto da performance que envolve O conto dos três irmãos, claro) mas essa é bem controversa (foi desnecessário, mas eu não acho que tenha sido ruim), foi da dancinha do Harry e a Hermione. Mas essa é uma opinião impregnada de parcialidade, mesmo, porque eu sou H/H (me processem!).

Coincidentemente, todos os meus amigos que abominaram a inclusão da dancinha, são R/H. :lol:
 
Última edição por um moderador:
O filme tem alguns fortes méritos:
- a direção do Yates é cada vez mais sentida, sem pulos, sem pausas. Acaba funcionando muito bem.
- a fotografia é excelente. Cada lugar tem um visual marcante e sombrio se necessário.
- o crescimento na atuação do ator que faz o Rony (de fato o ator rouba a cena, mesmo com aquela cara de paspalho), que junta-se a Hermione e dão um show no ainda ruim HP.
- eu gosto bastante da cena do ataque dos comensais aos 7 HPs.
- atuação pequena, mas ótima, do Bill Night.
- o som está bem caprichado, toda cena mais agitada vc percebe isso.
- gosto tb do final, sempre achei que a morte do Dobby era o ponto perfeito para o fim do primeiro filme, marcante e doloroso. O Voldemort roubando a varinha do túmulo foi só um adendo (e ele dando raio pra tela foi pra ficar "estiloso").

Coisas ruins:
- eu achei a trilha sonora bem ruim, tinha música que não batia direito com o que estava ocorrendo na tela. Isso me incomodou bastante.
- o roteiro continua com problemas, o Kloves não consegue dar ritmo, embora tenha melhorado.
- Grindewald dedurando Dumbledore foi o fim. ¬¬ Alteração babaca e dispensável.
- o filme poderia ter uns 5 minutos a menos. Talvez uns 3 pelo menos.


No geral, o filme é bom. Preciso rever antes de dar uma nota mais precisa, ficaria entre 7 e 7,5.

Edit. Não é mais fiel que o primeiro filme não!!!
 
Última edição:
Eu assisti no fim de semana (isso, na estréia) e não tenho muito do que reclamar do filme, não. As cenas eram empolgantes, o trio não parava de correr, fugir, sempre ocorria uma explosão, etc, ou seja, o filme não parava para a gente tomar fôlego!

Gostei da animação contando sobre as relíquias (apesar da legenda atrapalhar um pouco porque era em branco), foi uma boa inovação para não ficar uma parte tediosa demais. Até os atores melhoraram um pouco nesse filme! Sério, achei que esse bate o sexto filme (que não teve batalha em Hogwarts! certo, não precisavam ser estupidamente fiéis, mas que a cena daria um grande agito, ah, isso sim...)

Aliás, eu, que sou muito fã do livro, vi de bom grado a tentativa de seguirem a história do livro. Porém, sei que aqueles não tão fãs assim ou que desconhecem toda a série terão grandes dificuldades de entender o enredo do filme. Sei que estava tudo okay para mim, mas para os outros... As explicações devem ter ficado corridas demais...

O final teve pouco impacto, parece que está no meio do filme e... acaba de repente! (ah, tá, mas aí vocês vão dizer: dãããããã! É só a parte 1, não é o fim mesmo! Tá, eu sei, mas o final ainda não me conquistou, mesmo para uma parte 1) Mas, no geral, é isso: sem reclamações muito pesadas.

Agora, espero a parte 2 do filme seja mil vezes mais incrível e com todas as fortes emoções que o livro é capaz de nos proporcionar.
 
Última edição:
Assisti num cinema vaziozinho.
:-P
Muito bom não ter garotas histéricas gritando no ouvido.

Achei legal. Melhor do que esperava.

Só achei que mesmo sendo 2 filmes, continuou tudo meio corrido.
Já não lembrava do livro direito e tive que relembrar na internet algumas cenas que pra mim ficaram meio forçadas na hora.
 
Eu achei o filme aceitavel esta longe de ser perfeito, primeiro por que ao contrario do sexto filme esse devia ser totalmente sombrio e colocaram muita comedia, tudo bem que o Rony é engraçado mais aqui cada coisa que ele diz é para o pessoal dar risada fica até estranho quando ele decidi tomar suas proprias decisões e algumas cenas que eu estava esperando não foram tão boas.
Mais o filme até que foi bom espero que a parte 2 me surpreenda.
 
Vi o filme agora e achei bacana, hein. É o primeiro ou um dos primeiros que não tem um tom episódico. As quase duas horas e meia passam voando, de forma contínua. Também gostei do tom de perigo, ameaça, enfim... isso, durante toda a série, no quinto, no sexto... tinha me soado artificial, mas nesse soou mais natural, dado os padrões da série.

Achei que as cenas envolvendo os flashes a respeito do Voldemort ficaram muito rápidos, quem não leu o livro deve ter ficado meio confuso... Acho que merecia um tempo a mais e tal, focando no Grindewald, no Gregorovitch (e deixado claro que este não era o Olivaras :P), etc. A cena do Krum, na festa, seria interessante, explicando esses dois personagens, o fato de serem bruxos nórdicos e tudo mais.

E podiam ter usado a palavra "Voldemort" para Harry e os outros serem capturados após a casa do Lovegood. No livro é meio besta, Harry mesmo sabendo disso acaba falando, mas no filme podiam ter dado um tom de surpresa e tudo mais, afinal de contas Harry é um dos únicos que usa a palavra, seria um modo factível de procurá-lo. Porque eles aparatando e dando de cara com os "sequestradores" (sequestradores!??!) foi meio forçado (embora eles tenham tomado o cuidado de fazer isso acontecer antes, para soar mais factível).

Dúvidas:
- Que pedaço de vidro era aquele, que o Harry ficava olhando e tal? Pensei no espelho do Sirius, mas enfim.
- Aquele lance do Draco ter que reconhecer Harry tem no livro? Me pareceu besta, afinal de contas a Hermione e o Rony estavam ali do lado...
 
Decepcionado aqui...
vi o filme e mesmo tendo sido dividido em dois, tive a empressão de estar indo muito rapido, mas ao final de tudo se percebe também muita enchissão de linguiça.
Serio, David Yates é um panaca... A ordem da fenix foi horrivel, o enigma muito infantil e esse também não gostei. Nem sei explicar porque não gostei, sinto que tem algo faltando.
O terceiro filme foi mesmo o melhor da serie, e agora só resta uma chance de fazerem um filme digno dos livros... e se a parte 2 tambem for chata, vou atras do Yates acabar com ele...
Mas como nem tudo é ruim, o ponto bom do filme foi Dobby... suas partes foram muito boas. "Eu só quero causar graves ferimentos":lol::lol::lol:.E a animação do conto ficou legal. Ah, assisti dublado, e a dublagem foi ruim pacas, voz do Snape ficou idiota, tal qual a do Voldemort... q alias, pareceu pagar pau pro Snape no inicio do filme... ridiculo.
E por fim, nesse post percebi como uso tres pontos... preciso parar com esse vicio...
 
Woo assisti ontem, e pra mim que nunca tive saco pra pegar os livros e ler (apesar de ter um deles aqui em casa, e nem lembro qual é) achei muito show, e pensando que está é apenas a primeira parte, em houveram mais "acontecimentos" o eu gosto muito...espero ansiosa pelo parte final agora *_*

Tadinha da Edwiges tão linda /o/
E não chorei na morte do Dobby, fiquei com dó também, mas pra falar a verdade nunca chorei em morte de personagens de filmes, sou bem incencivel eu acho.
A as cenas de ação amo.../o/ e sempre reparando que o Voldemort continua sem nariz...>_>
 
Haran Alkarin disse:
Dúvidas:
- Que pedaço de vidro era aquele, que o Harry ficava olhando e tal? Pensei no espelho do Sirius, mas enfim.
- Aquele lance do Draco ter que reconhecer Harry tem no livro? Me pareceu besta, afinal de contas a Hermione e o Rony estavam ali do lado...

- Está certo. É o espelho do Sirius.

-Tem, sim, no livro. E, mesmo que Rony e Hermione estivessem ali, o rosto de Harry ficou bastante desfigurado, por causa do feitiço que Hermione usou; o que o denunciou aos sequestradores foi sua cicatriz. Além disso, era bom que eles tivessem certeza de que era Harry antes de chamarem Voldemort. Ele não gostaria de ser chamado sem um motivo real.
 
De mediano a razoável... fica por ali, entre 6 e 7.

Gostei do jeitão corrido do filme. A sensação de ameaça tá sempre por ali, presente. O thriller de aparatar e desaparatar cada dia em um ponto diferente está muito fiel ao livro.

A sequência do Ministério da Magia para mim é a melhor do filme, a mais mágica. O "novo" MM simplesmente bate com aquele que eu imaginei, do saguão até a sala de julgamento lá no fundo. A cena da sala com os funcionários imprimindo "Indesejável Número Um" tem uma sinergia fantástica. E até me fez lembrar, bem de longe, alguma coisa do Brazil.

A animação com a história dos três irmãos é excelente também.

Mas, da mesma forma que muitos, senti que, mesmo partido ao meio, o filme ainda continua meio "corrido", jogando detalhes importantes para trás. Senti falta da história de Grindewald e Dumbledore, acho que deveria ter sido mostrada, embora eu não tenha ideia alguma de como isso poderia ter sido feito respeitando o passo aventuresco da coisa. Talvez uma outra animação, não sei.

A cenografia é boa, nas partes já supracitadas e na maior parte das cenas "silvestres", mas eu não agradei da própria nas partes urbanas, sobretudo no comecinho, casa da Hermione, casa dos Dursley.

Trilha sonora é o pior do filme, disparado. Disputando com o 'Cálice de Fogo' a posição de "pior de todos". No nosso mundinho real, o único jeito de ser transportado para a mágica da coisa é uma boa sinergia entre imagem e som, e não é o que acontece. O jeito certo de se fazer uma correta para o Harry Potter é como foi no 1, 2 e 3, completamente "encantada", ocupando todos os cantos do filme, numa das poucas coisas em que o Columbus acertou a mão. John Williams faz muita falta, bem como fez o uso de seu 'Hedwig's Theme' - a facada que eu senti foi a mesma de se tivessem tirado a "Marcha Imperial" do Star Wars. A falar em música de vilões, o tema do Voldemort teria caído muito bem nesse.

E a atuação também me deixou bem a desejar. Do trio, Harry continua sofrível, Hermione continua "dá pra gasto" e Rony, o único excepcional, ficou meio sufocado na adaptação do livro em que a Hermione assume o posto de segundo personagem. O Snape, quando apareceu, continou perfeito.

E sem falar dos personagens, mas das pessoas, a Emma Watson está sensacional. Eu casava. Puxou o filme pra cima. E o visual, principalmente o cabelo, a deixou top demais nesse "Relíquias da Morte".
 
Fui assistir com meu filho e a meu ver o filme acaba pagando o pato por adaptações anteriores ruins. Quem leu os livros da série, acabou por deduzir ou adivinhar o que estava por vir no último. Quem viu apenas os filmes acaba por perder detalhes importantes que agora nos últimos tem que ser explicados ou tratados de forma rápida. Ainda assim em minha opinião é a melhor adaptação. Sombria e madura que é a forma como ocorre no último livro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back
Topo