Do Cinema Em Cena:
"Quando você for assistir a Hulk, tenha consciência de uma coisa: o gigante verde não é apenas um monte de massa digital modelada pela Industrial Light & Magic (ILM). Muito da criação do personagem, de suas expressões aos seus movimentos, surgiram também através do diretor Ang Lee.
Esta é primeira vez que Lee dirige um protagonista digital, totalmente criado por computador. Em seu filme anterior, O Tigre e o Dragão, Lee trabalhou com vários efeitos especiais, mas nada se comparado ao que ele teria que lidar neste projeto. Como Hulk está em grande parte das cenas e não é um mero efeito visual, foi necessário um verdadeiro trabalho de direção com o personagem. Foi por isso que Lee fez questão de acompanhar o trabalho da ILM de perto. “Hulk tem um papel tão forte no filme que acho que foi necessária a presença de Ang aqui”, disse o diretor de animação Colin Brady, ao site San Francisco Chronicle.
Segundo Brady, Lee colaborou bastante para a versão final do personagem, inclusive, demonstrando como queria ver seus movimentos. “Há muito de Ang no Hulk. Não era problema para ele se levantar e representar exatamente o que queria. Foi um maravilhoso contraste ver esse sujeito de voz suave fazer aqueles movimentos tão grandiosos”.
Lee também enxergou um contraste na criação de Hulk (que só começou após o término da fotografia principal). Ele chegou à conclusão de que o trabalho da ILM é muito mais do que apenas criar efeitos especiais. “Eles chamam de Industrial Light & Magic, mas o lugar não se parece em nada com uma indústia. Tudo parece ser feito à mão. Cada artista em particular que trabalhou nas tomadas fez tudo manualmente”, comentou o cineasta.
Perguntado sobre as diferenças entre seu filme e os quadrinhos da Marvel – como a própria estatura de Hulk, que na tela será duas vezes maior – Lee diz não se importar com as críticas recebidas. “Eu gostaria de pensar que os fãs vão constituir apenas 0.1 % do público. Eu quis abraçar os quadrinhos, mas também quis me sentir livre para criar meu próprio episódio da [história]. Se eu ouvisse opiniões de todos, me atrapalharia todo”."