• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Hulk (idem, 2003)

Folco Gamgee disse:
Waters disse:
Eu fiquei muito interessado nesses truques que o Ang Lee usou no filme para deixar com aparência de Hq, deve ter ficado muito interessante.

Dizem que ele está usando técnicas de montagem tipo wipe e dissolve, colocando uma imagem parecida sobre a outra, e lentamente modificá-la.

E também dizem que ele está mudando os ángulos de camera durante as falas de um ator, pra parecer o recurso que os artistas de HQ usam quando o espaço de diálogo no primeiro quadro acabou.

E ele divide a tela em quadrinhos também. :clap:

Bom..... amanha jah eh quinta...... como o topico tah grande quem for o primeiro a ver o filme abre um topico pos-estreia para ele pois este sera trancado.

Funcionou com X-Men e com Matrix. Vai ser uma boa usar isso aqui tb :wink:

Acabei de voltar do cinema!

Tipo, não é bom... é ÓTIMO!!

O Ang Lee conseguiu provar mais uma vez que é um grande cineasta...

Eu achei que ia ficar tosquissimo ele, mas com o passar do filme a gente se acostuma! :D

Nossa, além das 4 atuações principais estarem muito boas também! Sem dúvida entra no Olimpo dos grandes filmes baseados em quadrinhos :grinlove:

O Hulk em si ficou bom? Falo da qualidade gráfica do mesmo, pois teve uma revista que disse que parecia uma geléia verde que anda... :?

Tisf disse:
Acabei de voltar do cinema!

Tipo, não é bom... é ÓTIMO!!

O Ang Lee conseguiu provar mais uma vez que é um grande cineasta...

Eu achei que ia ficar tosquissimo ele, mas com o passar do filme a gente se acostuma! :D

Nossa, além das 4 atuações principais estarem muito boas também! Sem dúvida entra no Olimpo dos grandes filmes baseados em quadrinhos :grinlove:

Obaaaaaaaaaaaaaaaa, estou louco pra ver este movie mas, Tisf o filme é melhor que X-Men 2??

Bom, eu também já vi! 8-)

A primeira coisa que fiquei pensando quando saí do cinema não foi em alguma cena específica, não foi na empolgação (apesar de ter ficado satisfeitíssimo), e sim de ter passando as últimas quase três horas lendo uma HQ. Mesmo não sendo nada expert nessa área, não pude deixar de reconhecer algumas técnicas que o Ang Lee usou no filme para dar um tchan das quadrinhos: tela dividida, zooms rapidíssimos, mudança de posição da câmera no meio de uma fala, mesclagem de uma tomada para um outra de uma maneira peculiar, etc.

E já que falei em Ang Lee, vou logo avisando que adorei a direção dele. Como li em alguma lugar-que-não-lembro-onde, Hulk é muito mais Ang Lee do que uma adaptação de HQ. Não pode-se ir ver Hulk esperando se divertir tanto quanto em Homem-Aranha, apesar de contar com ótimas cenas de ação e smash. É muito mais moral. Bem, o que não deixa de ser um ponto fraco, combinou perfeitamente com o contexto, nem um pouco distinto... quer dizer, é uma tarefa difícil tratar o lado psicológico dentro de uma história cuja proposta é ser meio que sangue frio (desculpem-me os fãs da HQ, mas é essa a imagem que eu tenho de Hulk, e confesso que pode ser um comentário totalmente ignorante), e Ang Lee conseguiu fazer isso sem ficar estranho, ou distinto, como disse anteriormente.

Ah, e podem falar o que quiser, mas o CGI de Hulk é MUITO bom. Eu nunca vi nada de massinha ali, nem nos primeiros trailers, e esse filme só reforçou essa minha imagem. Bom, não nego que uma hora ou outra a criatura dava uma impressão mais impressionante, depois nem tanto, mas longe dessas coisas aí que alguns andaram falando ultimamente. E já que entrei no assunto de CGI, gostaria de dizer que os efeitos estão muito bons, obrigado.

Quanto a ahistória... como eu já disse, sou um completo ignorante e fui assistir o filme sem saber nada sobre a história, a não ser aquela que é contada no trailer. Não tem um roteiro tão complexo ou inteligente capaz de forçar ao extremo todas as experiências de Ang Lee, mas como eu disse, às vezes é bastante voltado às relações com as pessoas e até a liberdade. Looonge de ter uma pancada moral em alguém, mas também não queria isso.

Os cachorros-monstrengos ficaram style. 8-) Aquela poodle ficou muito bem feita. O pai do Bruce, quando envolto por efeitos especiais (que não direi aqui o motivo para não estragar nada), também não decepciona. Quanto a isso fiquei tranquilizado... nada que realmente tenha danificado ou que eu tenha desejado que não estivesse lá.

No fim das contas, o filme superou as minhas expectativas, que eram grandes. Não saberia dizer se é o melhor file baseado numa HQ, preciso refletir um pouco mais... é muito diferente de X-Men 2 ou Homem-Aranha, por exemplo, por isso acho difícil fazer comparações, mas por enquanto a impressão que eu tenho é que esteja no mesmo nível.

Agora veja, vejam Hulk, porque o filme detona!!!!

NOTA:
4.jpg

Decepção total. TOTAL.

Os truques de montagem pra fazer o filme parecer uma HQ (não vejo o motivo) não funcionaram de forma alguma, aliás, foram uma das coisas mais irritantes que eu vi nos cinemas esses últimos ANOS. Você não conseguia se concentrar na história, porque toda hora havia um corte ou um efeito ou split screen. Toda hora a imagem se tranformava no olho de um inseto, ou na foto de uma planta, e continuava mudando sem parar. O filme perdeu muita atmosfera e tensão com isso. Raramente funcionava. 99 % das vezes não.

A história do Hulk foi apresentada de maneira confusa e perdida, e juntando com os truques de montagem, pareceu mais um "resumo" do que realmente teria sido a trama. Era como eles estivessem passando tudo em Fast Foward, não dando tempo pro filme e pros personagens respirarem, ganharem vida, etc. Os primeiros 40 minutos foram simplesmente horríveis.

Quando o Hulk se transforma em Hulk pela primeira vez, foi desapontante. Não pelos efeitos, eu não ligo muito pra isso. Mas toda a cena foi dirigida (e editada, não vamos esquecer) sem emoção nenhuma. Não deu pra sentir um impacto no que o Hulk fazia. Aliás, nem dava pra enxergá-lo direito. Era só uma confusão total.

E depois disso, mais um pouquinho de imagens do universo, de células, do passado de Bruce, de sapos e plantas, radiação, e depois mais Hulk. Nada disso foi interessante. A luta contra os cachorros até que foi legalzinha em alguns momentos, mas nada demais. Esquecível.

Um outro problema que eu notei no filme durante a duração foi que o Ang Lee queria dar um tom mais pesado e "psicológico" para o filme, mas o que o atrapalhou (além da falta de foco na história) foram as montagens "imitando HQ", que deixaram o filme com clima de cheesy, ou um clima de HQ tradicional, bem leve e solto. Aliás, essa montagem HQ teria funcionado bem melhor em Homem-Aranha (se feita com competência, é claro). Esse choque entre duas atmosferas opostas, a pesada, adulta E a leve, infantil, foi provavelmente o maior erro do Lee (tirando as montagens ¬¬, eca).

Depois vem as cenas quando Hulk foge do laboratório (nada muito interessante) e aí vem uma das únicas partes emocionantes do filme, que foi quando ele começou a correr em alta velocidade e deu o super pulo dele. Aquilo foi legal. Depois teve a luta contra os tanques, aquilo também foi legal, mas não tão legal quanto poderia ter sido. Depois, mais pulos de Hulk pelo deserto, que não ficaram bons, mesmo eu tentando não me concentrar em efeitos.

Depois disso, ainda MAIS flashbacks, sapos, plantas, bombas explodindo, montagens HQ, olhos, cenas chatas de personagens tentando se desenvolver, o pai do Bruce ganhando poderes (sim, isso foi legal), entre outras merdas.

Mais uma batalha do exército contra o Hulk, dessa vez com helicópteros, que salvo alguns momentos, não foi tão legal quanto poderia ter sido, e meio exagerada... Principalmente se você for considerar o lado adulto/sério do filme; nesse contexto essa cena seria podridão total. Tipo, pegar um foguete com a mão? Tsc...

Tem uma cena interessante (sim, uma cena inteira O.o) no meio dessa bagunça toda, que é quando Bruce está com Betty de volta a sua cidade natal, que agora estava abandonada, no meio do deserto. É um momento silencioso, focado, e sem as DROGAS de montagens, graças a deus. Foi nesse momento que o filme mostrou o seu potencial sério, momentos intensos entre os personagens... A única vez que você realmente pode chamá-los de personagens, né?

Agora, o que realmente deixou o filme num nível não tão apreciado foi o final completamente POOOOOOOODRE. PODRE... Ugh... O potencial do pai de Bruce com poderes é totalmente disperdiçado num vilão super ridículo, e uma batalha final (pode chamar aquilo de uma batalha?) digna de tripas de galinha. Horrível. Podre. Eca. Aí vem aquele vortex estilo-akira, que é incrívelmente semelhante a uma nuvem de bomba atômica... sim, simbolismo barato. Aí o Tenente/General/whatever Ross solta um raio grama, criando então o final mais anti-climático de todos os tempos... Exagerado, mas nem tanto. Foi "cop-out", uma saída barata, pra escritores que não achavam saída. Horrível. Credo.

Eu não vou nem comentar nas atuações, pq sinceramente eu não consegui prestar atenção nas atuações. Tudo o que eu conseguia ver era split-screen, wipe, dissolve, etc.

Ang Lee me decepcionou. Realmente. O projeto era difícil, era arriscado, e infelizmente ele caiu dentro das probabilidades, que eram a favor de "ser horrível". Pelo menos ele tentou...

3/10

PS: Só espero que a montagem HQ/podridão do filme não vire moda agora. :puke:

Ok, o Hulk realmente esmaga.

Mas nem tanto.

Teve falação demais, e esmagação de menos. Os efeitos de edição estilo HQ foi o que tornou a primeira hora do filme suportável. Em certos momentos adicionou tensão, em outros foi só divertido e em outros foi meio desnecessário, mas eu achei legal.

A primeira transformação não teve muita força, parece que ela só aconteceu porque já tava passando da hora, ficou meio jogada. A transformação dentro da casa foi melhor. A que eu gostei mais, no entanto, foi quando ele vira de Hulk pra Bruce, na frente da Betty com todos aqueles soldados em volta. Ficou muito bem feito.

O drama foi bem explorado no filme. E os simbolismos. E blablabla.

Mas... o Hulk (que devia ser o mais importante aqui). O filme fica realmente mais legal (duh) quando o Hulk começa a botar pra quebrar mesmo, mas ficou faltando alguma coisa. Poderia ser melhor, devia ter mais Hulk.

Referências que só quem lia o gibi do Hulk entendeu: o pai dele ganhou poderes e virou o Homem-Absorvente ( :eek: ), mas tem uma hora que ele parece o Rocha ( :eek: :eek: ) e aquela explosão no final pareceu a última página de Hulk #100.

Ah! Nem a pau o Hulk é mais perfeito que o Gollum. NEM A PAU.

Nota... hm... 6.

OK, vou postar minhas primeiras impressões e amanhã vou reassistir. Quem sabe faço um review.

Antes de mais nada, gostei. (bastante na verdade - o problema é que o review do Folco atrapalhou)

Não tão empolgante quanto X², o filme é mais envolvente. Personagens mais bem desenvolvidas, o que não passa do óbvio. :roll:
Até o poodlulk (curtiu, né? :wink: ) é mais bem desenvolvido do que muitos mutantes da escola do tio Xavier. =P
Falando nisso, não é que os hulkãos ficaram bons? Eu gostei muito da cena, que não só mostra a brutalidade primitiva do nervosinho (ele esmaga um, quebra outro e rasga o terceiro no meio!!! 8O ) como ficou tensa, bonita e ... ok, quando eles sobem nas árvores não pude deixar de me lembrar de O Tigre e o Dragão. =P
A melancolia e a tensão da história podem não ter combinado tanto com o estilo *muito ousado, by the way* quadrinístico mas, porra, eu adorei! Podemos pensar como o Folco .... que isso impede o acompanhamento e a atenção no desenvolvimento, atuações, etc ... mas, por outro lado, perceberemos muitos elementos novos a cada vez que assistirmos.
Me senti na frente de uma HQ futurística, que vira de página sozinha, tem movimento e som.
A trilha, na minha opinião, poderia/deveria ser diferente em alguns momentos. Por exemplo, na primeira transformação. Com uma trilha mais tensa, alta, violenta, a transformação teria sido infinitamente melhor. Na hora, mal acreditei que ele estava se transformando, porque não estava no clima ... como na transformação na casa dele. Aquela sim tava boa.
Mas isso não necessariamente é ruim, considerando que as circunstâncias eram diferentes.
Enfim, achei bonito. :clap:

Ah! Alguém entendeu o que ele disse no final? (em espanhol)

- A Panini lançou uma revista oficial do filme (na mesma linha que aquela lançada sobre o Homem-Aranha ano passado) ... é um making off por R$6,50, bem bacaninha.

-----------> Só pra saberem, a partir daqui, spoilers, mas nada forte, ok?

Mas ainda assim, spoilers. ¬¬ <--------------

Gostei muito dos primeiros quarenta minutos do filme. E de cabo a rabo, a edição "quadrinizada" me deixou completamente fascinado. 8O

Adorei as metáforas visuais nas cenas de transição e a atuação do Eric Bana foi melhor do que eu esperava.

A Jennifer Connely passou uma sensação de agonia estafante durante a parte tensa da história, de forma bem forte. Adorei a atuação dela, no geral.

Mas o melhor pra mim foi o Nick Nolte. Ele fez um pai arrependido mas também um pouco ensandecido de uma forma bem selvagem. :clap:

Os cães-hulk (quem inventou esse nome? :? ) ficaram bem distorcidos no filme, o que funcionou muito bem na minha opinião. Principalmente na luta contra o Hulk.
[spoiler:7fcf75b099]Ele quebrando o pescoço do cachorro foi f*da :lily: [/spoiler:7fcf75b099]

A sequência da fuga constantedele foi linda demais. Ele pulando absurdamente alto e o vento batendo no seu rosto. E ele pousando numa parte do deserto onde tinham os arbustos, num dos momentos mais serenos do filme. Lindo demais. :clap:

Eu quero falar mais, mas também tô com preguiça. :mrgreen:

Vou deixar um pedaço do filme pra outro comentar.

Ah, nada dessa ladainha de nota. Mas acho Hulk o melhor filme de HQ atualmente. 8-)

Eu saí do cinema... num belo misto de empolgação e surpresa. O filme foi muito melhor do que eu imaginava, em quase todos os aspectos.

Nunca li uma HQ do Hulk que fosse tão empolgante, profunda e envolvente como esse filme foi. A condução da história com a edição como se fosse uma HQ foi muito bem aplicada, pra um pobre leigo em análise cinematográfica como eu - e os que estavam na sessão comigo.

Quanto ao personagem: muito bem feito e convincente, só seria mais interessante de aparecesse mais. Nisso, foi um pequeno desapontamento: eu esperava mais Hulk, mais monstro. Mas esquecia disso quando via a expressão do rosto dele, humano e monstruoso ao mesmo tempo.

O mesmo pode ser dito das cenas de ação: se fossem um pouco mais extensas, o filme poderia ser um pouco mais interessante. A gente entende que o Lee quis fazre um filme mais denso e psicológico, mas que podíamos ter mais "Hulk esmaga homenzinhos"... podíamos. :mrgreen:

Ponto fraco... só um. SPOILER daqui pra frente
Que porra que era aquele poder que o pai dele desenvolveu? Precisava daquilo pra história funcionar? Se fizessem uma versão do filme sem aquele trecho final em que ele o pai conversam, o final seria algumas vezes melhor. Se era pra usar um "vilão com poderes absorventes", por que diabos não fizeram com que fosse um segundo Hulk? E com mais tempo em cena? Tá, não sei se seria a saída perfeita, mas seria bem menos contrangedor do que foi. :|

Como adaptação de HQ? Transcende esse conceito. Como disse antes, nunca li uma HQ do Hulk que gostei tanto como gostei desse filme.

Se o vilão fosse um 'outro hulk', sairia uma merda.
Passaria, de alguma forma, aquela mensagem de poderes, responsabilidades e o que fazer com elas. E de 'hulks' já tinham os cachorros.

Achei o poder do David bem bacana, embora tenha sido pouquíssimo bem explorado. No final, aquela bolha gigante ... mais ein? :eh:

Ah sim, enquanto eu não assisto de novo, alguém pode me explicar o esquema do começo do filme do David ter explodido uma bomba gama? Não entendi muito bem... por que ele fez aquilo? Quais os resultados/efeitos? Por que a cidade foi abandonada? :think:

Gildor disse:
Que porra que era aquele poder que o pai dele desenvolveu? Precisava daquilo pra história funcionar? Se fizessem uma versão do filme sem aquele trecho final em que ele o pai conversam, o final seria algumas vezes melhor.

O lance dos poderes pode até ser, por mais cara de "HQ do Huk" que tenha. :)

Mas a conversa em si jamais deveria ser retirada, porque foi muito boa. Principalmente a tiração de sarro do Nolte na atuação. :lol:

Kiwi... disse:
Achei o poder do David bem bacana, embora tenha sido pouquíssimo bem explorado. No final, aquela bolha gigante ... mais ein? :eh:

Ele absorveu parte do poder do Hulk e se descontrolou, começando a absorver tudo à sua volta.

Foi o que entendi pelo menos.

Kiwi disse:
Ah sim, enquanto eu não assisto de novo, alguém pode me explicar o esquema do começo do filme do David ter explodido uma bomba gama? Não entendi muito bem... por que ele fez aquilo? Quais os resultados/efeitos? Por que a cidade foi abandonada? :think:

Primeiro, acho que aquela explosão foi uma metáfora visual. Mas é só uma hipótese. Realmente é mais interessante se for real, porque seria uma ponta solta.

Caso a explosão tenha sido real, é preciso primeiro saber o que havia no local onde ela foi gerada. Aí sim pode-se supor os efeitos desejados.

Quanto à cidade...

Pelo que entendi, era uma cidade onde militares e pessoas envolvidas com projetos do exército residiam. Esse tipo de cidade existe nos EUA.

O filme começa bem, mas acho que no final se perde um pouco. Aqueles poderes desenvolvidos pelo pai do Hulk no fim do filme eram toscos.

O Nick Nolte não fica ensandecido no final, ele é ensandecido o filme todo.

Os efeitos estão legais, e as cenas de luta tb. Os quadros simultaneos e enquadrados ajudam a dar atmosfera de HQ, mas o filme não vai muito além disso.

Uma boa pipoca, um filme divertido que não se propõe a ser mais do que entretenimento e por isso não cai no ridículo.

Nota 7,5

P/ quem falava que o CG ia ser uma porcaria, taí a prova de que não foi.
Claro que tinham partes não tão boas (durante a 1ª transformação o CG ficou horrível, assim como na parte em que ele pulava pelas rochas), mas nada que comprometesse o resto que ficou muito bom!
Outra coisa a resopeito dos CGs... os cães... putz! Só io poodle se salvou ali. Os outros dois ficaram tão toscos que pareciam mais refugiados de uma animação descompromissada da Pixar.

O desenvolvimento do filme se deu muito bem na minha opinião. Principalmente nas partes "quadrinizadas" (claro que tb houveram muitas cenas desnecessária). Não achei que a história foi prejudicada pela "quadrinização". isso p/ mim foi um dos grandes pontos do filme, pois eu tinha exatamente o que eu queria ali. Uma HQ com movimentos na tela!

Faltou um pouco mais de "Hulk Esmaga!" durante o filme e isso poderia ter sido aproveitado melhor se houvessem mais cenas com o Hulk.
A cena em que a Betty vai em encontro a ele e ele volta a ser Bruce ficou ótima! A transformação ficou perfeita!

Uma coisa que eu achei muito exagerada (em Homem Aranha tb teve, mas foi mais dosado) foi as referências às cores verde e roxo. Eles exageraram muito nisso. Qq coisinha que aparecesse tinha que ser verde e roxo. Isso p/ mim quebrou bastante o clima pois era como um aviso de "olha, daqui a pouco o Hulk vai aparecer hein... fica esperto".

V disse:
Referências que só quem lia o gibi do Hulk entendeu: o pai dele ganhou poderes e virou o Homem-Absorvente ( :eek: )
Eu fiz esse comentário logo de cara p/ o Isildur... putz.. de onde eles tiraram essa ideia?? :?
Acho que poderiam ter feito algo mais interessate do que simplesmente transformar o pai dele no Homem Absorvente... só faltou ele falar p/ chamarem ele assim.

De resto o filme agradou e muito. Não chega a ser um X² (até pq são estilos diferentes, mesmo que ambos sendo adaptações de HQs), pois não empolga tanto. Mas p/ mim está entre as melhores adaptações até hj, mesmo sendo muito adaptada a ponto de ter modificações beeeeeem grandes na história original do personagem (que por sinal, foram até que positivas e não deixaram o personagem com uma história muito simplória).

Eu arriscaria um 8/10

Ah... agora estou mais sereno :lol:

Bom, eu achei que os efeitos ficaram bons sim! Até na hora que ele roda o tanque, não achei que ficou ruim não! 8O É como eu disse, a gente vai se acostumando com ele :D

Eu também nunca tinha lido nada a respeito dele, e nem sabia sobre o roteiro do filme...

Como o Fox citou, a sensação de agonia dela faz a gente ficar também!! E os efeitos de edição em quadrinhos eu achei uma sacada muito legal! Aliás

[spoiler:78373271cd]A morte do carinha, com a tela congelando eu achei demais!!!!! Pareceu mesmo uma HQ!! :D
E a hora que aparece ele frente a frente com ele no espelho, que ele de Hulk pega no pescoço e diz: humano fraco, ou coisa assim, eu levei um p*** susto! :lol: [/spoiler:78373271cd]

E a atmosfera de seriedade ajuda ainda mais as coisas funcionarem! O drama dos envolvidos e tal... gostei bastante.

Eu gostei, foi de acordo com as minhas expectativas.

HULK SMASH!!

No começo estranhei o tal "efeito de quadrinização da tela", mas logo acostumei e passei a compreender o efeito que aquilo dava.

Os efeitos especiais foram suficientes pra eu esquecer durante praticamente o filme todo que eu estava vendo um bonecão de CG... E, como já foi citado, aquela transformação de Hulk pra Bruce foi linda. E os cães ficaram meio deformados, mas obviamente esse era o objetivo.

Adorei o fato do Hulk ficar mais forte conforme sua ira aumenta... Na cena dos tanques, por exemplo, ele tem uma certa dificuldade pra arrastar a tampa de um deles, mas fica tão irado que começa a bater num outro tanque com ela como se fosse uma panela!

A exploração do drama psicológico foi um dos pontos altos do filme, mas eu fiquei de certa forma contrangido naquele diálogo entre o pai e o filho, quando o David gritava ensandecido... Como os militares, após presenciar isso, deixaram que o louco continuasse ali perturbando o Bruce, estando meio óbvio que a chance de ele virar a coisa verde naquelas condições eram enormes?

E não gostei também do duelo pai x filho, na minha opinião ficou meio confuso e com um final meio esquisito... Como o Bruce sobreviveu, e o que aconteceu com o David? Talvez isso seja proposital, para ser explicado numa sequência, que espero que não venha a comprometer o sucesso desse primeiro filme.

Realmente valeu a pena todo o sacrifício que tive que fazer para pegar essa pré-estréia! :mrgreen:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back