Decepção total. TOTAL.
Os truques de montagem pra fazer o filme parecer uma HQ (não vejo o motivo) não funcionaram de forma alguma, aliás, foram uma das coisas mais irritantes que eu vi nos cinemas esses últimos ANOS. Você não conseguia se concentrar na história, porque toda hora havia um corte ou um efeito ou split screen. Toda hora a imagem se tranformava no olho de um inseto, ou na foto de uma planta, e continuava mudando sem parar. O filme perdeu muita atmosfera e tensão com isso. Raramente funcionava. 99 % das vezes não.
A história do Hulk foi apresentada de maneira confusa e perdida, e juntando com os truques de montagem, pareceu mais um "resumo" do que realmente teria sido a trama. Era como eles estivessem passando tudo em Fast Foward, não dando tempo pro filme e pros personagens respirarem, ganharem vida, etc. Os primeiros 40 minutos foram simplesmente horríveis.
Quando o Hulk se transforma em Hulk pela primeira vez, foi desapontante. Não pelos efeitos, eu não ligo muito pra isso. Mas toda a cena foi dirigida (e editada, não vamos esquecer) sem emoção nenhuma. Não deu pra sentir um impacto no que o Hulk fazia. Aliás, nem dava pra enxergá-lo direito. Era só uma confusão total.
E depois disso, mais um pouquinho de imagens do universo, de células, do passado de Bruce, de sapos e plantas, radiação, e depois mais Hulk. Nada disso foi interessante. A luta contra os cachorros até que foi legalzinha em alguns momentos, mas nada demais. Esquecível.
Um outro problema que eu notei no filme durante a duração foi que o Ang Lee queria dar um tom mais pesado e "psicológico" para o filme, mas o que o atrapalhou (além da falta de foco na história) foram as montagens "imitando HQ", que deixaram o filme com clima de cheesy, ou um clima de HQ tradicional, bem leve e solto. Aliás, essa montagem HQ teria funcionado bem melhor em Homem-Aranha (se feita com competência, é claro). Esse choque entre duas atmosferas opostas, a pesada, adulta E a leve, infantil, foi provavelmente o maior erro do Lee (tirando as montagens ¬¬, eca).
Depois vem as cenas quando Hulk foge do laboratório (nada muito interessante) e aí vem uma das únicas partes emocionantes do filme, que foi quando ele começou a correr em alta velocidade e deu o super pulo dele. Aquilo foi legal. Depois teve a luta contra os tanques, aquilo também foi legal, mas não tão legal quanto poderia ter sido. Depois, mais pulos de Hulk pelo deserto, que não ficaram bons, mesmo eu tentando não me concentrar em efeitos.
Depois disso, ainda MAIS flashbacks, sapos, plantas, bombas explodindo, montagens HQ, olhos, cenas chatas de personagens tentando se desenvolver, o pai do Bruce ganhando poderes (sim, isso foi legal), entre outras merdas.
Mais uma batalha do exército contra o Hulk, dessa vez com helicópteros, que salvo alguns momentos, não foi tão legal quanto poderia ter sido, e meio exagerada... Principalmente se você for considerar o lado adulto/sério do filme; nesse contexto essa cena seria podridão total. Tipo, pegar um foguete com a mão? Tsc...
Tem uma cena interessante (sim, uma cena inteira
) no meio dessa bagunça toda, que é quando Bruce está com Betty de volta a sua cidade natal, que agora estava abandonada, no meio do deserto. É um momento silencioso, focado, e sem as DROGAS de montagens, graças a deus. Foi nesse momento que o filme mostrou o seu potencial sério, momentos intensos entre os personagens... A única vez que você realmente pode chamá-los de personagens, né?
Agora, o que realmente deixou o filme num nível não tão apreciado foi o final completamente POOOOOOOODRE. PODRE... Ugh... O potencial do pai de Bruce com poderes é totalmente disperdiçado num vilão super ridículo, e uma batalha final (pode chamar aquilo de uma batalha?) digna de tripas de galinha. Horrível. Podre. Eca. Aí vem aquele vortex estilo-akira, que é incrívelmente semelhante a uma nuvem de bomba atômica... sim, simbolismo barato. Aí o Tenente/General/whatever Ross solta um raio grama, criando então o final mais anti-climático de todos os tempos... Exagerado, mas nem tanto. Foi "cop-out", uma saída barata, pra escritores que não achavam saída. Horrível. Credo.
Eu não vou nem comentar nas atuações, pq sinceramente eu não consegui prestar atenção nas atuações. Tudo o que eu conseguia ver era split-screen, wipe, dissolve, etc.
Ang Lee me decepcionou. Realmente. O projeto era difícil, era arriscado, e infelizmente ele caiu dentro das probabilidades, que eram a favor de "ser horrível". Pelo menos ele tentou...
3/10
PS: Só espero que a montagem HQ/podridão do filme não vire moda agora.