A eu num ia fala nada nesse tópico, ate ontem. Mas dpeois de assistir pela terceira vez (
), resolvi falar.
Na verdade eu num queria comentar, porq eu sinceramente num me achei num nivel intelectual pra conseguir disertar oq o Ang Lee fez no filme...
Quando eu assisti da primeiar vez, sai com o olhos cheios de lagrimas, e ainda não conseguindo entender, oq Ang Lee tinha na cabeça pra fazer algo tão diferente e ousado.
Eu tava com
vergonha de tentar comentar o filme, porq simplesmnte e um obra de arte, e so quem tem muita capacidade e conhecimento artistico, alem de conhecimento do proprio autor pode entender oq ele quiz passar.
E eu acho q eu entendi o recado...
"Não é preciso fazer um filme para adolescentes babacas gostarem, ou um blockbuster para arrecadar milhoes das massas q são sem cultura visual por propria culpa do cinema. Pode-se fazer oq se acha certo, fazer um filme para q ele se torne um bom filme, não importa a sircustancias.
Quem num entender metaforas visuais e se sentir confuso, critique ue? Ninguem te impede disso...
Mas pra quem foi ao cinema e viu algo alem de mais um filme de heroi, podia ficar agradecido por não ser alimentado com mais um Blockbuster de verão, e aumentar mais ainda a "cultura"(inutil) visual de vcs em relaçao a isso."
Então, eu tb creio q o filme e de um ousadia tamanha, e eu achei isso espetacular. Ele simplesmente jogou pro alto oq os grandes estudios queriam, porq eles claro, queriam um sucesso de bilhetria, e pra isso ele teria q trabalhar mais o lado pipoca do filme. Não, ele disse não, e fez o filme q ele achou certo fazer...
Não é para todos mesmo, não mesmo. E sim para um publico especifico, talvez nem os dos HQs, mas para um publico q adimira um senso plastico estraordinario, e todas as facetas utilizadas em um filme, desde metaforas visuais para se ilustar o drama psicologico do personagem, assim tb como seu estado no momento.
O filme e realmente para quem ja tem um cultura visual. E o mais surpreedente, quem diria q veriamos isso logo no filme de um heori como Hulk?
E isso pra mim, tronou o filme um espetaculo sem tamanho. Um liçao de como trasformara um provavel filme pipoca em um filme devidamente artistico usando os conceitos basicos da própria fonte de origem. E utilizando todos os recusros dramticos para se levar seriedade a verassidade a historia.
Esse é um tipo de filme q me faz realmente ignorar as criticas contra ele, porq sei q ninguem, mas ninguem mesmo, q criticou o filme vai ter o minimo de percepçao para se quer fazer algo perto daquilo um dia em toda sua vida.
E isso me alivia... e muito.
Bom filme pra quem não assistiu, e abram a mente...