• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lançamentos 2024

A Pedrazul Editora está lançando, através de financiamento coletivo do Catarse, um livro inédito no Brasil, Sem Nome de Wilkie Collins.

No século XIX, o escritor Wilkie Collins revolucionou a literatura com sua forma única de escrever, na qual os próprios personagens contam suas histórias, misturando gótico, mistério, intrigas, suspense e segredos inimagináveis. O “Rei do Romance Sensação”, como ele era chamado, era amigo íntimo do maior escritor Vitoriano, Charles Dickens, que juntos fizeram desse período a era de ouro do romance de ficção.

 
Brian Hebert - Irmandade de Duna_capa.webp

O livro em que a série da HBO “Duna: A Profecia” vai se basear se chama “Irmandade de Duna”.

Trata-se do primeiro livro da trilogia Escolas de Duna, de Brian Herbert e Kevin J. Anderson
onde iremos descobrir as origens das Bene Gesserit e as disputas das famílias Harkonnen e Atreides.
 
Lançamento de Édipo em Colono, última peça da Trilogia Tebana, pela Ateliê:

1724180298683.webp

Na disputa pelo poder em Tebas, Etéocles e Polinices, filhos de Édipo, expulsam da cidade o pai sob a alegação de que por seus antigos crimes de parricídio e incesto o velho rei, já deposto há muito tempo, poderia ser causa de contaminação e desgraça para o país. Cego, o ancião banido perambula sob os cuidados de sua filha Antígona, até chegar a um local próximo de Atenas, onde o errante andarilho, ao saber que se trata de um bosque dedicado às terríveis deusas Erínies, identifica-o como o lugar em que, de acordo com antigo oráculo, encontraria finalmente paz e repouso. No entanto, os habitantes dessa região chamada Colono, ao conhecerem a identidade do estranho visitante, querem que ele abandone o lugar imediatamente, temerosos de que sua presença – considerada nefasta – atraísse desgraças para a terra e seu povo. (...) Sob a perspectiva e no contexto da democracia ateniense do século V a.C., este drama expõe e documenta tanto os antigos valores ainda atuantes da aristocracia tradicional quanto as misteriosas crenças religiosas do próprio autor Sófocles.

Com esta edição, completa-se a publicação das sete tragédias supérstites de Sófocles, na tradução poética, metódica e sistemática de Jaa Torrano. Todos os volumes contêm, além do glossário mitológico, ensaios de interpretação do tradutor e de Beatriz de Paoli, tão agudos quanto esclarecedores.

 
Lançamento da primeira tradução integral de Don Juan de Byron. A tradução que saiu pelo Clube de Literatura Clássica, a cargo de Francisco Botelho, embora tenha sido publicada antes, é posterior a esta:

Esta é a primeira tradução integral da obra, realizada em 2020 como parte da tese de doutorado pela USP por Lucas Zaparolli de Agustini


Claudecir foi o editor do meu Terêncio pela Kotter. É um sujeito muito atento e que vem montando um bom catálogo na Anticítera.
 
Acho inaceitável que ainda hoje, "em pleno 2024", ainda tenha editora vendendo livro na Internet sem colocar um pedacinho dele em PDF como amostra. Especialmente editoras que não se encontram em livrarias físicas. :dente: Não adianta nada só incluir lá um trecho "sobre a tradução" se eu não posso vê-la na prática, pelo menos umas dez estrofezinhas. :naonaona:
 
Sim, mancada...
Mas dá pra ler a tese toda na biblioteca digital da USP:

Imagino que ela deva ter alterado algumas coisas aqui e ali...
 
Lançamento do ano!!!

Imagem-de-capa.png


“Para que serve um escritor se não para destruir a literatura?” — O jogo da amarelinha, Julio Cortázar.

O nome do protagonista deste romance poderia bem ser Mircea Cărtărescu. Mas, em vez de escritor de renome internacional e multitude de prêmios, é um professor do ensino público em um bairro periférico de Bucareste. Ainda jovem, um malfadado sarau literário enterrou de vez suas pretensões literárias, restou apenas um diário para atestar o escritor que ele poderia ter sido. Trata-se, então, de autoficção de um duplo imaginário do escritor?

Sua vida se resume a ir da escola para casa. Uma casa enorme, em forma de navio, construída por um cientista sobre um solenoide – um gerador de campo magnético que atrai todos os temas e obsessões literárias do escritor Cărtărescu, transformando a rotina do professor primário, para além do nonsense educacional e do terror do sistema de saúde, em um caracol de reflexões sobre percepção da realidade, literatura e filosofia. Tudo isso em Bucareste, capital cinzenta de um país sob regime ditatorial e empobrecido, uma cidade melancólica e sufocante, às vezes fantasmal.

Magistralmente escrita, Solenoide é uma obra monumental, que põe em xeque as próprias bases do romance.

 
@Bartleby, o que você pode dizer sobre esse esse escritor e sua obra.
É um escritor bem focado no sensorial, nas imagens, é tudo muito luxuriante. É um escritor vertiginoso, obsessivo, de uma escrita que demanda atenção por sua escrita correr por parágrafos a fio, além de ter uma imaginação exarcebada - ele diz muito que a Bucareste que ele descreve é uma completamente sua, de sua mente. Além disso, ele tem uma preocupação existencial e metalinguística que abrem comparações com Kafka, Borges, e Calvino, entre outros, sendo original, ainda assim.

Li as duas primeiras partes, por enquanto, de Nostalgia, que é o seu romance de estréia, composto de histórias independentes mas conectadas tematicamente. É uma boa porta de entrada, por ser mais curto. As histórias não são muito regidas por enredo, mas por sensações, então de início tem-se a impressão de não acontecer nada, mas ao final tudo meio que faz sentido, pelo desfecho agridoce que ele dá, a experiência foi algo tão concentrado assim e repisado por ter sido algo tido e perdido e esquecido. Uma nostalgia por uma vida em que a salvação parecia possível.

Vale muito a pena. Tenho que terminar o Nostalgia ainda para dizer melhor sobre o livro como um todo. Esse novo lançamento já é um livro mais tardio da obra do autor, que ganhou vários prêmios internacionais importantes, e que ele descreveu como uma espécie de evangelho agnóstico. Ele tem disso, o autor é uma parte central da obra. Pode parecer indulgente, mas acaba abarcando o universal.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back
Topo