E aí, uns quatro anos depois desse tópico ter sido aberto (em 2007), vocês acham que esse panorama de "desconhecimento" a respeito da literatura brasileira contemporânea continua igual?
Graças ao Meia e a Izze eu passei a conhecer vários autores nacionais nesses últimos dois anos. Ainda acho eles muito concentrados, tanto em região (maioria é gaúcho) como em editora (Cia. das Letras), mas que possuem qualidade é inegável.
Da Companhia das Letras tem o Daniel Galera, Carol Bensimon, Michel Laub, J. P. Cuenca, Ana Miranda, Joca Reiners Terron, Tony Bellotto, Lourenço Mutarelli, Milton Hatoum e o Bernardo Carvalho.
Da Alfaguara tem o Ricardo Lísias (campeão da CLB 2011 com o "livro dos mandarins") e o Rodrigo Lacerda.
Ainda em outras editoras tem o Miguel Sanches Neto, Antônio Xerxenesky (que o pessoal do Meia quase desconhece, né?), Laurentino Gomes, Martha Medeiros, Guilherme Tauil(!), Airton Ortiz, Eduardo Spohr...
Talvez eu esteja enganado, mas recentemente a maioria desses nomes andam aparecendo em vários lugares e com isso vão fugindo de um nicho mais específico de leitores e se tornando mais consumíveis pelo público em geral. Não sei, pode ser só uma impressão um tanto ingênua, mas acho que a literatura brasileira contemporânea vem ganhando cada vez mais atenção.
Putz, já ia esquecendo do Tezza e do Luiz Ruffato. Acho que para o "grande público" a influência aqui talvez venha do vestibular, ainda assim são dois nomes que a cada dia se escuta falar mais por aí.