12/05/2005 - 22h35
Contra o Treze-PB, Fluminense vence sétima seguida
MBPress
No Rio de Janeiro
O Fluminense deu um importante passo nesta quinta-feira para chegar as semifinais da Copa do Brasil. Jogando em São Januário, o time tricolor venceu o Treze-PB por 1 a 0, gol de Leandro, e agora poderá empatar em Campina Grande que se classificará.
Gabriel, lateral do Fluminense, encara a marcação do Treze no jogo do Rio
A partida de volta está marcada para a próxima quarta-feira, no estádio Amigão e os paraibanos terão que vencer por dois gols de diferença para passar de fase. Vitória do Treze por 1 a 0 levará o jogo para os pênaltis e qualquer triunfo por um gol a partir de 2 a 1 dará a vaga ao Flu, já que gols fora de casa valem como critério de desempate.
O objetivo do Fluminense era até vencer a equipe da Paraíba por uma vantagem maior de gols, para poder atuar com mais tranqüilidade semana que vem. Mas, apesar de pressionar durante toda a partida desta noite, só chegou ao gol aos 27min da segunda etapa.
O triunfo representou o sétimo seguido do time tricolor na temporada. É a segunda vez no ano que a equipe dirigida por Abel Braga atinge essa marca. Antes de 2005, a última vez que o Flu vencera sete partidas consecutivas foi em 1977, quando Rivelino ainda defendia a equipe.
Além do resultado positivo, o torcedor do Fluminense teve outro motivo para comemorar nesta quinta. No inicio da noite, o atacante Tuta foi julgado por sua expulsão na final do estadual e pegou apenas dois jogos de suspensão, convertidos em uma pena comunitária.
TUTA SE LIVRA DE GANCHO
Advogados do Flu foram hábeis e conseguiram que atacante se livrasse do artigo 253. Tuta cumprirá apenas ações sociais.
Leia mais
Pelo lado do Treze, a equipe, que no primeiro tempo viu o meia Rogério ser justamente expulso, agora aposta suas fichas na partida de Campina Grande, local onde venceu todos os seus jogos até o momento pelo torneio.
Antes de decidir a vaga, os cariocas voltarão a campo no próximo domingo, pelo Campeonato Brasileiro, quando enfrentará o Brasiliense, no Distrito Federal, às 18h10.
O jogo
Foi um primeiro tempo marcado pelo nervosismo e pelas faltas duras feitas pelos jogadores de ambos os times. De produtivo, poucos lance de emoção para o torcedor que compareceu a São Januário.
Quem assustou primeiro foi o Treze, que quase abriu o placar aos 4min. Vagner Diniz invadiu a área pela direita, passou por Juan e chutou cruzado, mas Kléber defendeu. Aos 6min, o troco do Flu. Juninho arriscou da intermediária, Érico soltou e Eller quase marcou no rebote, mas Alisson salvou.
Depois de um início promissor, as equipe esqueceram de jogar futebol e se preocuparam mais em fazer faltas. Diante desse quadro, Rogério, pelo Treze, e Juan e Leandro, pelo Fluminense, levaram cartões amarelos. Aliás, o meia paraibano não durou muito no jogo. Aos 34min, deu um carrinho violento em Gabriel e foi justamente expulso pelo árbitro.
A partir daí, os visitantes, que já tinham uma postura extremamente cautelosa, se fecharam ainda mais e mal passaram o meio campo. Com a posse de bola, o Flu buscou o gol, mas esbarrou na bem postada defesa adversária. Chance somente aos 42min, quando Gabriel deixou Leandro na cara do gol, mas o atacante, na pequena área, mandou por cima do travessão.
Em vantagem numérica, o técnico Abel tirou o volante Diego e colocou o atacante Alex no intervalo. Em dois minutos, Tuta por duas vezes quase abriu o placar. A 1min, bateu de fora da área e Érico espalmou. Com 2min, o centroavante chutou cruzado dentro da área e o goleiro fez excelente defesa, se esticando todo e defendendo.
O Flu seguiu pressionando o Treze e, aos 11min, Gabriel quase marcou, mas foi travado pela zaga na hora do chute. Aos 14min, Tuta perdeu novamente, desta vez de cabeça, na pequena área, jogando para fora.
Aos 20min, Abel Braga foi para o tudo ou nada e tirou o volante Marcão, colocando o atacante Léo Guerra. O Flu então encurralou o Treze e conseguiu chegar ao gol aos 27min. Tuta se enrolou na área e a bola sobrou para Leandro, que chutou cruzado e venceu Érico.
Depois disso, Léo Guerra, Leandro e Tuta tiveram chances de ampliar o placar, mas perderam as oportunidades. Aos 44min, Welington fez falta dura em Juninho e também foi expulso, deixando o Treze com nove em campo.
FLUMINENSE
Kléber; Gabriel, Antonio Carlos, Fabiano Eller e Juan (Lino); Marcão (Léo Guerra), Arouca, Diego (Alex) e Juninho; Leandro e Tuta
Técnico: Abel Braga
TREZE-PB
Érico; Kléber, Alisson e Kiko; Vagner Diniz, Mauricio (Val Pilar), Pedro Neto, Rogério e Mica; Beto e Adelino (Wellington)
Técnico: Mauricio Simões
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Rogério Pereira Costa (MG)
Auxiliares: Jair Albano Felix (MG) e Beival do Nascimento Souza (RJ)
Cartões amarelos: Rogério (T), Érico (T), Mauricio (T), Leandro (F), Juan (F), Fabiano Eller (F), Juninho (F)
Cartões vermelhos: Rogério (T), Wellington (T)
Gols: Leandro, aos 27min do segundo tempo
.........................................................................................................
Rumo ao título!!!