FÚRIA Da Cidade disse:
IBOPE nunca foi e será uma referência confiável. O verdadeiro é a presença em estádio.
Cidades isoladas? Peça pra alguém que tenha mostrar trechos de videos dos jogos realizados
Copa do Brasil - Confrontos contra o Flamengo do Piauí da cidade de Teresina em anos bem próximos.
Em 2002 enfrentou o Corinthians-> Apenas meia duzia de gatos pingados com numa ala discreta do estádio
Em 2003->enfrentou o SPFC as duas torcidas nitidamente dividiam o estádio que estava tão lotado quanto no ano anterior. Numericamente talvez uma leve vantagem pro time local.
E pensar que o Piauí é um dos estados mais pobres do país.
Mas há uma pergunta que deve ser feita: quantos ingressos foram destinados para o Corinthians em 2002 e quantos ingressos foram destinados para o São Paulo em 2003? Isso faz muita diferença.
Em 2003 o Flamengo poderia muito bem simplesmente apenas querer encher o estádio, já que é sabido que tanto faz 50 ou 50 mil são-paulinos na torcida que ela não influencia nada. Já contra o Corinthians, se fizessem isso estariam encrencados, porque é sabido que, por exemplo, 3 mil corintianos, mesmo em minoria, fazem um barulho danado e empurram o time. O jogo contra o Santos na Vila, mesmo com o Timão perdendo, é um exemplo. (Se bem que, nesse caso, o time precisava querer jogar também, né?
)
E você fala muito: "42% da torcida corintiana está fora do Estado". Correto. Mas são 42% de
25 MILHÕES DE TORCEDORES. Não estou com calculadora à mão, mas se não me engano dá um pouco mais que 10 milhões de torcedores fora de São Paulo, mais ou menos o mesmo tanto da torcida do Tricolor Paulista
INTEIRA.
E a torcida do Corinthians está em franco crescimento, foi junto com o Flamengo as únicas torcidas a terem crescimento acima da margem de erro na Pesquisa LANCE!/Ibope. Já a do São Paulo estava perto da estabilização, com tendência de queda. Talvez o tricampeonato mude isso, mas é fato que os 12 anos sem títulos expressivos já estavam influenciando.
Você tem citado com uma certa insistência o Piauí. Que tal dar uma olhadinha ali do lado, no Ceará, onde o Corinthians sempre enche estádio?
PS: Acabei de ver a pesquisa da Placar. O Corinthians já é a terceira do Nordeste, atrás de Flamengo e Vasco, e o São Paulo é a quinta, atrás destes e do Bahia. E não sei por que a crítica à pesquisa do LANCE!/Ibope, os números estão bem parecidos.
Sem contar que a pesquisa da Placar foi feita por Internet, portanto carece de um pouco mais de método científico, como eles próprios admitem na abertura da pesquisa.