Joel McIver — Muitos fãs de longa data têm uma mesma e simples pergunta: o novo álbum de vocês terá algo mais ‘old scholl’, mais Thrash Metal?
Robert Trujillo — "Há um pouco de tudo, cara. Há velocidade nele. Há alguma faixas que você terá uma reação do tipo ‘Wow’, e eu sei que todos gostarão porque tem algo bem ‘old’. Também há algo com mais groove e força que nos representam mais hoje em dia. E há também um lado bem progressivo. Algumas vezes, quando você está bem próximo de tudo, quando está criando algo e tal, é difícil ter uma perspectiva de quem está de fora. Mas quando você tem um cara como Scott Ian, do ANTHRAX, que sai conosco para jantar ou coisas assim, vem até você e diz: ‘Rob, aquele riff é simplesmente demais! Que música é essa? Ela vai estar no álbum?’. Então, acho que estamos fazendo a coisa certa. Quero dizer a atitude e a convicção ‘old school’ estão lá, a velocidade e o peso também, e ainda há um certo groove que deixa tudo bem forte".
McIver — Você está contribuindo com o processo de composição, Rob?
Trujillo — "Sim, foi uma jornada de colaboração entre nós e todos contribuíram com riffs. Há algumas idéias minhas por lá, toneladas de idéias do James, e muitas outras do Kirk. O Kirk esteve longe por um tempo porque sua mulher teve um bebê, então por muitas vezes o time foi composto por mim, James e Lars. Para mim, a força no espírito de colaboração entre James e Lars foi algo muito motivador e surpreendente. Foi inspirador vê-los voltar a esse método ‘old school’. O espírito geral desses arranjos e idéias foi tirado de uma época como 1982".
McIver — O produtor Rick Rubin sugeriu algo nas músicas?
Trujillo — "Sim, sugeriu. Na verdade, ele deu várias idéias. Algumas você tenta e funcionam, outras nem tanto. Algumas de suas palavras de sabedoria foram bem inspiradoras, tentando trazer esta banda de volta ao estilo mais ‘old school’, fazendo com que James e Lars voltassem no tempo. Foi bem excitante, o que também não quer dizer que não houve nenhuma discussão, há algo assim aqui e ali, mas algumas vezes essa tensão é boa para as faixas".