Uau. Agora ao invés de me responder o porquê de um governo socialista ter uma política capitalista, você fala da cor da bandeira do partido, e de seu nome? O Partido Nazista se chamava "Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães". Parece bem esquerdão, né? Mas caçava comunista e jogava em campo de concentração. Criminalizou o comunismo na Alemanha. Acabou até com o partido Social Democrata alemão e invadiu a URSS. O nome não representa um partido tanto quanto suas ações.
Verdade. O Partido Nazista se chamava "Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães". Não parece esquerdão. É esquerda. O nazismo é primo do comunismo. Tanto que no começo da guerra Hitler e Stalin eram aliados. Somente mais tarde é que Hitler trai essa aliança e invade a URSS.
O PT pode ter se declarado um partido socialista. Mas mesmo antes de assumir o poder rolaram separações das alas mais marxistas do partido. O Governo Lula e o governo Dilma não tiveram nada de socialista. Como já disse acima e você continua ignorando. Nunca vi um governo socialista com tantas ações capitalistas...
Cara, não tem como defender a idéia que o PT é um partido de Direita com "tantas ações capitalistas". Veja qualquer vídeo ou entrevista do Lula, Dilma ou dos políticos do PT. Entre no site do PT. A cor vermelha, o nome do partido são símbolos que os fundadores do partido escolheram para mostrar ao público que tipo de idéia eles defendem e qual o posicionamento político do partido. E o partido é Esquerda. Sempre foi esquerda. Sempre foi socialista ou com tendências socialistas, se você preferir. Tanto que as principais ações desse governo não é nada disso que você falou. Do que o PT se gaba? Lembra das campanhas eleitorais? Eles se gabam de Pronatec, Bolsa-família, Ciências sem fronteiras, etc. Vários programas de cunho assistencialista (que estão quebrados e ajudaram a quebrar o país também). Não de "Cartão BNDES".
É até curioso, pois parece que o partido foi oposição por tanto tempo, que quando virou situação mal sabia defender o governo. Parecia continuar sendo oposição. O exemplo mais cômico é o mote da reeleição de Dilma: "Governo novo, Idéias Novas". Pqp! Depois de 8 anos do governo do Lula, mais 4 anos do governo da própria Dilma, ela lança uma campanha de reeleição como se fosse uma candidata de oposição e não de situação. Governo novo onde depois de 12 anos do mesmo grupo político no poder? Que "idéias novas" ela ia colocar em prática a alavancar o Brasil, que não tinha tido tempo de fazer em 12 anos?
Eu jamais voto num político de situação que em sua campanha fique usando o mote de "Novo" ou de "Mudança". Para mim se é situação e confia no próprio taco, confia no seu trabalho realizado, acredita que realmente fez o seu melhor, não tem nada que ficar se vendendo como se fosse um governo "novo". Tem mais é que bater no peito e falar em "continuação" do que foi feito. Continuar focando tudo o que focou. Exemplo: "Nós investimos X em educação, criamos X creches, X universidades, etc. Esse é o nosso foco. Vamos continuar investindo nisso, a meta é até o final do 1o ano de governo estarmos entre os 100 países com as melhores notas em matemática, etc. No final do 2o ano estarmos entre os 50. No final do 3o ano estarmos entre os 10 países", por exemplo. Mas esse seria um discurso que eu respeitaria. Um discurso que falasse em MANTER O FOCO no tal "bom governo" que dizem ser, não em MUDAR. Se ela sugere um governo Novo então ela está sugerindo que as pessoas votem no outro candidato, não nela.
E a esquerda é mais do que Marx sim. Assim como a direita vai do fascismo ao liberalismo, a esquerda vai do comunismo ao anarquismo ué.
Eu sei que a Esquerda é mais do que Marx. Eu não disse que ela se restringia a ele, disse que o livro dele é a pedra fundamental do pensamento de esquerda. Estou enganado? Isso é fato. Não dá para separar uma coisa da outra.
Quanto a Direita ser facista discordo totalmente. Isso é conversa de esquerdista para enfraquecer a Direita. Repito: o Nazismo é primo do Comunismo.
Corrupção é tão capitalista quanto socialista. Tanto de direita quanto de esquerda. Falar que o PT foi corrupto não significa nada a respeito do que estamos debatendo.
Corrupção significa tudo a respeito do que estamos debatendo. O Brasil está passando pela crise que está passando porque o nosso governo é um dos mais corruptos do mundo! Sendo corruptos até os ossos, como são, o dinheiro não chega onde precisa. Você paga IPTU e as ruas da cidade são escuras e esburacadas. Você, brasileiro, é um dos caras no mundo que mais paga imposto (Quase um terço do dinheiro que você paga no Posto de Combustíveis é imposto! Se você abastece R$150,00 reais, R$46,00 é imposto! Olha o absurdo! Olha como a vida seria muito mais barata para todo mundo se não fossem tantos impostos). Retomando, nós estamos cansados de saber que somos um dos povos que mais pagamos impostos e de vez em quando os cornos de Brasília falam em aumentar impostos! Em criar novos impostos! E o problema de tudo isso não é pagar todos esses impostos. Se não me engano na Suíça também pagam muitos impostos, mas lá a Educação é fortíssima, a Saúde é fortíssima, os policiais andam armados apenas com cassetetes e spray de pimenta! Porque a Violência é baixíssima. Agora pensa no Brasil nossos policiais armados com pistolas já acabam perecendo nas mãos de bandidos armados com fuzis, granadas, etc. E o dinheiro não chega onde precisa porque nós temos muita Corrupção. Esse é o grande problema do país.
E o que o PT tem a ver com isso? Afinal, a corrupção não está restrita em um partido só, não é? É. Mas, o grande problema é que antes a corrupção era algo menor, que envolvia apenas o corrupto e o corruptor (ao que tudo indica). E hoje, nas delações premiadas de senadores, empreiteiros e ex-poderosos, estamos vendo que a Corrupção se tornou "Sistêmica". Chegaram a falar que não tinha como fazer negócio com a Petrobrás (e não só ela) a não ser que pagasse o "pedágio". Imaginem que cada transação comercial, cada obra, cada "ação capitalista" do governo só ocorria mediante muita propina. Então por exemplo, eles constroem uma ciclovia-ponte para melhorar o transporte e a vida do cidadão, demoram 3x mais do que o normal para realizar a obra (essa demora é para desviar e sugar o máximo da verba pública, rola uma pagação de propina ferrada) e depois de muito roubarem a ponte cai! Mata gente! Então, corrupção Mata! Porque o dinheiro não chega onde precisa! O dinheiro é desviado. É uma vergonha o que esses políticos estão fazendo com esse país e o PT era até então o governo há 14 anos. O Lula chegou a dizer que não houve mensalão, o que foi comprovado. Depois do mensalão já teve o Petrolão. Agora já começaram a falar que o BNDES também é outra teta da onde os políticos usam esse dinheiro para realizar obras em Cuba, Repúblicana Dominicana, até na África! É uma questão de tempo até tudo isso vir a tona. E o ex-presidente disse que não havia nada! Que não sabia de nada! A Dilma, a mesma coisa. Como não sabiam se eram os principais beneficiados?
Então o que o PT fez foi tornar a corrupção sistêmica. Isso quem está falando são os delatores na Lava-Jato! Delcídio do Amaral, Alberto Youssef e outros.
Então esse é o grande problema do PT e da esquerda ao meu ver. Ao invés deles usarem seus 14 anos no poder para realmente fazer a diferença. Para transformar esse país. Para alavancar esse país. Trabalhar duro para transformar isso aqui em primeiro mundo, usaram todo o tempo para criar uma rede de corrupção sistêmica, enriquecer ilicitamente e absurdamente e esqueceram do povo. Construiram os estádios, mas não construíram o país em volta deles. E todo esse desgoverno só podia culminar no que culminou: crise e recessão. Claro! Não tinha ninguém na direção! O Brasil é um avião sem piloto. Ou melhor, tínhamos o piloto, mas ele não estava pilotando para todos. Estava pilotando para si próprio. Usando seu tempo e energia para enriquecer do dia para a noite.
Gente, 14 anos é muito tempo. Se nossos políticos fossem menos corruptos (para não cair na infantilidade de pensar um cenário com políticos honestos) e dedicassem seu tempo e energia para investir em educação, por exemplo, o país seria outro. A violência seria bem menor, estaríamos num outro patamar. Não tem segredo, basta focar. O Japão foi arrasado na 2a guerra mundial e em 50 anos se tornou novamente uma das 3 maiores potências mundiais. A Alemanha a mesma coisa. Perderam a guerra e onde estão agora? Entre os países poderosos. Até quando seremos o país do futuro? Até quando nós vamos reclamar que a Europa tem Milhares de anos de civilização e nós somos fracos porque nosso país tem "só" 500 anos? Temos que parar de ser o país do futuro e começar a ser o país do presente.
Está no hora de termos Regras e não Exceções. Chega de impunidade para criminosos. Chega de escolhermos o traficante ao invés do policial. Chega de sermos um país que é tão corrupto, mas tão corrupto que transforma lei contra corrupção em lei que anistia caixa 2 e visa criminalizar juízes e agentes do Ministério Público. Olha como somos o país do Ao Contrário, o país do avesso. O país em que tudo pode. O país do jeitinho. O país nojento em que políticos viram réus e continuam em seus cargos. Continuam recebendo e operando. O país em que o político sabe dos próximos passos da Operação Lava-Jato e mais do que depressa arruma o papel para se tornar ministro e ganhar a tal imunidade. Aí o juiz bota a gravação que comprova isso na TV e quem está errado? O corrupto sem vergonha ou o Juiz? No Brasil é o juiz. Eles fazem o que querem. Está foda.
Esse é o nosso problema. A corrupção sistêmica e quem se beneficiou e organizou tudo isso é quem era situação, não oposição.
Essa é minha crítica a esquerda e ao PT. Fica muito difícil engolir essa que "não teve mensalão" ou então "Teve, mas eu não sabia de nada". Fica muito difícil mesmo acreditar neste discurso.
Desculpem o longo texto desabafo.