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Morre Oscar Niemeyer

Mas a catedral de Brasília foi feita por pedido de quem? Deve ter sido pela Igreja católica, não?

E você quer coisas mais modernista que a Igreja católica?

Tá cheio dessas igrejas de arquitetura modernista, com esses altares que parecem o interior da Millenium Falcon, padres vestidos de palhaços e dançando e falando bosta no meio da Liturgia. Parte de um processo chamado secularização, modernismo, e avacalhação com a Tradição iniciado no século XIX.

Mas isso já é outro assunto.

Edit: estou falando da Igreja católica atual, Asca, da situação teológica, moral e espiritual atual, não estou desmerecendo 2000 anos de tradição cristã ocidental, isso seria até hipócrita de minha parte
 
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Isso tudo eh culpa do facebook e dos que fazem piada do Niemeyer

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Edit:
Pags, o fail era mais pro primeiro post do que pra esse dae, pq eu me amarro na Catedral de Brasilia, e aqueles vitrais servem o proposito (pelo menos pra mim).. =P
 
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Sério que vcs vão discutir gosto?
E uma coisa é não gostar das obras dele, outra é ofender. Se ele fosse um arquiteto ruim, não teria construído tanta coisa. (e leiam o post da Nihal, que estuda arquitetura) :tongue:


Enfim, ele foi um grande homem, e eu só dou risada de coisas assim: um dos escritores do obituário do Niemeyer no The Guardian morreu em 2008. :hihihi:

~~

Edit: meu comentário acabou ficando agressivo também, me desculpem. Só acho que o TT1 foi bem agressivo na opinião dele.
 
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Gosto se discute sim. Impor gosto pessoal sobre os outros é que é dar murro em ponta de face e uma idiotice.

Existem critérios objetivos (ou quase) pelos quais se emite um juízo estético em qualquer obra de arte e a arquitetura não é exceção.

Pra não dizer que só falei mal, eu adoro o design do MASP. Genialmente singelo e representativo do modernismo, até de uma forma filosófica.
 
Gosto se discute sim. Impor gosto pessoal sobre os outros é que é dar murro em ponta de face e uma idiotice.

Existem critérios objetivos (ou quase) pelos quais se emite um juízo estético em qualquer obra de arte e a arquitetura não é exceção.

poisé, eu nem ia falar nada, mas já que o assunto foi para esse lado, eu recomendo fortemente que vocês procurem o que os especialistas que fazem críticas negativas para o trabalho dele falam. sabe, não é só questão de é bonito ou é feio. aqui no brasil rola todo um ufanismo, aí todos colocam o cara num pedestal, mas lá fora tem quem o considere de ruim a medíocre. isso sem falar da história de que, reza a lenda, ele fazia uns rabiscos e aí quem fazia o trampo mesmo do projeto eram os estagiários dele - mas isso é lenda, então né, deixa para lá.

de qualquer forma, acho que o sujeito merece respeito, sim. só acho que não gostar do que ele fez não é um desrespeito. nessa linha de raciocínio tá proibido não gostar de paulo coelho quando ele bater as botas...
 
Gosto se discute sim. Impor gosto pessoal sobre os outros é que é dar murro em ponta de face e uma idiotice.

Existem critérios objetivos (ou quase) pelos quais se emite um juízo estético em qualquer obra de arte e a arquitetura não é exceção.

Pra não dizer que só falei mal, eu adoro o design do MASP. Genialmente singelo e representativo do modernismo, até de uma forma filosófica.

Pera pera pera... aplicar um sistema de critérios preestabelecidos pra julgar uma obra de arte é só julgar uma obra de arte dentro de um sistema de critérios preestabelecidos. A ciência valora dentro dos critérios da ciência, mas a coisa-em-si vai bem além disso. Quero dizer, definir uma cartilha de critérios e aplicar esses critérios a todas as obras (seja de que arte for) é uma forma de diminuir essas obras, diminuir o significado delas. O que a gente chama de "gosto", a valoração pessoal muitas vezes descriteriosa ou ingênua não é necessariamente errada. Uma obra de arte (acho que falando de arquitetura, essa ideia perde boa parte do apelo) é percebida por cada um sendo filtrada por experiências e sensações e pelo fluxo de pensamento desse indivíduo. Claro que se pode estudar arquitetura e se fazer inúmeras e complexas relações técnicas, históricas, de contexto, de significado, mas isso é só uma parte da coisa toda, e a arte não deveria ficar presa dentro de si mesma. Tem outra parte muito mais subjetiva, muito mais porosa, muito mais frágil até, que é bem pessoal. Mas claro, também, que existe toda uma pressão externa, toda uma repercussão, todo um senso comum que se impõe também e que não deveria ser simplesmente aceito sem uma visão mais crítica. Eu acredito muito em intuição, em uma apreensão pessoal, e acho que conhecimento só vale até o ponto em que ainda te ajuda a entender, mas que dependendo da forma com que tu lida com ele pode acabar bitolando.

Não tomei meu café ainda.
 
Gosto se discute sim. Impor gosto pessoal sobre os outros é que é dar murro em ponta de face e uma idiotice.

Existem critérios objetivos (ou quase) pelos quais se emite um juízo estético em qualquer obra de arte e a arquitetura não é exceção.
Acho que isso acaba sendo contraditório, não?

Discutir gosto sem impor um gosto pessoal sobre os outros é simplesmente conversar e compartilhar opiniões, conhecer pontos de vista diferentes.
Aplicar critérios objetivos impõe uma visão específica sobre as outras, a discussão passa a ter um referencial onde quem não seguir tais definições, estará errado.
 
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Certa feita, levei um pessoal de POA para conhecer o Memorial da América Latina, lá chegando, disse a eles: "Não tenham pudor de dizer que o consideram feio, até porque eu acho que, de bonito, ele não tem nada". Daí eles responderam: "É, não é muito bonito, não (entenda-se como: 'É feio para caramba')". Retruquei: "Pois é, só podia ser do Niemeyer". Eles ficaram, a princípio, estupefatos e depois pareceram envergonhados por não terem elogiado uma obra do falecido.

O fato é que o trabalho do Niemeyer tornou-se uma daquelas "brasileirices" acima de crítica e ai de quem discordar, quem o fizer será chamado de apátrida, de baba ovo de gringos etc.

Ah! O outro lado da moeda, "morre o socialista de butique Niemeyer", por parte dos Zés "Obama é comunista!'" da vida, é tão estúpido quanto.

De qualquer forma, que descanse em paz.

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Achei bem bacana o Jornal da Globo falando sobre ele. Foi um gênio, reconhecido em todos os cantos do mundo como um dos maiores arquitetos de todos os tempos. Mostrou suas obras no Brasil, EUA, França, Espanha, até Argélia.

Mas, chovam piadas! \o/


PS: Se refizessem o "Maior Brasileiro de todos os tempos" agora, ele ficaria melhor colocado. :mrgreen:
 
poisé, eu nem ia falar nada, mas já que o assunto foi para esse lado, eu recomendo fortemente que vocês procurem o que os especialistas que fazem críticas negativas para o trabalho dele falam. sabe, não é só questão de é bonito ou é feio. aqui no brasil rola todo um ufanismo, aí todos colocam o cara num pedestal, mas lá fora tem quem o considere de ruim a medíocre.

Exatamente.

Chamam ele de "o mestre da curva" e eu, além de entrar no mérito da estética (acho horroroso quase tudo que ele fez), eu entro no mérito da utilidade. Ele simplesmente projetava o que ele queria, sem se importar com a usabilidade da construção. Museus redondos, onde você não consegue pregar um quadro, uma catedral que desafia toda a lógica religiosa, o arco do sambódromo onde até hoje alguns carros não conseguem passar por baixo, uma passarela em arco para uma favela, um museu de arte na beira do oceano... eu poderia passar horas aqui escrevendo sobre isso. É fato que é uma bosta construir qualquer coisa que ele fez, pq simplesmente ele não pensa na utilidade.


HATERS GONNA HATE
 
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uma catedral que desafia toda a lógica religiosa

Era disso que eu falava.

Esteticamente eu acho feia mas é normal ter quem pense o contrário, agora dizer que se oficia ali, que se reza ali como se reza na catedral da Sé, por exemplo, é um absurdo. É desconhecer totalmente arquitetura religiosa, o espírito é totalmente diferente.
 
Caramba, ele curvou o concreto e o tempo!
Dizia que representava nos desenhos as curvas da natureza e da mulher amada.
Sensível, belo e leve! É isso ae, Mestre!
Valeu demais pelas inúmeras obras que contemplo todos os dias aqui na nossa capital.

Obs: A Catedral de Brasília é lindíssima!
 
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O prédio da editora Mondadori em Milão lembra um pouco o Palácio da Alvorada também. Mas esse é o traço artistico do cara, claro que algumas obras ficarão parecidas.

Aliás, o prédio que o Siker postou lembra muito mais a sede do PC francês:

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