Lindoriel
Saurita Catita
é, e "decidir morrer" é de uma fortaleza gigaaante.
Não é, mas ao menos foi "além" do que a Emma pôde suportar...
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
é, e "decidir morrer" é de uma fortaleza gigaaante.
Não é, mas ao menos foi "além" do que a Emma pôde suportar...
Eu li "A Hora da Estrela" e achei... sei lá...Estranho. Principalmente o final. Não entendi o objetivo dela em fazer uma personagem daquela forma e depois de uma previsão "positiva" matar. Talvez fosse uma espécie de "Lei de Murphy"... rs.
p quem diz q emma bovary é forte deveria lembrar d anna kariênina, q enfrentou bem + dificuldades q a 1ª.
mas acho q a gde questão do tópico fica na interpretação pessoal dq seria uma mulher forte na literatura.
gostaria d entender oq cada 1 q está participando aqui considera ser uma mulher forte na literatura.
- seria uma personagem q toma atitudes q p época seriam fodonas, mas q p nós hj seriam banais?
- seria uma personagem q os homens admirassem e as mulheres sentissem vontade d imitar (ou vice-versa)?
- sua principal característica seria ser selvagem, indomada, sensível, recatada, ousada, submissa, independente, sagaz, manipuladora, humana ou algo +?
- seria alguém q vence as dificuldades inerentes às mulheres (diferentes a kda época, lugar, cultura etc.) e q sai vitoriosa no final (aka jornada da heroína)?
- seria uma personagem baseada na vida real?
eu meio q concordo contigo em relação a anna e emma, tb n as vejo como mulheres fortes, mas talvez pq ñ me atraíram como personagens.Se tiver autonomia e tomar decisões moralmente/eticamente aceitáveis para mim, então a considero forte. É uma questão subjetiva, afinal. Eu não consigo ver força em Anna ou Emma, e mesmo Lisbeth Salander é uma negação pois eu a considero tudo, menos uma personagem feminina.
Uma mulher que me surpreendeu pela força foi a Hester Prynne da Letra Escarlate... passar pelo que ela passou e continuar na comunidade não é pra qualquer uma
Como assim, Lindoriel? Explica direito isso.
Ambas (Emma e Ana) se matam, mas Emma tinha "apenas" dívidas; se ela tivesse um pouco de paciência, pelo que lembro do livro (muita coisa eu não lembro UU), o marido a perdoaria e ela poderia voltar a viver em relativa paz ao menos.
Já Ana estava com todos contra ela, separada do marido e o amante já a ponto de se enjoar de si. Num tempo em que as mulheres dependiam de um homem para subsistir, convenhamos, ser abandonada por marido e amante era uma "barra" bem maior do que a das dívidas da Emma.
(...)
Que pretendes, mulher?
Independência, igualdade de condições...
Empregos fora do lar?
És superior àqueles
que procuras imitar.
Tens o dom divino
de ser mãe
Em ti está presente a humanidade.
(...)
(...)
Que pretendes, mulher?
Empregos fora do lar?
És superior àqueles
que procuras imitar.
Tens o dom divino
de ser mãe
(...)
MÃE.
Renovadora e reveladora do mundo
A humanidade se renova no teu ventre.
Cria teus filhos,
não os entregues à creche.
Creche é fria, impessoal.
Nunca será um lar
para teu filho.
Ele, pequenino, precisa de ti.
Não o desligues da tua força maternal.
Que pretendes, mulher?
Empregos fora do lar?
És superior àqueles
que procuras imitar.
Tens o dom divino
de ser mãe
Mulher, não te deixes castrar.
Serás um animal somente de prazer
e às vezes nem mais isso.
Frígida, bloqueada, teu orgulho te faz calar.
Tumultuada, fingindo ser o que não és.
Roendo o teu osso negro da amargura.
FONTE: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/06/30/mae-cora-coralina-453045.asp
No caso de Ana, não sei porque mas acho que vai muito além do abandono - ela está deslocada da sociedade por suas atitudes, uma mancha indesejada. Não lembro se Vronsky a abandona ou se ela pensa assim, mas não dá pra confiar muito em Ana - ela é errática demais.
^Ele não a abandona - tanto que ao saber do suicídio dela ele fica muito mal - mas Ana tem essa impressão, e por isso começa a, digamos, enlouquecer.
Ela fica bem "louca" msm no final, praticamente irreconhecível. Rs.