Grimnir
Well-Known Member
Exatamente. Acho que não houve na trilogia o Hobbit nenhuma intenção de mostrar algo sobre Saruman se corrompendo, pois, do contrário teria ficado bem explícito. Confesso que no início da trilogia achei que iam mostrar isso. Contudo, não há evidência nos livros de quando isto, Saruman+Sauron, aconteceu, correto?
Só complementando o post do @Deriel, tem um outro tópico sobre a corrupção de Saruman no qual eu disse o seguinte:
Seja bem vindo, @Bruno Ruiz Segantini!
A corrupção da missão original dele, ocorreu muito antes de qualquer contato com Sauron.
Na primeira reunião do Conselho Branco, quando ele subestimou a revelação de Gandalf sobre o retorno de Sauron em Dol Guldur, Saruman já desejava o Um Anel para si. Quando ele finalmente concorda em atacar Dol Guldur, o objetivo de Saruman é de derrotar um concorrente pelo Um Anel, ao invés de um inimigo da Terra-média.
Depois de Sauron ser expulso de Dol Guldur para Mordor é que podemos pensar na influência sobre Saruman através da palantír. Aí sim a corrupção de Saruman foi completa. Uma pergunta válida é pq ele resolveu usar a palantír. Entendo que Saruman sempre teve inveja de Gandalf e que usava espiões para acompanhar os movimentos do Cinzento. Talvez no desespero de acompanhar mais de perto o que Gandalf fazia no Condado, Saruman então tenha "ousado" (usando a mesma palavra que consta nos apêndices) usar a palantír.
Ou seja, respondendo a sua pergunta, entendo que a corrupção aconteceu bem antes dos eventos de OSdA. Mais precisamente durante os acontecimentos de O Hobbit, quando ocorreu a primeira reunião do Conselho Branco.
Se ele já chegou mal intencionado na Terra-média, ou não, é um ponto interessante. Quando ele assumiu sua forma física, acho que Saruman foi para o Leste, assim como os dois magos azuis. Será que lá ele começou a também invejar o poder de Sauron? Talvez...