Eu tenho lido o livro (da nota tradução da Harper Collins) pras minhas sobrinhas de 5 e 6 anos, elas estão adorando o livro! Claro que eu faço algumas simplificações, faço vozes, efeitos, peço pra elas imitarem, baterem os pés quando os goblins batem e tudo mais. Elas amam o livro, sério, é impressionante como o livro é cativante pra criança, haha.
Aí eu falei que tinha um filme e elas morreram de vontade de ver o filme!
Coloquei esse primeiro pra elas verem e, céus, que coisa esquisita.
Primeiro que elas acharam que demorava demais pra começar o filme (odiaram o Prólogo, haha), e também odiaram qualquer alteração que o filme fez em relação ao livro, hahaha. E isso é muito legal, porque elas adoraram certas passagens e queriam muito ver iguaizinhas na tela (tipo o Bilbo roubando a carteira do troll, o Bilbo se revelando no meio dos anões com uma grande surpresa!, o Grande Gobelim sendo atravessado pela espada por trás).
Além disso, o filme é MUITO mais inadequado para crianças do que o livro. O livro é realmente infantil com algumas passagens que elas até ficavam com medo (e eu dava uma suavizada... elas viviam perguntando: mas é história de criança, né, vai ficar tudo bem? E eu: sim, sim), mas o filme desde o começo é bem mais sombrio e várias cenas elas fechavam os olhos com medo, haha.
Até que chegou na cena final quando o lobo do Azog mastiga o Thorin e elas finalmente choraram de horror, tadinhas.
Só uma reflexão sobre essa experiência. Eu gosto desse primeiro filme bastante, mas lendo o livro tão pertinho de ver o filme, eu realmente acho uma pena que os filmes sejam mais para o Senhor dos Anéis e menos um filme de criança. Seria um filme de criança fantástico.
Ainda tenho esperança de ver O Hobbit adaptado realmente como um filme de criança, acho que ia ser muito bacana.