Lucas_Deschain
Biblionauta
O Evangelho segundo Jesus Cristo. Saramago rules!
Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Como sabem, estou lendo o A maquina de fazer espanhóis... mas não estou aqui para falar isso, é que não encontrei aqui tópico do livro(apesar de ter resenha no blog)... Estou gostando muito da leitura, mesmo que, quando, depois de um tempinho sem ler, volto ao livro, demoro uns intantes a me acostumar de novo com o texto... as minúsculas constantes me confundem às vezes. Ocasionalmente penso que estou lendo uma frase só quando na verdade são duas ou mais, nem reparo nos pontos
Estou apreciando principalmente a história e a parte emocional toda do protagonista(isso sempre me agrada - vide Werther )... O que me enfastia às vezes(ainda bem que isso não seja tão constante) são as partes que discorrem sobre política(coisa que não gosto - pra falar pouco - e que não entendo lhufas). Aí tem aquela parte no cap 16 em que "o silva da europa achava que o terror do espanhol havia de ser convencer-se de que nascia um franco em cada família portuguesa. tudo ao contrário, como se fosse a mesma coisa". Assim, não sei quem raios foi esse tal de franco e o que ele fez pro espanhol não gostar dele. Tentei ler no wikipedia mas não tive saco Mas engana-se quem conclui que por isso estou a falar mal do livro - não, apenas não leio muito com este fim engajado. A única parte assim que gostei foi a que o protagonista fala de quando ajudou o jovem rebelde...
Enfim, como disse, estou lendo pela história, pela escrita poética do autor etc, e, no geral, estou adorando :sim:
Ler exatamente este livro do Hugo Mãe sem querer se envolver com política é contraditório, assim como ler Emilio Zola [Não estou comparando os gajos Opa!] O bom para começar dele é o Filho de mil homens.