Essa vai ser a minha última participação nesse tópico.
Logan Macloud disse:
stein eh muito errado criticar a religiao, e te digo pq, se 90% da humanindade acredita em alguma coisa alem pq so vc eu e mais alguns gatos pingados estariamos certos? isso vai ontra as leis da probabilidade.
Não, isso é um
Argumentum Ad Populum. Se em 4000 b.C a maior parte da humanidade adorava o panteão egípcio e sumério, isso significa que eles estavam certos? Se a maior parte dos americanos acredita que UFOS são naves espaciais, isso significa que eles estão certos?
E como eu disse - a grande maioria das crenças não podem ser verdade ( coexistirem ) ao mesmo tempo.
Logan Macloud disse:
e te digo mais a multilaçao das mulheres teve seu motivo de ser deus eh apenas uma desculpa para isso. existem filosofias maravilhosas
Não nego.
Logan Macloud disse:
e as vezes eu creio q a propria ciencia eh uma forma de religiao pq tb da alento, tb da esperanças.
Nesse sentido, eu acabo concordando que existe religiosidade na Ciência. Porém o grande diferencial são os dogmas e verdades absolutas existentes na grande maioria das religiões, coisa que não se encontra na Ciência.
Logan Macloud disse:
mas isso nao quer dizer q a religiao como um todo esteja errada. vc nao pode dizer isso meu caro.
Eu nunca afirmei que a religião como um todo estivesse errada. O que eu disse é que muitos se utilizaram de sua fé, enraizada nos seus respectivos livros, para cometerem atos maléficos.
Não é nada saudável ser um cristão fundamentalista.
É possível, no entando, aceitar somente aquilo escrito na Bíblia que tiver um caráter benéfico - no entanto para isso, você estaria criando sua própria religião ao desconsiderar grande parte das escrituras sagradas.
Logan Macloud disse:
eh perfeitamente saudavel nao se questionar?
De forma alguma, auto-crítica é fundamental.
Logan Macloud disse:
stein meu caro vc esta tao certo das coisas... vc ja questionou a si mesmo um dia? vc ja viu os seus motivo para as coisas?
Eu estou tão certo das coisas? É somente minha opinião.
Logan Macloud disse:
os agnosticos nao se preocupam em entender esses coisas... em suama eles cagam e andam para isso pq eles acreditam q essas coisas sao superiores demais para os humanos.
O conceito de Deus é incompreensível, mas agnósticos não necessariamente pressupõe a existência de algo incompreensível. Pelo contrário, a maior parte ou não acredita ou "está em cima do muro".
Logan Macloud disse:
se vcs tiverem o cuidado de ler a biblia perceberam q quando se fala do deus catolico existe,mm pelo menos dois deuses o deus do velho testamanto q errava e ficava com raiva e o deus do novo testamento q eh benevolente e nunca erra.
Bom, o Deus do OT já ficou com raiva e cometeu algumas coisinhas ruins, mas aí já é outra história
Muot-Hart disse:
No campo da especulação meta-física você tem terreno bastante pra uma discussão eterna, agora, apontar uma meia dúzia de infelicidades históricas, e taxar toda e qualquer forma de religião de malefício?
Onde eu
afirmei isso? ( bem não adianta mais porque estou vendo um cartãozinho vermelho )
Muot-Hart disse:
mas este está ocupado demais, repetindo seus pensamentos bem alto para si para prestar atenção.
Muot-Hart disse:
Novamente, vão ler os livros do Dalai Lama, um sujeito muito mais esperto do que qualquer um de nós
In theological discussion with religious leaders, I [Carl Sagan]often ask what their response would be if a central tenet of their faith were disproved by science. When I put this question to the current, fourteenth, Dalai Lama, he unhesitatingly replied as no conservative or fundamentalist religious leaders do: In such a case, he said, Tibetan Buddhism would have to change.
Even, I asked, if it's a really central tenet, like (I searched for an ex-
ample) reincarnation?
Even then, he answered.
However —he added with a twinkle —it's going to be hard to dis-
prove reincarnation.
O Dalai Lama é o único líder religioso que conheço que seria capaz de modificar a própria religião caso um pilar fundamental da mesma seja contradito pela Ciência - tentem mostrar para o Papa que transubstanciação não é possível ( se bem que o Deus dele pode fazer
quase tudo )
O Codorna disse:
Só que na ciência não existem provas definitivas nem verdades absolutas. Uma verdade na ciência só é verdade até que outra venha e tome o seu lugar.
Perfeito. Newton errou, Einstein corrijiu e hoje João Magueijo propõe algo para corrijir Einstein.
O Codorna disse:
Do mesmo jeito que se consegue provar por diversar teorias e argumentos que Deus não existe, está verdade só vigora-rá até a próxima teoria.
Até a primeira metade do século passado, era de entendimento por muitos biológos de que um ser vivo diferia de uma pedra por possuir alguma espécie de "fluido vital". Watson e Crick e seu modelo de dupla hélice do DNA tiraram a necessidade disso existir.
A diferença entre o argumento acima ( de não ter necessidade para existir algo fantástico, devido às conquistas da Ciência ) e o argumento do "problema do mal", que repeti pelo menos duas vezes nesse tópico, é que o segundo é de caráter puramente filosófico, não estamos lidando com conhecimento atingido através do empirismo, e sim através da reflexão e utilização do senso comum.
Os argumentos à favor da existência de Deus derivam igualmente do mesmo caminho, já que a Ciência até agora só vem tirando necessidade par a existência de uma divindade.
O Codorna disse:
Também acho que não é legal ficar colocando diversos fatos históricos passados para dizer que a religião é ruim e tal.
Minha crítica é contra o fanatismo e fundamentalismo religioso.
O Codorna disse:
E as coisas boas que a religião gera? Isto tudo é esquecido?
No final de minha mensagem comentarei sobre isso.
Yumi Kezuro disse:
Veja que, você pode escolher a sua crença, mas hoje em dia conhecimento e ciência são fundamentais, e não podem ser negadas. Hoje em dia, uma pessoa não deve simplesmente ignorar a ciência. Mas está livre para acreditar no que quiser, tentando comprender as outras ideias.
Mesmo que essas idéias contradigam preceitos científicos?
Yumi Kezuro disse:
Um exemplo de não compreenção é estudar religião e considerar Deus um genocida por causa de passagens na bíblia, esquecendo que de acordo com a bíblia, Ele também havia criado a vida. Nesse caso você esta fazendo uma contradição. É melhor não considerar uma ideia (no caso Deus) por contesta-la de modo lógico e racional do que não entende-la e considera-la alienação.
A Bíblia
é extremamente contraditória... Deus criou os coalas no sexto dia e matou todos eles ( a não ser um par, se ele considerava coalas animais sujos ou sete se ele considerava-os limpos ) 1600 anos depois... Ainda por cima, por ter ficado com raiva do mal que assolava os humanos, decidiu matar
todas as formas de vida! Para alguém Onipotente, bastava destruir todos os seres humanos maus instantaneamente.
( É claro que se ao ser feita uma pequena pesquisa história, o mito do Dilúvio Universal foi importado da Epopéia do Gilgamesh babilônica, ainda mais antiga )
Quem faz a contradição não é quem aponta deslizes assim, são as escrituras sagradas.
------
Bom, vou fazer algumas palavras finais já que estou abandonando o tópico.
Já me fizeram críticas de que eu só estou apontando aspectos negativos das religiões, então tomarei a liberdade de apontar alguns positivos:
I - Moral ( religião é capaz de conceder ética capaz de impedir um indivíduo de cometer crimes, apesar de não ser a única maneira de se adquirir esse senso )
II - Efeito placebo ( a fé pode curar doenças psicossomáticas porque o estado emocional de um indivíduo pode influenciar o estado de seu organismo. É claro que não há nada de sobrenatural nisso, fé em Vishnu, em Alá ou mesmo em seu próprio organismo trarão o mesmo efeito )
III - Tranquilidade ( mais comum nas religiões orientais )
IV - Felicidade ( auto-estima, simplesmente o ato de se "sentir bem" )
V - Ajuda ao próximo ( cidadania, entre outros )
Todos esses cinco pontos positivos podem ser alcançados/utilizados sem que você pertença à uma religião específica, nem mesmo é necessário seguir alguma.
Eu não quero nem pretendo "desconverter" ninguém. Ainda acho estranho defender um livro tão fugazmente ocultando muitos de seus atos descritos que contradizem o senso comum, a moral e noções para se comportar bem em uma sociedade hoje.
Minha opinião permanece. Não acredito que um Universo tão interessante tenha sido criado por alguém com uma mente tão pequena, o Deus Judaico-Cristão revelado no OT e VT, que impede sexo pré-marital, fala que o homossexualismo é uma abominação e que devemos apedrejar até a morte quem comete adultério.
E voltando ao ponto, aqui vai a resposta da pergunta inicial do tópico, do ponto de vista de um site cristão extremista:
If God is all-powerful, can He create a rock so big that He can't lift it?
No. God cannot do the logically impossible, any more than He can act out of character with Himself. God cannot, for instance, create a square circle, stop being good, or cease being God. God can do everything that is possible to do, which includes those acts for which there may be no simple, immediate, apparent, human explanation
http://christiananswers.net/q-aiia/trickyquestions.html
Novamente... Esse é um Deus muito-poderoso, não Onipotente
Até.