Re: porque as escolas nos mandam ler livros?
As escolas não nos mandam, nos "obrigam" a ler livros (praticamente não li nenhuma que pediram, peguei a sinopse e consegui fazer as provas).
A leitura forçada nunca é boa, agradável e nem tanto, educativa. Pra se ler um livro e tirar alguma coisa proveitosa dele, alguma lição de vida ou mesmo enteder o contexto histórico em que está incluido é preciso aptidão para ler tais livros, o que a maioria dos alunos não são.
A maioria dos livros são chatos, pois o aluno não está acostumando ou porque não teve incentivo desde pequeno a ler esses livros de autores super consagrados como Machado de Assis, Graciliano Ramos, Eça de Queirós, etc. Ele não está acostumado com o tipo de literatura incluido nesses livros, no modo de falar, nos temas das histórias, etc. fazendo assim, com que o livro seja chato, inútil e outros adjetivos que esses autores e livros não merecem.
Eu não tive a oportunidade de ter um incentivo desde pequeno a favor desses livros, dos livros chatos e inúteis.
Acho que deveria ter mais incentivo para a leitura desses livros, deixando-os mais faceis de ler, tendo uma leitura atraente, que realmente atraia seu leitor. O Brasil necessita de uma reforma na Educação, urgente.
É claro, nunca deixando de lado os tipos de livros que você gosta.
Leitura: ATO DE LIBERDADE E SABEDORIA.
Abraços!