Honestamete, há uma generalização e um preconceito muito fortes nestes posts. Primeiro que o termo "samba" é na verdade um gênero de música muito mais interessante, que hoje só se ouve em rodas de erudição da popular de umas décadas atrás. Como chamar de medíocre um Noel Rosa, Cartola, Adoniram Barbosa e cia? Isso sim era samba. E pagode, pra quem não sabe, é na verdade um ritmo de viola caipira desenvolvido por exímios instrumentistas.
O problema é que hoje tudo ficou vulgar e comercial. O que se vê são inúmeros grupelhos de pagode insosso, bandinhas pop gritadas que não sabem nem em que harmonia estão tocando e grupos copistas de metal farofa. Além, é claro, da deplorável idiotização de qualquer um que saia à alguma boate e esteja condenado a ouvir música eletrônica. Quero deixar muito claro que odeio toda essa ignorância musical! - doa a quem doer.
E mesmo assim, tratando-se de música, há vários estilos diferentes, cada um com uma temática associada melhor ou pior fixada. Tem certos temas que não se encaixam, do mesmo jeito que nos livros de Tolkien não há tramas amorosas bem trabalhadas - cada assunto tem uma forma de ser abordado.
Bem, Tolkien era conservador, e eu sinceramente não esperaria que ele apreciasse rock, metal ou muito menos múscia eletrônica ou pagode. O velho mestre ia gostar mesmo é de uma boa sinfonia, música de câmara orquestrada e no máximo umas valsas de baile e um jazz bem bebop dos anos 50 e 60.
Sejamos realistas, não é porque o cara escrevia coisas que hoje estão na letra de muitas músicas de metal (e por isso mesmo os fãs ditos "metaleiros" curtem Tolkien) que iria também gostar desse estilo. Mas é mesmo esperado dos fãs um outro ponto onde se identifiquem com o ídolo. Mas pensem bem: Se Tolkien fosse satisfeito com a literatura da época, talvez não iria escrever uma obra inovadora, não é mesmo?
Ah, e para quem ler e achar que eu sou preconceituoso, taxativo e arrogante, e não concordar que a música tida como pop hoje é um lixo e só atrasa o nosso ouvido musical, deixo a dica: ESTUDEM e revejam seus conceitos (e joguem os CDs do Linkin'Park e do CPM22 na latrina).