Nao acho que esse seja o caso de hoje em dia, os "novos" metaleiros que surgem agora, tenho amigos que provam isso, nao se interessam por RPG de tabuleiro... e muito menos por livros, os tempos de que metaleiros iam bem na escola, etc, estao acabando, afinal, os metaleiros meus amigos, que curtem black, dark, progressive, etc nao vao muito bem na escola e estao deixando a cultura de lado, esses novos festivais que surgem hoje em dia, chamam mais atencao deles, e eles ainda sim preferem ler livros sobre lendas vampiricas, lobisomens e contos redundantes que todos conhecem, nada contra eles, porem, eu acho que o que fez com que a massa metaleira se voltasse para os livros de Tolkien, foi o RPG, afinal, quase todos metaleiros, que ouviam nas letras das musicas algo sobre "trolls", monstros, lugares estranhos, acharam o RPG e nos livros de Tolkien, fala muito (nao diretamente) sobre RPG...
Entao, acho que dai que vem o porque dos metaleiros gostarem de Tolkien, falo isso usando meu exemplo, eu curtia metal e ainda curto, mas eu era estilo, me vestia como metaleiro, etc, e comecei a me interessar por RPG, era mania, entao, os livros de Tolkien estouraram nas vendas e eu fui atras, comprei todos, e hoje em dia agradeco por isso
Obs.: esta tarde, perdao pela repeticao de termos :s
AH, ainda falando, acredito que Tolkien nao gostaria muito de metal, ele parecia alguem bem tranquilo, apesar das historias dele de guerra mostrarem algo adverso, ainda sim, creio que ele nao era uma pessoa muito musical, que preferia observar tudo em silencio... e apenas compor suas musicas, penso nisso lembrando dos livros do professor... ele sempre retratava os ambientes mantendo minha atencao em silencio tentando imaginar os lugares, e mesmo quando nao eram lugares tranquilos e sim inquietos, voce queria ficar em silencio percebendo e tomando cuidado quando lia, agora, sobre as varias cancoes de elfos e hobbits citadas, acho que ele mesmo criou, mesmo sem auxilio de nada, posso estar viajando longe, mas...