a de vc manifestar a sua opinião, e não só replicar a dos outros. olha, eu acho que está ok "poutz, a clara e o grimnir falaram que é um cocô então deve ser, nem vou perder meu tempo", faço muito isso aliás (aquela coisa: vida curta, muitos livros para ler). agora, como você pode dizer que não gostou se você não leu? você pode dizer "nuss, muita gente fala mal", e é isso. agora, se é bom ou ruim, você só pode afirmar após a leitura, até porque eu sempre insisto nisso: a experiência de leitura é extremamente pessoal. aliás, é tão bizarro que muito livro que numa primeira leitura poderia parecer maravilhoso para você, se você faz uma segunda leitura uns anos depois já pode parecer ruim. é mais nisso que eu me baseio para falar isso de "ler para criticar depois". não o dizendo que vc deve se punir lendo algo ruim só para trazer uma opinião, mas que você vai ter que ter uma certa humildade para reconhecer que já que nunca leu, não pode dar opinião.
(o mesmo vale para o caso de autor muito elogiado. só deus sabe como tenho nojo de gente que paga pau para autor que nunca leu, só porque a ~~intelligentsia~~ bate palma pro sujeito.)