Foi um abusrdo o que fizeram. O PSDB virou uma vadia. Já estavam com acordo fechado e resolveram dar pra trás. Metade da bancada queria votar a favor. Até o Serra e o Aécio eram favoráveis, até porque eles têm consciência da importância desse dinheiro pra Saúde de ambos os Estados.
Mesmo com o governo colocando redutor da alíquota até 2011, mesmo com o governo aceitando extingui-lo em 2009, para dar tempo de se preparar melhor pra perder uma arrecadação de cerca de R$ 35 bilhões, mesmo com o governo se comprometendo a aumentar o percentual pra saúde, eles vetaram.
Pra mim ficou claro que a oposição tá fazendo o jogo de quanto pior melhor. Agora é esperar as consequências da perda dessa arrecadação de uma hora pra outra.
De fato, e mais: quando Pedro Simon subiu a bancada dizendo que não importava em que momento isso havia sido proposto, mas que o governo HAVIA proposto eles sumariamente o acusaram de governista. Ou seja, deu pra sacar direitinho o lance da oposição responsável... Uma hora, seja quem for, serve de estandarte da oposição para desmantelar o equilíbrio político, outrora o mesmo serve de estandarte governista. WTF? Cadê a lógica do tucanato?
Cadê a lógica da Reforma Tributária linear se os tucanos se recusaram a debatê-la durante 2008? Se eles preferiram simplesmente tirar 40 bilhões do orçamento que terá as seguintes consequências:
1) O governo falha com o PAC e crescemos minimamente nos próximos 10-15 anos;
2) O governo deixa a bolha da dívida púplica aumentar e a DRU é extinta. Inflação e Risco Brasil a vista.
3) Cortes na própria carne que vão além das benesses com pessoal (olhem que eu quero alguém a me dizer que 40 bilhões são gastos NO EXECUTIVO com benesses infundadas) além de repensar o outro gargalo da máquina pública: a previdência. Lembrando que ao repensar a previdência o ganho real do trabahador que tanto aumentou nos últimos anos é reflexo do aumento do salário mínimo, ao diminuir o ritmo que este vem aumentando (contrariando a frágil concordância com os sindicatos) menos crescimento a vista e piores indicadores também.
E quanto a DRU, como eu já havia dito antes. Sem lógica alguma, caindo por terra TODA a argumentação da oposição eles votaram a favor. 60 votos.
Enfim, quanto pior melhor, mas não tão pior assim... vamos dar um pouco mais de corda para o governo se enforcar. Vamos tratar da Reforma Tributária de maneira política e irracional ao invés de fazer o que é responsável para o país. Ainda mais se tratando de 30 votos favoráveis a criação da CPMF na época do Sarney presidente do Congresso.
E tem gente que aplaude.
Como disse o Gerson Camata, "os que riem e se abraçam por isso hoje, amanhã choram e se abraçam como consolo".
Edit: Ah! E parabéns por não termos nem 40 bilhões para investimentos certos (porque a CPMF era um dos únicos impostos que todos sabiam exatamente para onde ía) e também por não termos mais quase 7 bilhões que foram evitados de serem sonegados nos últimos 4 anos. Não é lindo o conceito de choque de gestão?