• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o pior livro q vc já leu?

• Criador do tópico Criador do tópico Valindor
  • Data de Criação Data de Criação
Ana Lovejoy disse:
Alguma vezes chatos, mas nem todos ruins. =]

Tem uma puta diferença mesmo, ententre o livro ser chato ou o livro ser ruim.

str1ker disse:
Livros que enfocam temas profundamente brasileiros, tendem a ser bem ruinzinhos. Falo de sertão, tupis-guaranis, favelas...

Acho que não é bem por aí, não querendo ser ultra nacionalista ou sequer compararar os autores, mas por exemplo, Tolstói em Anna Karenina retrata a sociedade russa de seu tempo, e é super valorizado por sua obra, pq Euclides da Cunha com seu "Os Sertões" que retrata um período histórico nacional, ou Érico Veríssimo com "Tempo e o Vento" não podem ter o mesmo valor.

Falo isso, não em reprimenta ao comentário do str1ker, mas sim pq esse pensamento do "nosso não é tão bom quanto o deles" está implícito em muita gente e não consigo compreender isso, vejo um certo preconceito cobrindo a literatura brasileira.

Peregrino disse:
Acho que não é bem por aí, não querendo ser ultra nacionalista ou sequer compararar os autores, mas por exemplo, Tolstói em Anna Karenina retrata a sociedade russa de seu tempo, e é super valorizado por sua obra, pq Euclides da Cunha com seu "Os Sertões" que retrata um período histórico nacional, ou Érico Veríssimo com "Tempo e o Vento" não podem ter o mesmo valor.
O fato é que a sociedade russa é MUITO mais interessante do que qualquer período histórico brasileiro. Não contesto o fato deles (os brasileiros) ser bons escritores, mas, na minha opinião, escrevem sobre coisas sem graça.

Retratar períodos históricos de qualquer país já tende a ser chato - há livros de história para isso, e a arte, IMO, não deveria ter nenhum tipo de compromisso - mas torna-se particularmente desinteressante quando trata-se de história brasileira. Não sou anti-nacionalista, mas não acho interessante explorar temas brasileiros em romances. No máximo, servirem de um discreto pano de fundo para a trama.

É incrível que eu acho a história brasileira fascinante.

Eu tenho uma birra aqui dentro com isso enorme. É algo que eu sou BEM cabeça dura *mesmo*.

O ponto é que existe por parte de muitos, e geralmente [não sempre] por parte dos mesmos que exercem um preconceito relativamente grande a determinados tipos de literatura, um descrédito em relação a Literatura essencialmente brasileira.

Eu até entendo a chuva de críticas em relação a gerações de escritores como a de J. de Alencar, etc... Mas eu não concebo o tamanho das críticas em relação a tudo que soe *extremamente* nacional, ou ainda, regional.

O Peregrino fez o favor de lembrar a minha trilogia favorita, O Tempo e o Vento, e eu me pergunto o que pode ter nesse Romance histórico [embora o autor nos diga que não foi a sua intenção fazer da trilogia algo histórico] chato, ruim ou ainda, menos digno de todo o prestígio que livros históricos de autores consagrados russos, como Tolstoi.

A minha percepção pessoal é que *muitos* se baseiam de forma restrita a julgar a literatura nacional, ou ainda, não percebem que o chato pode virar um clássico. Afinal o conceito de chato é diferente do conceito de "livro bom".

Alguns ainda podem argumentar que é loucura comparar algo nacional com os clássicos de Shakespeare, Dostoyevsky, Wilde, etc... mas não se dão conta de que a nossa história cultural é *muito* mais recente que tudo isso.

Sempre estivemos atrás, não dando descrédito aos índios, mas eles não escreviam livros. Somos produtores de literatura somente a partir da época da mineração com aquele bando de gente descrevendo o campo e os amores mal resolvidos... mas já nessa época vemos que um dos temas que teriam mais futuro e importancia dentro da *nossa* literatura seriam as críticas ou descrições sociais como em "Cartas Chilenas".

Então dois fatores são primordiais para entender o que aqui se escreve. A tardia chegada de cultura pra coisa e mais tardia ainda busca pela identidade (méritos pro Machadão aqui.). E obviamente o forte espaço aberto para as críticas sociais.

Ora, então é exatamente do tema "críticas sociais" que não gostam, essa história de estar sempre retratando nordestino/favela/golpes políticos/etc... bem, e o que tratam livros como Decameron de Boccacio? Não é este um clássico da literatura mundial? E ele nada mais fez do que tratar do aspecto que sanitário da época, ou seja, um equivalente a nossa "fome" de hoje. [toscamente comparando, eu sei]

O que basicamente quero dizer é que existe uma falta de perspecitiva, que parece já nascer junto com o gosto pela leitura, em relação a qualquer livro brasileiro. E isso leva a maioria a não se aprofundar no mundo novo criado por um Guimarães Rosa que em seus contos cria uma história com linguagem nova, consegue fazer crítica e prender a atenção, filosofar em um ambiente essencialemente regional. Ou quem sabe avaliar melhor um Érico Verissimo que não apenas cria uma pá de personagens como é hábil em descrições que praticamente te tranferem para dentro da situação.

Enfim, existe *muita* coisa boa em nossa literatura. Tendem cair em assuntos historico-brasileiros? Nem todos, mas vá lá... digamos que os mais famosos sim... E por isso vai deixar de ser "arte"? Não,´pra mim dizer que a história não pode virar arte é o mesmo que chingar os versos de Camões, é o mesmo que dizer que Guerra e Paz de Tolstoi é um lixo, é o mesmo que dizer que 1984 é uma viajem do autor (afinal se não temos base histórica pra saber o que estava acontecendo no fim da década de 40, não teriamos como dizer que o livro é bom) e assim por diante.

A história é portanto elemento motor da literatura... e difícil é não achar relação entre momento histórico x autor x obra.

E o mais interessante é que ao ler algo do tipo que retrate costumes da época, história nua e crua mesmo, etc... vemos que na verdade não sabemos *nada* da história. O Peregrino é professor de História e pode confirmar o quanto de detalhes que podem virar uma grande obra, como o já citado Guerra e Paz mesmo, e são detalhes que não vemos em livros comuns, muito menos nos didáticos a que estamos tão acostumados.

Mas claro eu sou tremendamente suspeito pra falar isso já que tenho um caso de amor com a história. :grinlove:

Basicamente entendo que tem muito de gosto pessoal envolvido, embora ainda defenda por princípio que *todos* deviamos dar valor ao que é aqui feito, entender sua cultura, olhar pro lado, crescer literariamente como potencia que tenha algo a mais pra vender lá fora do que essencialmente Paulo Coelho, etc...

Nossa, eu enrolei horrores e fugi do assunto do tópico, :chibata:.

Para aqueles que acham literatura brasileira acerca de temas brasileiros ruim, 3 palavras e um sinal de pontuacao

Grande Sertao : Veredas

Junto com Memorias Postumas de Bras Cubas do Machado de Assis, o melhor livro brasileiro já escrito. ( sim, prefiro este ultimo que Dom Casmurro e Quincas Borba )

Lordpas disse:
O Peregrino fez o favor de lembrar a minha trilogia favorita, O Tempo e o Vento, e eu me pergunto o que pode ter nesse Romance histórico [embora o autor nos diga que não foi a sua intenção fazer da trilogia algo histórico] chato, ruim ou ainda, menos digno de todo o prestígio que livros históricos de autores consagrados russos, como Tolstoi.

Só pra completar eu acho a trilogia uma das maiores obras literárias mundiais, e que

Lordpas disse:
Ora, então é exatamente do tema "críticas sociais" que não gostam, essa história de estar sempre retratando nordestino/favela/golpes políticos/etc... bem, e o que tratam livros como Decameron de Boccacio? Não é este um clássico da literatura mundial? E ele nada mais fez do que tratar do aspecto que sanitário da época, ou seja, um equivalente a nossa "fome" de hoje. [toscamente comparando, eu sei]

A literatura sempre tendeu a ter um "traço" histórico e também a ser uma critica ferrenha da mesma e da realidade histórica, então nada mais natural do que os autores nacionais se atarem a nossa realidade, como Tolstoi, Dostoievsky, Boccacio, e até pq não Shakespeare e tantos outros ataram-se à sua. Então Balzac e Sthendal não fazem uma critica da sociedade francesa em sua época?

Lordpas disse:
Mas claro eu sou tremendamente suspeito pra falar isso já que tenho um caso de amor com a história.

Eu sei, eu sei. :abraco:

ombudsman disse:
Junto com Memorias Postumas de Bras Cubas do Machado de Assis, o melhor livro brasileiro já escrito. ( sim, prefiro este ultimo que Dom Casmurro e Quincas Borba )

O Harold Bloom também :dente:

Peregrino disse:
Lordpas disse:
Mas claro eu sou tremendamente suspeito pra falar isso já que tenho um caso de amor com a história.

Eu sei, eu sei. :abraco:

:obiggraz:

E concordo, Verissimo-pai chuta bundas. O engraçado é que eu me identifico *muito* com D. Pepe e com Eduardo. Que coisa não? :mrpurple:

Quanto ao Machado, eu prefiro os Contos. Mas em termos de livro, bem, eu tô com a crítica literaria apurada então, já que concordo com o Mr. Bloom. [apesar deu botar no mesmo saco Memórias Póstumas e Quincas Borba] :mrgreen:

Acho que eu li algo do Bosi esses dias a respeito das melhores obras do Machado... se não me falhe a memória ele consagrou D. Casmurro como tal. :think:

O Bloom gosta muito de obras que encontram saídas criativas para lugares comuns da literatura, por isso ele enaltece tanto o Memórias Póstumas: ele acredita que a idéia de colocar um narrador morto brilhante.

Não posso dizer que não concordo, sempre achei que o fato de o narrador não ter nada a dever pra ninguém e poder falar o que quiser algo MUITO interessante, mas a brincadeira do 'não-dito' em Dom Casmurro me atrai muito mais.

Mas acho que a conversa tá fazendo curva, era para falarmos dos piores livros, não? :eh:

Sem dúvida o pior livro que eu já li foi o "Triste Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto. Li obrigado pela profa de literatura.

Fingon1 disse:
Sem dúvida o pior livro que eu já li foi o "Triste Fim de Policarpo Quaresma", de Lima Barreto. Li obrigado pela profa de literatura.

Em um mundo de Dans Browns, Rowlings e Paulos Coelhos, como Policarpo Quaresma pode ser o pior livro!? :osigh:

Aquele "Li obrigado pela profa de literatura" explica alguma coisa. Preguiça de raciocinar também, mas eu é que não vou ser preconceituosa e assumir que o Fingon1 só gosta de Literatura do tipo "pronta pra beber", né? :dente:

Ana Lovejoy disse:
Aquele "Li obrigado pela profa de literatura" explica alguma coisa. Preguiça de raciocinar também, mas eu é que não vou ser preconceituosa e assumir que o Fingon1 só gosta de Literatura do tipo "pronta pra beber", né? :dente:

timing foda :obiggraz:

Hmm, não consigo ler livros que não gosto até o final, então citando alguns que eu não acabei da pra ter uma idéia né?

Diário de um Mago - Paulo Coelho (ainda não sei como li quase 100 páginas)
Os Sete - André Vianco (faz um bom tempo que eu comecei a ler, acho que até tava gostando, mas parei e nunca mais tiver vontade de voltar)
O Iluminado - Stephen King (comecei, li bem pouco e não curti mesmo, talvez algum dia ele tenha outra chance)

Sem duvida foi as batalhas do castelo... um livro ridiculo que conta a constante luta de um bobo da corte que é nomeado conde com o seu reino que é formado por leprosos,velhos e ladroes.

Um livro que li recentemente e não gostei (talvez pela sua dificuldade de compreensão) foi "Os Dominios da História" organizado por Ciro Flamariom Cardoso, esse cara escreve difícil pacas...

Outro que não me agradou foi: "Pensando a Revolução na Revolução Francesa" de Claude LeFort, outro que escreve difícil, Modesto Florenzano escreve numa revista sobre esse artigo e sobre o pensamento de François Furet sobre a Revolução Francesa, de uma maneira muito mais acessível que LeFort numa revista de História da Usp...

Demon_Shadow disse:
Sem duvida foi as batalhas do castelo... um livro ridiculo que conta a constante luta de um bobo da corte que é nomeado conde com o seu reino que é formado por leprosos,velhos e ladroes.

eu tenho esse livro, li até metade, mas faz muito tempo. Eu achei bom. É legal a estória do bobuque tals... um dia eu ainda termino.

Agora, quanto a pior livro, acho que foi Os Passageiros do Futuro(um desses livros daquelas coleções infanto-juvenis),tive que ler pro colégio na 7a série, muito ruim... nem li inteiro de tão horrível, sendo q livro tinha no MÁXIMO umas cento e poucas páginas.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back