• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resoluções Literárias 2025

Béla van Tesma

Nhom nhom nhom
Colaborador
A pedido da @Melian, que estava ansiosa e não podia esperar, abro de novo o tópico de resoluções literárias.
Vou basicamente repetir minha lista do ano passado, já que não cumpri nada. :hihihi:
#AGORAVAI

Podem ser apenas ideias que balizem o seu ano; não precisam ser metas num sentido estrito de "oh meu deus estou atrás do cronograma eu me sinto um lixo"...

Minhas metas pessoais continuam as mesmas, porque agoooora eu vou tentar realmente realizá-las:
1) Comprar menos, vender/doar mais livros (eu já preciso construir mais estantes, porque tá foda...);
2) Ler mais também, agora que estou livre da facul — o que me leva ao item 3;
3) Ler em média 1.000 páginas por mês, ou 12.000 no ano todo;
4) Ler no mínimo 50 livros;
5) Priorizar os livros bons e arriscar menos rs;
6) Ler de maneira um tanto menos caótica rs;
7) Ler alguns classicões que estou devendo há anos;
8) Ler os livros que ganhei de presente;

Fora do âmbito da leitura em si, mas dentro do literário:
1) Terminar meu 2º livrinho de poesia, que ficou parado...
2) Começar a escrever um livro em prosa;
3) Continuar traduzindo os poemas do Lovecraft e talvez alguns do Byron... :dente:

Não vou colocar meta, quando atingir a meta, eu dobro a meta.

1. Ler um livro em inglês. Como eu vou dar conta disso, com o trabalho e o doutorado? Não sei, mas o fato é que eu já estou cansada de não conseguir cumprir essa resolução, sabe? Odeio fracassar.​
  2. Ler mais um livro em espanhol. No ano passado, consegui ler o primeiro: Un lugar soleado para gente sombría :grinlove:, da Mariana Enriquez. Quero ver se, neste ano, consigo reler Pedro Páramo 🥰 , com a diferença que, desta vez, será no idioma original de escrita, isto é, em espanhol. Torçam por mim, migos e migas.​
  3. Avançar, bem, com o projeto Quarenta clássicos para ler antes dos quarenta anos, lendo os livros e fazendo vídeos sobre eles. Não tenho a ilusão de conseguir ler tudo isso antes de fazer quarenta, mas quero manter o projeto vivo.​

Eu li Pedro Páramo em espanhol. Treta, viu. A linguagem é muito regional. Perdi demais. Não valeu a pena.
Sou muito obcecada por Pedro Páramo. Até dei um jeito de colocá-lo na minha dissertação. Só que, à época, tive de ler em português.

Será que consigo ler em espanhol, dessa vez? No meu caso, que estou começando agora a tentar ler em espanhol (e nunca estudei, sistematicamente, a língua), acho que terei ainda mais dificuldade. Pode ser que eu acabe lendo outro livro, se esse ficar muito complicado.​

Sou muito obcecada por Pedro Páramo. Até dei um jeito de colocá-lo na minha dissertação. Só que, à época, tive de ler em português.

Será que consigo ler em espanhol, dessa vez? No meu caso, que estou começando agora a tentar ler em espanhol (e nunca estudei, sistematicamente, a língua), acho que terei ainda mais dificuldade. Pode ser que eu acabe lendo outro livro, se esse ficar muito complicado.​
Acho que uma boa ideia é procurar edições bilíngues assim você pode ir pro português toda vez que enroscar e ir desvendando o idioma 🙂

5) Priorizar os livros bons e arriscar menos rs;
Eu praticamente todo ano, quase nunca saio da minha zona de conforto literária. :timido:
Terminar o Dom Quixote e a Divina Comédia, que estão mais de ano abandonadas.
A Divina Comédia foi mesmo cansativa de terminar,
os capítulos sobre o céu são quase só falando sobre o quanto Deus é maravilhoso... :blabla:

Última edição:
Bom, minhas resoluções são:

1-Ler os livros que ganhei no amigo oculto da valinor
2-Reler a saga da arma escarlate, pra ler os dois ultimos que comprei na bienal
3-ler mais algum livro do grupo de leitura
4-Reler o imperador das laminas para ler a segunda parte que comprei na bienal
5-Reler razão e sensibilidade
6-Reler ou começar a reler a saga do harry potter
7-reler ou começar a reler senhor dos aneis
8-reler ou começar a reler a saga crepusculo

As 3 ultimas acho que só uma vai rolar rs

1. Ler pelo menos um livro em francês. Já tentei algumas vezes mas não foi muito pra frente kk… Esse ano quero ver se consigo – também tava pensando em começar um curso do idioma, mas mesmo se não o fizer quero tentar ler algo em francês;

2. Priorizar livros que ainda não li e que estão na minha lista de leitura há tempos;

3. Comprar mais livros – e pelo menos um em outro idioma que não o português (talvez em inglês, que é mais acessível) – dar um descanso um pouco pras solicitações de ebook pro @Bartleby :timido:;

4. Quanto a títulos específicos, quero ver se leio Os Buddenbrook nesse ano (ou algum outro do Mann, se o ano estiver muito corrido);

5. Continuar a ler autores de diversas nacionalidades e, de preferência, contemporâneos. Os clássicos que esperem mais um pouco :timido:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.704,79
Termina em:
Back