Gente, minhas resoluções são muito parecidas com vocês, e adorei o que vocês escreveram! Vou comentar algumas coisas e depois complementar com algumas metas minhas que vocês não citaram!
Anica disse:
Também estou muito curiosa para conhecer o Mia Couto, acho que nunca li nada de literatura africana até agora!
Lucas_Deschain disse:
- pelo menos uns 5 livros de laureados do Nobel de Literatura;
Por algum motivo eu também acho isso importante. Já tenho o Memorial do Convento, do Saramago, será a segunda leitura de 2011!
.Izze. disse:
- Ler alguma coisa do Saramago, ou Llosa, ou Coetzee, ou Cortázar, ou Garcia Marques....
- Ler Os Miseráveis inteirão
Eu estou terminando de ler 'História do Cerco de Lisboa', comprei 'Memorial do Convento'... quero ter uma overdose do Saramago esse ano! E esses outros autores que você citou também me atraem, e muito!
Rafaela disse:
- Ler alguns livro da literatura russa
- Me dedicar mais a literatura brasileira em geral.
Tentei ler Crime e Castigo uma vez e foi traumatizante. Depois voltei com O Idiota, e não tive garra... Queria reverter isso.
E esse ano, de vestibulares, preciso saber mais de literatura brasileira. Já conheço um pouco, mas é necessário aprimorar isso...
Manu M. disse:
- Ler um conto por semana - e se tiver tempo, escrever um comentário consistente sobre ele;
- Um do Steinbeck;
- Um do Camus;
- Descobrir quem raios é esse tal de Bolaño;
- Ler um autor nacional vivo;
Rolei de rir com o que você escreveu do Bolaño
Estes autores que você citou são importantes e me atraem, mas o último item me chamou muita atenção: leio pouco de literatura nacional em relação a literatura estrangeira, quanto mais atual. Vou reverter isso!
JLM disse:
- ler pelo menos 50 pgs por dia (em 2010 estacionei nas 40 pgs diárias)
- participar d todos os clubes da leitura do meia
- ler pelo menos 1 livro d poesia por mês
- manter a média d leitura dos autores brasileiros em 25%
- voltar a resenhar, pelo menos 1 livro por mês (assim só resenho a melhor leitura mensal)
Esse foi o post que eu mais gostei!
Tanto que copiei quase a lista inteira!
Um professor uma vez me disse que nos EUA, a média de páginas por dia é 100! E isso era só quanto a alunos medianos... Eu não sei se ele estava falando a verdade, mas aquilo ficou na minha cabeça: ainda quero chegar a 100 páginas por dia.
E quanto ao Clube de Leitura, eu nunca pude participar muito por causa da escola, e também pela dificuldade que eu tive de conseguir alguns livros, mas agora que terminei o Ensino Médio isso pode ser diferente. Quero ler mais e discutir mais o que eu leio.
Além de tudo isso eu tenho aqui algumas metas minhas:
- Voltar a ler Tolkien
- Ler mais em inglês
- Aprender espanhol (e ler livro nessa língua)
- Aprofundar meus conhecimentos de literatura brasileira, bem como meu 'repertório'
- Discutir mais o que eu leio (não só no Clube de Leitura)
- Escrever mais em todos os gêneros
Será que eu consigo isso tudo?
Vou dar meu melhor, de verdade.