-Jorge-
mississippi queen
Mas, Jorge, ELE vende. O Spohr vende. Os dois são carismáticos, já vi falarem ao vivo. A mulher dele é a famosa esposa-do-Draccon. Sabe o nome dela, sem olhar em site nenhum? Sabe de alguém mais da Fantasy de cabeça, sem olhar? E nós somos o público alvo de literatura fantástica. Vai lá no site da Fantasy. Tudo bando de famoso-quem. Aliás, o próprio Draccon, fora do círculo internérdico, é famoso-quem. Tanto quanto os outros autores de outros selos e editoras.
Carolina Munhóz? Conheço desde que a Elriowiel Aranel leu o livro dela e espalhou a opinião dela por aí. (Na verdade conheço também por ouvir falar do Geração Subzero e pela capa horrível desse livro dela...)
Concordo contigo, mas todo escritor vivo no Brasil é famoso-quem se formos pensar bem. Fora o Paulo Coelho, claro. O que vai destacar um autor da massa dos outros é a quantidade de marketing que ele tem em cima (ou por trás) (como disse mais ou menos o Mavericco).
O mal de ser escritor de fantasia no Brasil então, talvez seja que é mais fácil para as editoras investir no que já vem de fora com marketing já feito e às vezes mais poderoso do que a indústria nacional consegue fazer como filmes, por exemplo. Se o autor, seja de fantasia ou não, não dá entrevistas, não tem perfis em redes sociais para "interagir" com
Essa é a grande questão do mundo de hoje, a da separação do joio do trigo em meio a uma economia da atenção. Como editor, o que eu entendi é que nem o Draccon quer fazer esse trabalho... De novo, acho que o marketing é que pretende fazer isso por nós, ao falar mais de uma coisa em detrimento de outras. E a internet realmente não faz o trabalho todo sozinha, acho que tem muito mais de boca a boca.Eu acho que a internet é importante, mas no meio de tanta informação, como separar o joio do trigo? Só participação em podcasts e eventos adolescentes fazem vender?
----
A internet é importante? Claro que sim. Mas daí a ter essa importância de elemento diferenciador para um editor...
Mas pode ser também que seja exagero meu (na ideia de que o "marketing manipula as pessoas", talvez sejam só pessoas manipulando pessoas =P)
Última edição: