Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
Desculpa discordar denovo, Fairy (você sabe que eu te amo), mas, ao meu entender, tanto os Valar quanto os Maiar fizeram parte da canção e ambos vieram pra Eä para construí-la.
O fato de algum deles serem Balrogs ou seres malígnos quer dizer apenas que eles foram, após suas vindas pra Arda ou mesmo após a Canção, atraídos para o lado de Melkor.
E insisto em dizer, ambos são Ainur e ambos vieram para construir o mundo. Eles só se dividiram quando chegaram aqui. E se suas nomeclaturas foram dadas pelos elfos, consequentemente, o título de "Os Poderes do Mundo" também o foi.
Mas não deixo de concordar que um Maia jamais poderia vencer um Vala.
É como disse o Erion, Poder e Talento são coisas diferentes.
Não, não... Os Istari nunca foram enviados com o intuito de combater Maia x Maia com Sauron. Eles vieram apenas com a missão de mobilizar as forças dos povos livres contra a ameaça do Senhor do Escuro. Na verdade, os seus poderes foram limitados na Terra-Média exatamente para que eles não pudessem infuenciar fisicamente no combate contra Sauron.
Abraços.
Sei não... apesar de estar beeem claro a diferença de poderes entre Vala e Maia, a Dagor Dagorath terminou por minar a convicção que eu tinha sobre quem é mais forte.
Pra quem não leu ainda, Túrin mata Melkor no final...
^Essa discussão já saturou!
Essa discussão já saturou!
O que quer dizer com isso?!Essa segunda profecia tem algum fundamento?
Eu me referia a discussão sobre o poder de Sauron e comparações dele com Morgoth. Vieram dezenas de opiniões diferentes e ninguém conseguiu mudar a visão do outro até agora.Depende de seu ponto de vista...
A única maneira de Sauron, ao meu ver, de ultrapassar o poder de Melkor seria ele absorver toda a essência que seu mestre colocou em Arda. E não é dito que Sauron ou qualquer maia tivesse tamanha capacidade pra tanto. Ungoliant foi a única com tal habilidade.
Não creio que Tolkien teria esta visão: que nem Eru poderia detê-lo pois está fora da lógica cristã, em que: Deus>Satã, lógica a qual Tolkien se baseou fortemente, então: Eru>Melkor, creio eu. Eu concordo completamente com sua idéia de que a energia não se perde, mas se ''expalha'', é o que Tolkien nos mostra com o ''Morgoth's Ring'', que o próprio mal em si é o poder maligno de Melkor expalhado por toda Arda e que está presente até hoje, o que mostra o quanto Melkor era poderoso como vala só que esse fora derrotado para sempre(para nunca mais retornar) pela união dos valar perdendo o título de Senhor do Escuro para Sauron, mas o que eu estava dizendo e parece que ainda não fui compreendido: o Um Anel é mais do que parece, não creio que ele serviria apenas para ''guardar'' o poder de Sauron, mas também canalizar o de Melkor por toda a Arda fazendo dele um ser mais poderoso que qualquer Vala, é um plano brilhante que combina com a mente igualmente brilhante de Sauron, a sua ''carta na manga'' que eu tanto havia falado, pois ele não seria tolo de perder para os Poderes do Oeste como aconteceu com seu mestre em outrora, caso ele vencesse a Guerra do Anel, porque concerteza os valar contestariam o seu novo reinado de escuridão, Sauron aí estaria muito mais poderoso que um maia ou até um vala, por isso Gandalf, um istari, um maia enviado pelos próprios valar disse algo parecido com: ''se Sauron conseguir o anel, tudo estará perdido''.