• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Seleção Brasileira

Neymar há meses deixou de ser um ponta-esquerda e passou a flutuar mais pelo ataque, sem posição fixa. O que, aliás, é ótimo... deixa ele menos engessado e dificulta a marcação nele.

Sou mais Fred também, mas no fundo, acho que os dois se equivalem, tanto em experiência quanto em talento.

Lucas é reserva do Neymar e ponto. No máximo jogador de segundo tempo se o Gaúcho cansar.

No meu time, eu prefiro Fred a Fabuloso. Na seleção eu prefiro o Fabuloso, que já mostrou q veste bem a amarelinha enquanto o Fred já teve várias chances e pouco fez.

O bom é que teremos agora um esquema tático.
Chuveirinho, bola parada, 10 na defesa, e que nos salve o craque.
Uhuuuu

Eu também acho que o Lucas tem lugar no time.
O único problema é que eu ainda vejo ele como um carregador de bola, tanto quanto é o Neymar. Por mais que tenham qualidades de passe e assistencia, nos ultimos tempos tenham levado algumas broncas e tentado mudar de estilo, o instinto dos dois ainda é igual.
E aí ter muitos carregadores de bola acaba matando muitas jogadas. Colocar Kaka seria mais um ainda.
Ainda assim, ter 2 jogadores com o dominio de bola que Lucas e Neymar tem, e a movimentação constante, eu acredito que tende mais pra sucesso que fracasso.

De qualquer forma, eu continuo achando que esse esquema aí é o famoso felipão "engana reporter trouxa" e ele não irá com esse quarteto ofensivo.

Eu também acho que o Lucas tem lugar no time.
O único problema é que eu ainda vejo ele como um carregador de bola, tanto quanto é o Neymar. Por mais que tenham qualidades de passe e assistencia, nos ultimos tempos tenham levado algumas broncas e tentado mudar de estilo, o instinto dos dois ainda é igual.
E aí ter muitos carregadores de bola acaba matando muitas jogadas. Colocar Kaka seria mais um ainda.
Ainda assim, ter 2 jogadores com o dominio de bola que Lucas e Neymar tem, e a movimentação constante, eu acredito que tende mais pra sucesso que fracasso.

O Lucas, é mais carregador de bola do que o Neymar. Mesmo assim, no PSG, ele tem mostrado que o futebol dele cresce bastante quando as linhas de defesa do outro time estão mais compactadas. Eu sei que ele não arrebentou com nenhum jogo lá ainda, mas é porque está se adaptando ainda... No entanto, o estilo agressivo dele, de acelerar driblando verticalmente tá muito mais perigoso lá na Europa do que aqui no Brasil - já que ele resiste ao contato, ao contrário do Neymar que perde o equilíbrio com mais facilidade.

Isso porque as linhas de defesa lá são mais curtas (assim: |--|), e por isso ele precisa correr por um espaço mais curto para ultrapassar as duas linhas de defesa de uma só vez.
Aqui no Brasil é assim (|----|), e, quando ele ultrapassa a primeira linha, dá tempo da segunda ainda se rearrumar antes do confronto. Enfim, me desviei do foco da discussão.

Neymar há meses deixou de ser um ponta-esquerda e passou a flutuar mais pelo ataque, sem posição fixa. O que, aliás, é ótimo... deixa ele menos engessado e dificulta a marcação nele.

Sim. É exatamente isso. O Neymar tá muito mais perigoso no Santos, justamente porque tá flutuando. Ele não precisa ficar só na ponta esquerda. Em qualquer parte do campo do adversário que ele pegar a bola, ele pode fazer uma jogada perigosa. E, ao contrário do que o Fusa disse, não o vejo como um carregador de bola (principalmente porque, como eu disse acima, ele geralmente não aguenta passar por duas linhas de defesa. Claro, isso devido à dificuldade de manter o equilíbrio com o contato... Não tem nada a ver com a habilidade e com a velocidade). É claro que ele pode forçar essa função, mas não vai desempenhar com tanta consistência como o Lucas ao longo de 90 minutos. Vai cair o tempo todo.

Pelo contrário, vejo que o Neymar tem flutuado por todo o campo de ataque, como o Knolex falou. Desde o ano passado ele pega a bola até próximo do círculo central algumas vezes, cadência o jogo, levanta a cabeça e tenta estruturar alguma jogada. É claro que a função principal dele é a de finalizador. Ele pega a bola perto da área, dribla o último homem da defesa, e finaliza (muitas vezes ele nem precisa driblar. Ele tem usado muito a cobertura do marcador, para bater de chapa fora do campo de visão do goleiro).

Bem... Na minha opinião, um completa direitinho o outro. Principalmente se tiver um 10 vindo por trás pra lançar a bola pros dois, como pode ser o Ronaldinho ou Oscar (mais o Ronaldinho, que tem mais qualidade no passe). O problema que eu vejo, é que um Centro-Avante obstrui um pouco a movimentação do Neymar e do Lucas no ataque. Não vejo isso como positivo, já que afasta os dois do gol...

Última edição:
Não, a posição dele ainda é ponta-esquerda, mesmo que ele flutue, sem posição fixa. Ele não deixou de ser ponta-esquerda, apenas ganhou mais espaço. E isso pode atrapalhar um RG muito mais do que um Lucas.

Não, a posição dele ainda é ponta-esquerda, mesmo que ele flutue, sem posição fixa. Ele não deixou de ser ponta-esquerda, apenas ganhou mais espaço. E isso pode atrapalhar um RG muito mais do que um Lucas.
Ah, claro que ele é ponta-esquerda! Ele joga com a 11, pô...

Thiago, vc tá conjecturando sobre algo que já não existe mais no futebol moderno.
As posições fixas atualmente se resumem muito aos alas/laterais e um pouco aos zagueiros.
Do meio pra frente, a posição é malheável. Os volantes trocam de posição, os meias armadores trocam de posição e os atacantes (sobretudo aqueles que saem mais da área) trocam muito de posição.

É fato que o Neymar tem mais facilidade pra jogar pela esquerda. Isso é algo instintivo dele, mas o esquema tático do Muricy não o restringe a um lado do campo. Se o Felipão for esperto, ele não vai encaixotar o seu melhor jogador! Ele na verdade, vai incentivar que ele troque de lado constantemente na intenção de confundir a defesa adversária e abrir espaços.

Ah, claro que ele é ponta-esquerda! Ele joga com a 11, pô...

Thiago, vc tá conjecturando sobre algo que já não existe mais no futebol moderno.
As posições fixas atualmente se resumem muito aos alas/laterais e um pouco aos zagueiros.
Do meio pra frente, a posição é malheável. Os volantes trocam de posição, os meias armadores trocam de posição e os atacantes (sobretudo aqueles que saem mais da área) trocam muito de posição.

É fato que o Neymar tem mais facilidade pra jogar pela esquerda. Isso é algo instintivo dele, mas o esquema tático do Muricy não o restringe a um lado do campo. Se o Felipão for esperto, ele não vai encaixotar o seu melhor jogador! Ele na verdade, vai incentivar que ele troque de lado constantemente na intenção de confundir a defesa adversária e abrir espaços.
Lógico que mudam de posição, cara. Mas ainda assim existe uma zona de conforto. E a do Neymar é a ponta-esquerda. É só ver naqueles marcadores de posição (esqueci o nome exato) que tem pela internet.

O que não estou entendendo é a neura do pessoal em dizer que Lucas e Neymar n rola e RG e Neymar rola. É óbvio que é preciso um esforço tático mt maior pra Neymar e RG jogarem juntos do que Neymar e Lucas.

- - - Updated - - -

Ah sim... Pra n passar em branco.

WVFRdjlCRE1XVFkx_o_o-fred-vai-te-pegar.jpg

O pior hoje nem foi a presença de um centroavante, mas a falta de mobilidade do time como um todo.

E a atuação do Adriano foi terrível, tomou trezentas bolas nas costas.

Vou cantar a pedra. O Brasil vai perder pra Inglaterra.

Acertei! Devia acertar assim na hora de chutar em provas/concursos e megasenas da vida.

Brasil 1x2 Inglaterra

O que funcionou
- Oscar: podem falar o que for, mas ele é o 10 (mesmo sendo o 7) da seleção
- JC: irretocável, n teve culpa nenhuma nos gols
- Fred: a função dele é fazer gol. Em 2 min, fez o dele.

O que não funcionou
- RG: não pelo penalti perdido (pq isso acontece), mas sim pela questão da velocidade de jogo. E a dupla com o Neymar n deu certo.
- Adriano: os 2 gols da Inglaterra vieram pelo lado dele, a marcação pelo lado esquerdo junto com o Dante n funcionou.

- JC: irretocável, n teve culpa nenhuma nos gols

Discordo em parte. No primeiro gol a culpa maior foi do Adriano tomando bola nas costas, mas ainda assim ele saiu atrasado o que facilitou pra bola sobrar em linha reta pro Rooney. Além disso soltou outros rebotes pro meio da área.

Tá longe de ser o culpado pelo resultado, mas mesmo assim mostrou uns erros que não aconteciam em 2008 e 2009.

Olha. Realmente me impressionei por um momento com o Fred. Mas, tirando o gol, ele não foi muito melhor do que o Luís Fabiano. Ambos simplesmente não participaram do jogo. É como se o time jogasse com um a menos, e eles só servissem pra finalizar. Por outro lado, o Neymar fica longe da área, jogando de armador (que não é a dele). Não é porque é do Galo não... Mas eu manteria o Ronaldinho na seleção. Até a hora que ele perdeu o penalti, o Brasil tava com cara de BRASIL de verdade. Sério, Inglaterra tava acuada no campo de defesa, e ele tava distribuindo bem as bolas e fazendo lançamentos com qualidade.

No segundo o Oscar foi muito esforçado, marcou forte e tal, mas dava pra ver que na construção da jogada faltava aquela qualidade que só um gênio pode ter... Mas acho que, jogando de 8, ele pode ser muito útil sim. No primeiro tempo, quando jogou mais recuado, ajudando na saída de bola, acho que o Oscar foi melhor. Portanto, se tiver o Gaúcho, acho que o Oscar supre a exigência de um 3º volante (já que com Paulinho e Ramires não teria quarto-zagueiro).

Só que o maior absurdo é manter o Lucas na reserva. Atualmente, ele é o único jogador brasileiro que sempre consegue driblar o primeiro marcador (nem o Neymar tá conseguindo... ainda mais pegando a bola só encostado na esquerda, ou na altura do círculo central). Ele tem que ser titular nesse negócio.

No mais, gostei do Júlio César. Deu a impressão de que o velho Júlio César tá de volta.

Olha. Realmente me impressionei por um momento com o Fred. Mas, tirando o gol, ele não foi muito melhor do que o Luís Fabiano. Ambos simplesmente não participaram do jogo. É como se o time jogasse com um a menos, e eles só servissem pra finalizar. Por outro lado, o Neymar fica longe da área, jogando de armador (que não é a dele). Não é porque é do Galo não... Mas eu manteria o Ronaldinho na seleção. Até a hora que ele perdeu o penalti, o Brasil tava com cara de BRASIL de verdade. Sério, Inglaterra tava acuada no campo de defesa, e ele tava distribuindo bem as bolas e fazendo lançamentos com qualidade.
Manteria ele no grupo, de titular n.

No segundo o Oscar foi muito esforçado, marcou forte e tal, mas dava pra ver que na construção da jogada faltava aquela qualidade que só um gênio pode ter... Mas acho que, jogando de 8, ele pode ser muito útil sim. No primeiro tempo, quando jogou mais recuado, ajudando na saída de bola, acho que o Oscar foi melhor. Portanto, se tiver o Gaúcho, acho que o Oscar supre a exigência de um 3º volante (já que com Paulinho e Ramires não teria quarto-zagueiro).
Peraí, jogar Oscar e RG juntos é mt difícil. Ainda mais se tiver Lucas pela direita e Neymar pela esquerda. Hj, ambos brigam pela mesma vaga. Ou vc sugere recuar o Oscar e tirar um volante?

E não entendi a parte do 4º zagueiro já que o Paulinho e o Ramires são volantes.

Só que o maior absurdo é manter o Lucas na reserva. Atualmente, ele é o único jogador brasileiro que sempre consegue driblar o primeiro marcador (nem o Neymar tá conseguindo... ainda mais pegando a bola só encostado na esquerda, ou na altura do círculo central). Ele tem que ser titular nesse negócio.
Eu venho falando isso aqui.

No mais, gostei do Júlio César. Deu a impressão de que o velho Júlio César tá de volta.
Tb, e discordo da opinião do Knolex.

Quarto-Zagueiro é outro nome para "Primeiro Volante". Gilberto Silva, Ralf, etc.

No caso, eu jogaria assim, pra ficar Lucas, Oscar e R. Gaúcho juntos:

Júlio César

Daniel Alves --- David Luiz --- Thiago Silva --- Marcelo

Ramires ------ Paulinho
Oscar

Ronaldinho Gaúcho
Lucas ---------------------- Neymar​

É claro que, na hora que o time ficasse sem a bola, Lucas vira meio de campo, e ajuda a fazer pressão na marcação. Ronaldinho não tem condições de marcar. Por isso, acho que Neymar, R. Gaúcho e mais um Centro Avante, não dá certo. A título de curiosidade, sem a bola, o time ficaria posicionado assim:

Júlio César

Ramires -------------- Paulinho
Lucas -------------- Oscar -------------- Neymar
______________________________________________________________linha da bola

Ronaldinho Gaúcho​

Última edição:
Quarto-Zagueiro é outro nome para "Primeiro Volante". Gilberto Silva, Ralf, etc.

No caso, eu jogaria assim, pra ficar Lucas, Oscar e R. Gaúcho juntos:

Júlio César

Ramires ------ Paulinho
Oscar

Ronaldinho Gaúcho
Lucas ---------------------- Neymar​
Não, 4º zagueiro é o... ZAGUEIRO. No caso da seleção, O David Luiz.

E a sua seleção sem centroavante é, pra mim, ruim de dar certo.

Arouca vacilou. Mas o gol do Brasil foi achado tbm, então...

E nem liguei pro resultado, na real. Primeiro jogo com tática ofensiva diferente, e sem Thiago Silva e Marcelo lá trás, né? Vamos guardar um pouco a corneta.

Se for pra manter o time ofensivo melhor deixar Oscar com a 10 e lucas com a 7 na frente é Neymar e Fred ou LF.

- - - Updated - - -

Se for pra manter o time ofensivo melhor deixar Oscar com a 10 e lucas com a 7 na frente é Neymar e Fred ou LF.

Tópicos similares

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.644,79
Termina em:
Back