E o Kaká tem muito mais espaço na seleção do que o Ronaldinho.
Concordo. O Kaká pode vir a contribuir mais pela Seleção do que o Ronaldinho G. atualmente, mas o que o Kaká precisa é jogar. Ele está muito parado no Real Madri, o que não é bom para o próprio jogador, pois acaba perdendo o ritmo de jogo. Acho que já passou da hora do Kaká tomar uma decisão contra o Mourinho. Eles vão ficar nessa birra eterna um com o outro e ele vai continuar no banco.
Uai. Como assim diferente?
Paulinho, Ramires, Kaka, Oscar, Neymar, Hulk.
Paulinho, Ramires, Ronaldinho, Oscar, Neymar, LF.
Se for considerar que LF é mais parado que Hulk como uma diferença colossal. Beleza.
Mas aparentemente foi uma diferença ineficiente.
Hulk não é homem de área, mas sim um segundo atacante. O Felipão prioriza um atacante de área, assim como foi no Palmeiras com o Barcos e em outros clubes que já passou. O Hulk está mais ali para entrar no lugar do Neymar, que eu acho que poderia ter acontecido, pois o Neymar tem sido uma negação frente a Seleção e adversários europeus.
Tá.
Então saiamos das análises genéricas de "jogou melhor" e detalhemos.
O que exatamente foi melhor? Exemplos.
Eu citei que levar bola nas costas de lateral é falha do jogador mas também falha do técnico ao não montar um esquema de proteção.
Centro-avantes postes que não se adequam ao estilo de movimentação dos principais jogadores da seleção hoje (Neymar, Lucas, Oscar, etc) também pode ser visto como um problema. E essa foi a única diferença relevante que eu vi entre as seleções do Mano e Felipão.
Qual teria sido a diferença tão positiva entre os 2. Com exemplos.
O esquema do Felipão estava melhor montado com um atacante fixo. Ele deixou assim o Neymar mais livre em campo, algo que o Mano não fazia. Deixou um Ronaldinho G. para armar as jogadas para chegar nos atacantes, mas não contava com ele pouco inspirado na partida. Tentou começar com o Oscar, para ganhar posse de bola, fazer lançamentos e ter uma velocidade maior ali no meio, que em muitos momentos pareciam dar certo, mas há de se ressaltar que a defesa da Inglaterra é muito boa. Outro fato foi de volantes com bom posse de bola. Deixou o Paulinho, que não foi muito bem na partida, marcando um pouco mais e soltando o Ramires. Dois volantes bons que sabem jogar e sair com a bola. Lembrando que o Ramires o Mano chamou somente no final de seu ciclo pela Seleção.
Foram mudanças que deu para ver um Brasil melhor em campo. Um Brasil que não ficou somente dependente de um contra ataque.
Se esse jogo tivesse sido pelo Mano, acredito que você teria dito que ele errou ao convocar o Adriano, que errou ao colocar o Arouca que entregou o segundo gol, e principalmente, que o Mano teria errado colossalmente na convocação e na escalação do Ronaldinho por ele ter perdido o penalti.
E que todos esses erros encobrem a entrada do Fred que fez o gol.
Colocar palavras na minha boca para tentar afirmar algo não resolve. O Felipão errou sim ao colocar o Arouca, que entrou com medo em campo. Deu para ver isso no seu primeiro lance, que ao cortar a bola, deu um carrinho todo esquisito cedendo um escanteio para a Inglaterra. Mas é compreensível tal erro, pois ele queria testar o jogador. É seu primeiro comando frente a Seleção e o Arouca não havia sido testado pelo Mano.
Já o Adriano não foi um erro, pois o jogador foi bem, principalmente no ataque. Ele não teve como contar com o Marcelo, que provavelmente será o titular. Isso não é culpa do Felipão por não poder contar com o jogador e procurar um segundo para tal. Ele procurou uma solução para a defesa, tanto que no segundo tempo trocou o jogador para colocar um descansado no lugar.
O Ronaldinho G. não teve culpa no penalty. Ele errou e pronto. Ele teve culpa em ser afetado depois do lance, aonde acabou sumindo em campo. Foi um teste para o jogador, já que vem bem no Atlético MG. Ainda acredito que ele irá contar com o Kaká ali no meio, mas só as próximas convocações poderão afirmar isso.