Ilmarinen
Usuário
Algumas palavras do próprio GRRM sobre Tolkien, tiradas do livro "O Cavaleiro de Westeros e outras Histórias", publicado pela Saída de Emergência em Portugal:
(...) Como escritor, no entanto, fiquei seriamente intimidado por Tolkien. Quando lia Robert E. Howard, pensava: Um dia talvez consiga escrever tão bem como ele. Quando lia Lin Carter ou John Jakes, pensava: Já sou capaz de escrever coisas melhores do que estas. Mas quando li Tolkien, desesperei. Nunca serei capaz de fazer o que ele fez, pensava. Nunca serei capaz sequer de me aproximar. Embora tivesse escrito fantasia nos anos seguintes, a maior parte dela manteve um tom mais próximo do de Howard do que do de Tolkien. Não se pode ter o atrevimento de pisar os calcanhares do mestre. (...)
O próprio George R. R. Martin reconhece a superioridade de Tolkien...
Em primeiro lugar, muito obrigado pela transcrição dos comentários do Martin. Acho muito legal quando ele deixa claro a reverência e o imenso respeito que tem por Tolkien e sua obra.
Acho que é mais o caso, deixando de lado a falsa modéstia do GRRM, de que ele não conseguiria se equiparar ou bater Tolkien em seu próprio terreno, que é o do Worldbuilding com "vistas inatingíveis", ethos romântico ao criar a "nostalgia do que nunca foi" ou profundidade evocativa, tanto filosófica quanto teológica, o que não quer, necessariamente, dizer, a meu ver, que, por ele se focar em outros setores ( plausibilidade "logística", solilóquio "psicológico", intriga política em primeiro plano, relativismo moral e religioso/teológico bem como realismo estratégico e bélico/marcial nos combates), assim como outros escritores da mesma "linha " que ele, como Robert E. Howard, ou caras como Walter Scott e Bernard Cornwell, ele seria um "escritor inferior".
Última edição: