Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!
E o @Calib que foi de centro-esquerda para quina-direita-olavista-constantinista? Ou então votou na zoeira.Engraçado é ver que eu votei centro-direita. Eu migrei pra esquerda.
Em 5 anos fui de cristão tucano pra ateu esquerdista. Fui do ABC pra ZL. Até de mulher eu mudei. A única coisa que sempre se manteve foi o Palestra @_@
E o @Calib que foi de centro-esquerda para quina-direita-olavista-constantinista? Ou então votou na zoeira.
Sou muito leigo em ciência política mas vou dar meus pitacos.
Vamos falar em português claro: a intelectualidade brasileira é esmagadoramente esquerdista. Não importa se é social-democrata, leninista, whatever. É esquerdista. É o marxismo a ideologia político-econômica hegemônica no Brasil, seja na representação política oficial, seja na reprodução do discurso e da Weltanschuung leninista nas salas de aulas, nas universidades, na própria consciência ou mesmo subconsciência brasileira, com grande ênfase na classe média e nessa 'classe C' razoavelmente escolarizada. Portanto, é um questão pseudo-intelectual também, é mais fácil ser marxista também.
Isso por uma série de motivos. Temos aí todo o processo histórico-social do Brasil a dar razões para se formar e viver uma democracia tendo o marxismo como ideologia-base. Há um certo vitimismo dos tempos de ditadura mas há também uma longa tradição de pesquisa e militância de muitas décadas, que ultrapassou diversas crises, novas questões, diferentes abordagens da doutrina, amadurecimento da crítica ao capitalismo, entendimento da revolução se transmutando em uma consciência e práxis política progressista, social-democrata etc. Enfim...
Esse contexto sempre tornou muito difícil a germinação de uma pensamento liberal profícuo, este só surgiu enquanto sugerido timidamente e depois seguido clandestinamente pela nossa 'esquerda liberal', com esse entendimento novo da globalização, do mundo multipolar, enquanto resposta concreta aos problemas econômicos da nova democracia... mas as respostas não fizeram escola, o máximo que suscitaram foram críticas da um marxismo mais radical, e a absorção de outras legendas a um modelo político cripto-liberal. É isso que a era FHC. Cripto-liberalismo.
Mas um liberalismo francamente confessado só exista cá minoritariamente, como no caso extremo dos libertários.
Por outro lado, como o Extraterrestre comentava comigo esses dias, existe o espectro do olavismo no Brasil. Não vou entrar aqui nas questões mais filosóficas sobre a influência de Guenon em Olavo de Carvalho nem se aqui se trata de pseudo-intelectualidade, enfim, mas aqui temos simplesmente o refúgio daqueles que se desencantaram com a esquerda, não tem nenhum referencial ideológico a não ser a figura esquálida (porém, importante) do Olavão. Disso resulta muito fanatismo, certo tipo de catolicismo burguês, enfim, apoteose cripto-liberal disfarçada de conservadorismo 'gnóstico'. O olavismo é americanismo conservador e não passa disso, mas ainda se vê naquela situação de ser estigmatizado, como os liberais, de 'fascistas' por uma pseudo-intelectualidade marxista digna de pena mas que faz muito barulho e tem uma ressonância enorme. Olavo, porém, diga-se o que se possa dizer dele, é um contra-ponto importante.
No fundo do poço estamos nós, extremistas. Jovens, ingênuos, pouquíssimos e cheios de sonhos que reconhecemos impossíveis mas verdadeiros, com tudo, com tudo. Os 'fascistas'. rs
E o Paganus era extrema-direita e agora é comuna, so what?
** Posts duplicados combinados **Citando aqui só porque sim. Cadê Paganus pra ser ler hoje?
Em tempo: não faço a mínima ideia do que seja Chicago School
Em tempo: não faço a mínima ideia do que seja Chicago School
@Grimnir pode explicar melhor, mas acho que tem a ver com Milton Friedman e a defesa do livre mercado e do liberalismo econômico.
Os critérios para "communist" são baseados na teoria de Marx etc ou na experiência dos países que se disseram como tais?
Os critérios para "communist" são baseados na teoria de Marx etc ou na experiência dos países que se disseram como tais?
achei que vc ia falar "ser retardado".Acho que é com base nas teorias.