Aí não, Ilmarinen. Uma coisa é você, o autor, criador de todos os personagens, tramas e sub-tramas rever, apagar ou inserir um novo ponto de vista após alguns anos por ter adquirido mais experiência e conhecimento. Outra coisa é um Zé Ruela qualquer pegar uma história pronta, um mundo consolidado pra ficar brincando de fanfic.
Nenhum destes showrunners e roteiristas que estão escondidos em um bunker vão trazer algo que surpreenda positivamente os fãs. Até hoje nunca vi uma produção ser sucesso recebendo elogios antes da estréia. E os anéis de poder não serão a exceção.
Acho que o meu ponto, Elring, é que, em si mesmo, não há demérito nenhum em ser "paralelo" . Toda adaptação toma liberdades com o material fonte em certa medida e se torna "fanfic" feito em Work for hire. Ainda mais sendo o material fonte - os apendices do SdA- uma sinopse esquemática com cronologia e um mero resumo de acontecimentos grandiosos espaçados no tempo.
O fato dos showrunners serem "marinheiros de primeira viagem"* não é, necessariamente, prova cabal de que a série será ruim. Nem o são tb a hype que alguns setores da mídia estão fazendo em cima da série antes dela estrear.... Isso PODE ser produto de puro marketing ? Poder pode, mas o fato é que até o Neil Gaiman escutou rumores promissores em relação à qualidade do que eles estão fazendo. Será que é tudo boato ou mistificação hypada? Talvez.
* haja vista irmãs Wachowski de Matrix e Duffer brothers de Stranger Things.
O Hannibal do Bryan Fuller, por exemplo, como já tive ocasião de comentar aqui, inseria, provavelmente, ainda mais alterações no cânon do Thomas Harris do que o Rings of Power parece estar a fim de fazer com a Segunda era. E foi aclamado pela crítica embora não tenha dado o retorno de público que queriam *. Eu, pelo menos, acho a série SUPERIOR ao canônico em se tratando das adaptações e até em relação ao que vi do material fonte.
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Hannibal Lecter is one of the most iconic characters of all time, and NBC'S television version is the greatest and most underrated iteration.
movieweb.com
Though Hannibal Lecter has been seen in many movies over the years, NBC's Hannibal has offered a fresh take on his story.
www.cbr.com
The Thomas Harris novels have spawned many films and adaptations throughout the years. When bringing the series to television, Fuller decided to reinvent characters and plot-lines from the films and novels in order to keep audiences on their toes, as many viewers had read the books and seen the films and thought they knew what to expect. Throughout the series, characters such as Mason and Margo Verger, Francis Doyle AKA the Red Dragon, and Dr. Chilton appear, however their arcs differ from their original interpretations. In season two, for instance, Fuller expands the relationship between Mason and Margo Verger and gives us insight into how he became the deformed villain we saw in 2001's Hannibal. We also get to see new takes on characters such as Dr. Chilton, originally a minor character in Silence of the Lambs, who is given an arc and motivations of his own in this series.
Post by KT Torrey, Virginia Tech Throughout the series' three-season run, Hannibal showrunner Bryan Fuller has asserted that he regards the show as fan...
blog.commarts.wisc.edu
Throughout the series’ three-season run,
Hannibal showrunner Bryan Fuller
has asserted that he regards the show as fanfiction: an affectionate remix of elements from Thomas Harris’ novels
Red Dragon and
Hannibal Rising, as well as from previous adaptations of those works.
Hannibal, then, is transparent about being one of many “proliferations of shared sources” that comprise the “metaphorical archive” of the fandom’s fiction (De Kosnik 119). In positioning the series as fanfiction, and he and his team as fanfiction writers, Fuller claims the identity and ethos of not just a fan, but a
feminine-gendered fan, those most maligned and oft-mocked in many media depictions of fandom. With that ethos in hand,
Hannibal-as-fanfic has chosen to intertextually and ardently acknowledge both the practices and the affect of its primarily female fandom—allowing Fannibals to see some part of themselves, of their fannish identity, reflected back with love from within the series itself.
Yesterday there was an article posted here on The Horror Syndicate announcing the upcoming 4KUHD and Blu-Ray re-release of Ridley Scott’s 2001 adaptation of Hannibal, the follow-up to horror/…
thehorrorsyndicate.com
In the opening credits of "Apéritif" (1.01), the first episode of the NBC series Hannibal (2013-2015), comes the acknowledgement that the show is based on characters from the Thomas Harris novel, Red Dragon. This is an unexpected deviation
www.academia.edu
A série do Rings pode, perfeitamente, ser um fanficzão viajado e, ainda assim, ser algo de grande qualidade e digna de se acompanhar e entreter o público do Tolkien que não se limita, principalmente em termos de audiovisual, aqueles que são devotos da "lore" do material literário, o qual, nós todos sabemos, não é pra todos os gostos.
Até pq eu acho que cumpre lembrar: os eventos da Segunda Era são esparsos e grandemente lacunosos em termos de estrutura narrativa "canônica"* e geram mesmo dificuldades em termos de criação de uma série episódica que engaje o público "povão, povão", a massa, que justifica e viabiliza um investimento milionário, ou bilionário na criação de uma adaptação pra mídia visual. Isso se seguida ao pé da letra. Adaptada, 'lida nas entrelinhas' e 'expandida' 'colmatada' ela rende um mundaréu de oportunidades e 'deixas' que podem ser utilizadas pra prender um público que, por si mesmo, jamais procuraria a fonte original.
* Mesmo que eles tivessem a liberdade de usar os materiais do Akhallabêth e do Dos Anéis do Poder e da Terceira Era no Silmarillion e da seção Segunda Era do Contos Inacabados , coisa que nós sabemos que eles não tem.
A coisa pode ser um tremendo desastre ou pataquada mas, se for, a "seleção natural" da contabilidade vai se encarregar de eliminá-la rapidamente e garantir um reboot eventual. Até pq a gente deve estar ciente: Tolkien vai ser, muito provavelmente, um dos maiores alvos de adaptação para outras mídias quando os direitos expirarem e a gente vai ter TODO tipo de coisa saindo daí.
Eu, pessoalmente, prefiro curtir o que cada proposta oferece nos seus próprios termos e pretendo ver o que a Amazon e a equipe por detrás da produção vai ter pra mostrar.
Pode ser algo COMPLETAMENTE diverso do canone e ainda ser algo MUITO legal. Haja vista coisas como o Peter Pan desenho japonês, o Shadow of Mordor e seu sucessor, os Castlevania com sua releitura de Bram Stoker viajada e "apócrifa"* junto com outras tantas coisas do mesmo naipe. E eu não penso que vai chegar a distar TANTO assim das linhas gerais apesar da compactação da timeline, dos personagens extras e etc.
* Vai que parcialmente inspirada nesse delicioso "fanfic" em cima do Drácula do Stoker.
Até a estréia da série e a exibição do primeiro ano acho que dá pra curtir até as tiradas 'azaradoras' em cima dos previews de divulgação da obra. Dá pra gente se entreter com a balbúrdia criada em cima da hype pra mais ou pra menos.
Por exemplo aí embaixo vamos reparar o quão rápida é a mídia em querer dar un 'spin' negativista nas palavras de qualquer um ;
Game of Thrones author George R.R. Martin is open to some healthy competition with Prime Video's Lord of the Rings series, which will air simultaneously with the GoT spin-off.
www.eonline.com