Estamos falando de coisas diferentes. O Multiverso que falo, aquele oficialmente criado por Michael Moorcock, pertence a Sci-fi mais do que a Fantasia. A sua definição apenas existe como dimensões paralelas dentro do campo da Fantasia.
Como vc pode conferir aí embaixo a idéia de Realidades-universos "Paralelos" com contrapartes dimensionais dos mesmos seres antecede as obras de ficção do Michael Moorcock em, pelo menos, uns dez anos. Ele utilizava os conceitos pras suas histórias de "fantasia" tb, como as do Elric e não só pras de ficção científica como Jerry Cornelius. O Moorcock só criou ou 'desenterrou' o "nome" pra idéia geral que já circulava por aí desde antes*. A história da Wonder Woman citada abaixo é de 1953 e o 'nome' 'multiverso' só passou a existir de 1963 em diante. A própria história que introduziu o 'multiverso' DC com Terras numeradas 1 e 2 é de 1961.
The Flash is credited with the first story to talk about the Multiverse, but it was actually Wonder Woman who made the first journey to another world.
www.cbr.com
*
https://legionofandy.com/2019/08/15/secret-origins-of-the-multiverse/
O neologismo em si, com um sentido distinto, parece ter sido criação de outro cara ainda no século 19.
O lance, creio, é o seguinte...." Multiverso" é*, ou passou a ser, um termo mais abrangente que engloba as "Terras Paralelas" referidas por vc mas tb pode incluir realidades , cosmos com regras e leis da física completamente distintos sem que nelas haja contrapartes ' identicas da nossa Terra e Continuum espaço-tempo. Vc vê o próprio Moorcock usar o termo nessa acepção mais ampla em obras como o Navegante nos Mares do Destino. Corum, Erekose, Elric e Hawkmoon são, todos os quatro, aspectos do Campeão Eterno de quatro cosmos do Multiverso mas não são, literalmente, a mesma 'pessoa' no mesmo sentido e da mesma maneira que, por exemplo, os Supermen das Terras 1 e 2 o eram.
* a bem da verdade, o conceito de Multiverso que vc estava descrevendo é o da Física e Matemática modernas e se refere mesmo só a universos "paralelos", variantes que se espraiam quanticamente do mesmo template. Mas o do Moorcock, que foi o qual influenciou a ficção fantástica-sci-fi, é de uma natureza mais ampla, englobando tanto o das "Terras-Cosmos alternativos-paralelos quanto a idéia de dimensões díspares com naturezas extravagantemente divergentes de Espaço-Tempo em relação ao das diversas "Terras" como a Dark Dimension do Dormammu e a Dark World dos comic books do Arion.
Então a noção dos exemplares multiversais do Campeão Eterno é mais próxima da similaridade e 'identidade' Jesus Cristo e Aslan do que a dupla Kal El e Kal L. do 'Multiverso da DC.
This article is an explanation of the Christian imagery in The Chronicles of Narnia. It explores how Aslan is not Jesus Christ but an incarnation in a different world.
hobbylark.com
Mas vou destacar aqui...Eu mesmo, como vc pode ter visto lá no tópico sobre o Bombadil, tb NÃO ACHO que Tolkien chegou a usar o conceito de Multiverso pelos mesmos motivos que vc elencou, embora ele estivesse, sim, ao que parece, começando a flertar com a idéia e com outros conceitos mais 'científicos' na fase final 'revisionista' do Legendarium.
Conceitos esses com os quais o C.S Lewis já estava já "casado" como acontecia em Narnia com uma pluralidade de realidades com Continuuns Espaço-tempo distintos e inteiramente independentes interligados pelo espaço liminar da "Floresta entre os Mundos" que, são em essência, ainda distintos do que Tolkien havia chegado a explorar no Legendarium.