Kimberly Raabe
Usuário
Depois da notícia sobre jogar a Terra-média no Multiverso eu acho que temos a exata resposta do que significa essa expansão de mapa e histórias. Invencionice tediante com sensações superficiais e apelos fáceis para um público acostumado com sentimentos falsos. Minha vingança, minha aventura/passeio pelo mundo, minha história de romancinho tosco. Eu, eu, eu. Meu egoísmo, meu umbigo. Dificilmente veremos algo sobre doação, sacrifício e abnegação por um bem maior como em Tolkien. Só ações automáticas para satisfação do mundinho próprio. Como "Kili e Tauriel" no meio do caos indo atrás de romance. Literalmente eles estão no meio de um genocídio e falando besteira enquanto o povo se afoga.Se isso se concretizar, só vai confirmar que até o mundo de Tolkien entrou para a armadilha da "linha de montagem" do entretenimento moderno: filmes e séries estéreis, pasteurizados, lacradores e sem alma. Muito disso para cumprir uma espécie de quota de quantidade (mais visual, mais efeitos, mais dinheiro, etc) em detrimento de qualidade (lembrem do que PJ usou para fazer as luzes dos olhos de Galadriel no primeiro filme).
Pior, eu vejo essas imagens do Marketing ruim da Amazon e vem à minha mente: isso não tem alma, parece que não tem aquele aspecto mitológico do Legendarium.
Não adianta milhões de dólares se não vão respeitar a atemporalidade da mitologia de Tolkien. Espero, espero muito que meus "temores" não se concretizem na série. Pior, falam em explorar/expandir o mapa da Terra-Média, mas não há quase nada (só uma citaçãozinha de Tar-Harad, eu acho) de Harad e Rhûn (onde estão os povos negros e asiáticos): http://tolkiengateway.net/wiki/Haradrim
Mostrar que a Terra-Média tem diversidade mitológica europeia (Celta, Escandinava, Finlandesa, Judaico-Cristã, etc), mas também uma possibilidade de homenagear (quem sabe) os mitos e culturas da África do norte, Subsaariana, asiática, etc.
Mas eu acho que estou superestimando essa "expansão". Mais fácil colocar só Hobbit e elfo (como se não tivéssemos 6 filmes para isso).
Quando eles vendem: "veja você representado", estão falando em um grupo bem específico.